quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O CINE-TEATRO S. MARTINHO...


Faz este mês de Fevereiro, 60 anos que o Cine-Teatro S. Martinho foi inaugurado. Em Maio próximo faz 11 que foi destruído. Foi a jóia da coroa dos penafidelenses, um dos ex-líbris de Penafiel, durante cerca de 35 anos. Hoje não temos essa jóia porque os políticos não quiseram. Estavam voltados para outras regenerações. Estou a falar de várias gerações de políticos, com especial destaque para o actual executivo, que disse uma vez, na voz do Sr. Presidente, que  aquela situação (taipais e depois um estacionamento) não lhe passava ao lado. Mas passou. 
Tendo em conta o dinheiro que já se gastou ao longo dos últimos vinte anos em futebois, em tretas e outras"cantorias", que nunca tiveram retorno absolutamente nenhum para a cidade, tenho a certeza que o financiamento estava há muito prontinho para se adquirir e recuperar uma sala de espectáculos, que foi e poderia ainda ser uma referência e o orgulho de Penafiel.  
O que vamos tendo é uma cidade mais cinzenta, mais pardacenta, mais lúgubre, com muitas coisas de sinal menos. 
Também é verdade que eu já virei a página nesta história do Cine-Teatro S. Martinho. Mataram-no, acabou. Ficou em seu lugar um futuro Centro Comercial. Felizmente  foi respeitada a traça do antigo Cinema. Até parece que ainda temos cinema na cidade. 
A razão daquele espaço ficar  assim com ares de Cinema, foi porque não foi obra  do executivo de  Alberto Santos. Porque se tivesse tido a intervenção desta Câmara, aquilo ficaria mais moderno, mas seria se calhar  mais um atentado à cidade e à paisagem penafidelense. Basta pôr os olhos no antigo Magistério Primário que é um postal da cidade tirado a preto e branco...

1 comentário:

  1. Boa noite,
    Sabem informar quem é que projectou este edifício? Tenho imensa curiosidade em saber.

    Cumprimentos,
    Manuela Barbosa

    ResponderEliminar