sexta-feira, 29 de abril de 2011

OPINIÃO - Dias Santos e Feriados

Na passada quinta-feira de Páscoa, houve tolerância de ponto para os funcionários públicos. Caiu mal nas pessoas. Já há muitos anos que esta aberração se observa. Parece que só em meio dia, houve um prejuízo de 20 milhões de euros por não se ter trabalhado. Como se sabe somos o país da Europa com mais feriados e dias santos, o que dá azo a muitas pontes, para descanso daqueles que durante o ano já pouco ou nada fazem.
Se meio dia mandou 20 milhões ao ar, façam as contas a sete feriados que existem e que na minha perspectiva deviam ser eliminados.  Estou a falar concretamente dos feriados religiosos:  Sexta-feira santa na Páscoa, Corpo de Deus em Junho, Senhora da Assunção no dia 15 de Agosto,  Dia de todos os santos no dia 1 de Novembro  e Senhora da Conceição em 8 de Dezembro. Estes feriados deviam ser abolidos pura e simplesmente. Ou então para não ferir a sensibilidade dos relojoeiros, (um relojoeiro é um santo devoto todo certinho que vai à missa à hora certa) passa-los todos para o Domingo mais próximo. Inclusive o 10 de Junho e o Carnaval. Estou convencido que Camões não se incomodaria que o seu dia passasse a ser ao Domingo.
São 280 milhões de euros que se deitam fora. É evidente que não trago para aqui o Natal e o dia de Ano Novo, porque são datas demasiado importantes para  haver alterações, porque são inquestionáveis e incontornáveis.  Assim como os feriados civis, que devem ser respeitados em toda a sua plenitude. O 25 de Abril, o 1 de Maio, o 5 de Outubro ou o 1 de Dezembro, são marcos importantes na nossa história. Dizem muito ao país. Mexeram com Portugal. Os feriados religiosos são marcas das nossas tradições e do nosso atraso civilizacional.  
Se os governos tivessem coragem, vernaculamente dizendo se tivessem “tomates”, também teria milhões para responder às muitas carências com que o país se debate.  Assim andamos a passear como no tempo do “botas”, assim tipo,”passa fome e reza alegremente”.
Para terminar e por ironia, em Penafiel, não temos um feriado municipal digno desse nome, isto é, um feriado para todos, para prestar homenagem à nossa cidade. Este na minha opinião seria evidentemente no dia 3 de Março e não no dia de um santo que até é estrangeiro…

Sem comentários:

Enviar um comentário