domingo, 12 de fevereiro de 2012

Penafiel e a 2ª Guerra Mundial (21)


O último mês de 1940 começou com a ofensiva britânica contra as tropas italianas no norte de África. Em quatro dias foram neutralizadas quatro divisões italianas. Os britânicos fizeram dezenas de milhar de prisioneiros. 
Enquanto isso, em Penafiel, nas salas da Câmara Municipal, faziam-se reuniões promovidas por uma instituição de nome "Obras das Mães", de que fazia parte as ilustres senhoras de Penafiel, em que era distribuído pelas famílias mais carenciadas, para além de alimentos, enxovais, constituídos por lençóis, mantas, cobertores e outras roupas de agasalho, assim como berços e roupas de bebé.
Em meados de Dezembro, tropas alemãs começavam a espalhar-se através da Hungria e da Roménia, até aos balcãs. Hitler assinava a directiva numero 21, que era um esboço com os planos de invasão da União Soviética.
Em Penafiel, apenas uns roubos tiravam a delegação policial de Penafiel da sua quietude habitual, ao receber queixas de roubos de alqueires de milho, de arranque de pés de videira e até um trolha roubou de um vizinho, 18 cestos de espigas.
O conto do vigário também foi "contado" em Penafiel nesta altura. Um jornal local noticiou que duas mulherzinhas de Guilhufe, entregaram a um casal desconhecido e bem falante, os seus cordões de ouro, em troca de uma bolsa cheia de dinheiro. Só que a bolsa continha apenas algumas notas de vinte e cinquenta escudos.
Entretanto na guerra, alemães e britânicos recomeçaram o bombardeamento das cidades inimigas, após uma curta trégua natalícia.

Continua  

Sem comentários:

Enviar um comentário