quinta-feira, 21 de abril de 2011

VASCO GRAÇA MOURA...


Ontem foi quarta feira, dia 20 de Abril. Comprei o "Diário de Notícias" por causa de duas "parangonas" na primeira página que rezam assim: "Estado paga mais 24 reformas douradas em dois meses" e "TC (Tribunal de Contas) acusa Jardim de "esconder"  dívida de mais de 180 milhões". 
Depois de ler os desenvolvimentos destas "novidades", só se pode chegar à mesma conclusão de sempre. Este país não arrepia caminho decente. Continua o rega bofe dos políticos, e não há maneira de se pôr travão no forrobodó desta tropa. Quanto às pensões, elas são de magistrados, médicos e professores. São 24 reformas, todas superiores a 5.000 euros e Alberto João Jardim continua a pôr e a dispor como quer e lhe apetece e não dá contas a ninguém. Depois os bandidos são os do continente.
Como já há bastante tempo que não lia o DN, não me lembrei que o Vasco Graça Moura escrevia precisamente neste dia, quarta feira. Que puto de azar o meu. Depois apeteceu-me ficar ainda mais mal disposto, vai daí toca a ler o seu artigo. Fiquei nas horas com este grande FDP (leia-se Fabricante De Palavras).
Depois de ler o texto, pensei, pensei, e deixei escapar: "foda-se afinal eu andava enganado" . E porquê? Porque ele diz que no tempo de Cavaco como primeiro ministro, houve uma governação criteriosa. Diz ele que recuperou de uma crise aberta pela destruição total do aparelho produtivo e económico. Depois desfiou uma série de "insultos" ao país e ao governo que só ficam bem numa bocarra como a dele. 
Afinal eu andava enganado. Eu pensava que quem tinha destruído toda a produção deste país tinha sido ele mesmo, o actual presidente dos silêncios: Aníbal Cavaco Silva. Não quero aqui repetir o que  fez o "pai do monstro" entre 1985 e 1995. Não vale a pena, é bater no ceguinho.  Agora o senhor Vasco Graça Moura lá sabe para quem fala. Ele pensa que as pessoas são todas burras ou ignorantes. 
Este senhor das letras, é um execrável político. Não gosto dele nem um bocadinho. Como é que este fanático e doente cavaquista, que tem  tantos conhecimentos, tanta cultura, ainda não descobriu, e escreveu por exemplo, sobre o nascimento do PPD? Saberá ele que o actual PSD, que veio do PPD e que este nasceu do partido de Salazar, Acção Nacional Popular? De que partido era o Sá Carneiro, Francisco Balsemão, Mota Amaral e Magalhães Mota, fundadores do PPD? Porque não escreve ele um ensaio (ele é ensaísta) sobre a génese deste partido?
37 anos depois do 25 de Abril, Vasco Graça Moura, ainda não sabe o que é ter postura num país democrático. Mais, ele não tem um pingo de educação, o que é pior.
Nesta mesma quarta feira à noite fiquei mais bem disposto, mais tranquilo, pois as últimas sondagens já não são tão "Nobres" para o tal PPD de Sá Carneiro ou PSD de Passos Coelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário