sábado, 13 de outubro de 2012

AS FREGUESIAS...

Os pontos a vermelho seriam as freguesias com Juntas

Este blogue já tinha apresentado este mesmo mapa das futuras freguesias do concelho de Penafiel. A redução ainda era maior. Sem puxar a brasa para a minha sardinha, eu entendo que esta era a melhor solução sem mexer nos nomes das freguesias, como vai ser o caso da de Penafiel. É evidente que a agregação das freguesias traz reacções e confusões. É natural. Por isso eu acho que esta redução que foi feita e aprovada na Assembleia municipal, foi feita à revelia das populações. Eu penso que com mais conversações, as pessoas chegariam a um bom entendimento. Foi feita por políticos e os políticos só mostram que não sabem o que querem, não sabem o que é melhor para Penafiel. Acho que mudar os nomes, não faz sentido. Arrifana do Sousa já foi. Agora seria e para todo o sempre Penafiel. Novelas, Santiago, Santa Marta, Milhundos e Marecos, ficariam com os nomes que sempre tiveram independentemente de terem ou não Junta de Freguesia. Repito, os nomes das freguesias deviam manter-se, as sedes das Juntas é que de facto teriam e têm de ser reduzidas. Temos de concordar que Penafiel tem freguesias a mais. Tem de facto, vamos reduzi-las, mas sem lhes tirar aquilo que mais mexe nos seus fregueses, que são os seus nomes. Penafiel é Penafiel e Novelas é Novelas, tenham ou não Juntas de Freguesia...
No mapa que ilustra este texto mostra o seguinte: Se eu sou de Santiago, não deixo de ser de Santiago, só que passaria a pertencer à freguesia de Novelas. Rande já foi freguesia e não deixou de ser Rande. Continua a ser Rande incorporada à freguesia de Milhundos. Sebolido ainda há poucos anos é que passou a ser freguesia, antes pertencia à freguesia de Rio Mau. E estava bem. Agora é que está mal.
Nós sabemos que por exemplo, a cidade de Paredes não tem Junta de Freguesia de Paredes. Tem é de Castelões de Cepeda e a cidade de Paredes não deixa de ser cidade de Paredes. Em Penafiel vai acontecer o mesmo. Penafiel vai continuar a ser a cidade de Penafiel, só que a freguesia passará a chamar-se Arrifana do Sousa, alargadas a outras localidades mais próximas, como são os casos de Novelas, Santiago, Santa Marta, Milhundos e Marecos.
A mudança de nome da nossa freguesia não me parece correcta, mas não é fracturante. Se calhar ainda vamos voltar a cantar os versos de José Júlio: "Pela terra da Arrifana alegre e linda / Pela terra que deu berço ao nosso Ser / Arde a chama dum amor que nunca finda / Que nem mesmo a própria morte há-de vencer!"...

10 comentários:

  1. Aqui está o documento com toda a informação sobre esta "transformação" que o concelho de Penafiel vai sofrer:

    http://www.jornalaberto.com/Docs/Reorganiza%C3%A7%C3%A3o%20das%20Freguesias.pdf

    Cumps.
    João Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Mais uma noticia relativa a este assunto do momento:

    http://www.imprensaregional.com.pt/imediato/pagina/edicao/1/1/noticia/2694

    ResponderEliminar
  3. Amigo Beça,
    O nome da junta de Penafiel, em minha opinião, não devia mudar. Veja-se o que os nossos vizinhos de Paredes decidiram: a junta da sede do concelho, Castelões de Cepeda, passa a designar-se Junta de freguesia de Paredes. Nós aqui andamos ao contrário.
    Um abraço do amigo Joaquim

    ResponderEliminar
  4. Amigo Joaquim, essa de Paredes eu não sabia. De facto fragiliza um tanto esta decisão de Penafiel. Estamos de facto a andar ao contrário. Aliás se repararmos tudo o que tem acontecido nesta nossa cidade, está ao contrário.
    Há uma coisa muito importante que os políticos desprezam: a vontade popular. Se as pessoas são contra a redução das freguesias essa redução simplesmente não se faria. Mas também reconheço que há um bom punhado de eleitores que merecem toda esta troika. Votaram neles, agora que aguentem. O problema são os outros.
    Eu disse em cima que era necessária uma redução de freguesias. Se calhar estou enganado. Como é que eu sei que há freguesias a mais? Depois há este problema: a futura freguesia Arrifana de Sousa, segundo me disseram vai ficar mais cara que do que antes, cada uma em seu lugar. É evidente que se eu nascesse em Novelas, se calhar não gostaria que a minha terra passasse de freguesia a lugar...

    Um abraço
    Beça Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro Beça o problema é mais profundo. Só se discute território. A responsabilidade é da dupla Antonino/Alberto.
      Não envolveram as pessoas não descobriram as vantagens de uma possível agregação. Assim estamos perante algo que ninguém sabe no que vai dar. É lamentável. Já agora relativamente à calçada à portuguesa pergunte quem é que pagou na zona da aliança. olhe que vai ter uma surpresa

      Eliminar
  5. Caro Beça,
    Eu não conheço estudos sobre as vantagens ou desvantangens na fusão de freguesias daí que, embora tenha opinião não vou expressá-la por enquanto. A questão do nome é diferente: vai muito, mesmo muito para além das questões materiais. Mexe com aquilo que de mais sagrado o Homem possui, ou seja, os sentimentos, a sua cultura a sua identificação. Ora, poderão surgir muitos argumentos para a mudança do nome mas, penso eu, nenhum com a profundidade daqueles. Aliás, curiosamente, acabo de ver que o Sr. Deputado Mário Magalhães também está com reservas. Das duas uma: ou quer aproveitar o assunto para lançar a sua candidatura à Câmara Municipal de Penafiel ou, de facto, esta matéria (muito séria) não foi devidamente pensada por quem tinha o dever de o fazer, antes de ser presente a votação na Assembleia Municipal... Mas estamos a tempo de reavaliar a situção, esperemos que haja bom senso.
    Um abraço do amigo Joaquim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros. Esse é que é o ponto. Ninguém pensou no assunto apenas se pretendeu não perder votos ou então ganhar alguns. Uma vergonha. E quem tinha que pegar no touro era o executivo. Mas como já foi dito por outro comentarista, isso não dava jeito à dupla Alberto/Antonino.

      Eliminar
    2. Por acaso os penafidelenses foram ouvidos, mesmo aqueles que votaram Alberto santos?.
      Continuo a ter esta modesta opinião,Penafiel tem sido muito mal tratada por pessoas,que não pensam não ouvem e não querem ver.Isto é um atentado a Penafiel.



      cumprimentos.


      j.oliveira

      Eliminar
  6. Amigo Fernando,

    Se os penafidelenses fossem ouvidos, acredito eu, nenhuma freguesia perdia a sede da Junta de Freguesia.

    Relativamente a Sebolido e Rio Mau, Rio Mau é que foi lugar da freguesia de Sebolido e é ou foi a 38ª freguesia do concelho de Penafiel.

    Cumprimentos.

    Albino Magalhães

    ResponderEliminar
  7. Em relação a Sebolido e Rio Mau, tem toda a razão. Já me tinham dito isso pessoalmente. Eu estava enganado. De qualquer forma obrigado pela oportuna correcção...

    Um abraço
    Beça Moreira

    ResponderEliminar