sábado, 2 de abril de 2011

PRESENTES DE ANIVERSÁRIOS...



É costume na minha terra dizer-se que em Março, Penafiel faz anos que foi elevada à categoria de cidade. É falso. Penafiel nunca foi elevada a este estatuto. Antes de 1770 este pedaço do Vale do Sousa, era uma vila chamada  Arrifana de Sousa. Portanto nem Arrifana de Sousa passou a cidade, nem Penafiel foi vila na sua história. A 3 de Março de 1770, a vila de Arrifana de Sousa passou a ser cidade de Penafiel, por obra e graça do rei D. José. Isto não é um preciosismo. Esta é a verdade dos factos.  É  bom que sejamos um pouco mais rigorosos.
Penafiel fez anos de nome e de cidade.  Está portanto de parabéns. Para ajudar à festa o Sr. presidente da câmara também  aniversariou neste mesmo mês.
Faltava um ramo de flores para colorir estas comemorações de Março. E ele chegou via José Sócrates com a sua demissão de primeiro-ministro.  Mas não foi um simples ramo, foi uma roseira cor de laranja que já se plantou, aromatizando o ar político de uma cidade com duzentos e quarenta e um anos de idade.
Como se sabe vai haver eleições em Junho e como se prevê uma larga vitória do PSD/PP, Penafiel vai ganhar muito com isso. Com um governo central da mesma cor do executivo camarário, a minha aldeia pode de facto beneficiar com tal mudança que  a vai colocar de novo no mapa. A política é mesmo assim, “se és da minha cor, logo és meu amigo”.
E como os amigos são para as ocasiões, vai ser uma mina. Não vai faltar dinheiro para fazer coisas em Penafiel. Penafiel vai mudar. Vai haver dinheiro para recuperar, por exemplo: o triste e abandonado Parque Florestal do Sameiro. A esplanada e o pequeno lago do jardim do calvário vão ficar de trás da orelha. O Bar do Lago, vai voltar a fazer banzé até altas horas da madrugada. O piso da Praça Municipal vai ser substituído por grandes blocos de granito iguais àqueles dos passeios, para que as senhoras, não fiquem com os tacões dos sapatos presos nos intervalos das pedras da calçada à portuguesa. E se calhar até vai haver verba para o famigerado IC 35. Quem diz IC 35, diz IC 36 ou 37.
É verdade. Se no tempo do PS não havia verba para estas coisas, vem aí o tempo do PSD e regressa o tempo das laranjas gordas. Vai ser a grande oportunidade para a câmara penafidelense tornar real o sonho de construir uma via estruturante para ligar com “Passos” de gigante, Penafiel a Entre-os-Rios.
A demissão de Sócrates foi de facto, uma bela prenda de aniversário para a cidade e para Alberto Santos que esfrega as mãos de felicidade. Só não há foguetório porque os cortes orçamentais têm de ser respeitados. Porque senão era ver o próximo candidato social-democrata à câmara municipal de Penafiel todo afoito a apanhar as canas. Sim, porque como vai haver nota em barda, Mário Magalhães pode fazer uma campanha eleitoral à americana em 2013.


Sem comentários:

Enviar um comentário