quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Um país à beira de um ataque de nervos...


Este governo, com estas medidas vai arrumar as botas a este país. Cortes e mais cortes dão dinheiro mas também dão desemprego e não é com desemprego e falta de produção que o país pula e avança. Isto não pode continuar. Este governo não sabe governar. Aliás os políticos não sabem estar à altura das exigências e das dificuldades de um Portugal à beira de um ataque de nervos. Fora com os políticos. Substituam-se por outra gente, sei lá qual, mas que não sejam advogados, economistas, gestores... Está provado que assim é. Rua com eles, enquanto é tempo.
Ainda agora paguei a minha factura da electricidade com o IVA a 23 por cento. Pode lá ser. Assim como não pode ser que as pensões mais baixas apenas tenhas aumentos de alguns cêntimos. Bem palrou aquele indigente do Marco António Costa na Assembleia  da República (não vou com este marco, nem por um decreto). Este gajo não vale nada. É zero. É só treta este senhor, que enquanto vogal não executivo ganhava 500 contos por mês na Metro do Porto. Fala de barriga cheia. 
Isto é uma palhaçada. Porra, que isto é demais, pá.
Claro, esta tropa esconde-se atrás da desgovernação de Sócrates. Um autêntico biombo, que tapa ou pensam que tapa esta pouca vergonha, este assalto à população, inclusive a mais pobre.
Bem dizia há tempos o homem dos sete ofícios, Lobo Xavier: "Não pode ser só os ricos a pagar a crise"...

Recorte do Jornal de Notícias

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Regeneração urbana luminosa...


Muito se tem falado nas iluminações natalícias. Mais se tem falado em poupança nesta matéria. Agora todo o mundo quer poupar dinheiro pelo Natal. Andaram a gastar à fartazana durante o ano e agora querem fechar os cordões à bolsa. 
Eu queria dizer que sou a favor das iluminações de Natal. Para mim a minha cidade iluminada nesta quadra é mais natalícia. O Natal para mim não tem a vertente religiosa, até porque Jesus Cristo não nasceu em 25 de Dezembro, ou seja, está por provar esse facto. 
O Natal é mais um pretexto para reunir pessoas à volta de uma mesa de preferência com alguma coisa para comer. O Natal é aquilo a que se pode chamar a última oportunidade do ano para os comerciantes equilibrarem as suas contas. O Natal é tudo o que as pessoas quiserem, para mim basta isso.
Por isso venho aqui dizer que a Câmara Municipal de Penafiel, em parceria ou não com a Associação Empresarial, deve iluminar condignamente, pelo menos a avenida principal da cidade. Não deve ter em conta o que vai gastar. A Câmara já teve outras ocasiões para poupar dinheiro e não o fez. Estou-me a lembrar concretamente da recente "Escritarira", que não serviu  para nada a não ser para o desbocado Alfredo de Sousa, rotular de "dor de corno"  alguns penafidelenses que não se revêem nessa festa, dita cultural. 
É evidente que não alinho em iluminações "jardineiras", nem em construções de árvores de Natal "maiores do mundo", que só mostram megalomania parolista. Alinho sim, numa iluminação bonita, artística, atraente, bem colorida, numa frase: uma "regeneração urbana luminosa".

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

25 anos de Estado Novo...


Este bilhete de lotaria, deu a sorte a alguém 
mas comemorava o azar de um país! Acho eu! 

OS TRÊS EFES...


Fado, Fátima e Futebol. Eis as três palavras que Salazar adorava fazer passar para o povão. Faltava o vinho mas esse é pelo S. Martinho, com grande incidência em Penafiel nos onze dias de festança. Porque dar vinho é dar de comer a um milhão de portugueses. Somos grandes no Futebol, com Cristiano Ronaldo & companhia na cristas da onda e nas páginas cor de rosa. Somos grandes em Fátima, com a crendiçe de joelhos e de rastos para construir uma catedral que custou milhões, ao erário publico.  Somos grandes no Fado. Cada vez há mais fadistas, neste país. Pequenos e grandes, todos querem levar a vida a cantar as agruras do destino e tristes sinas, porque o fado é isso mesmo, uma triste sina.
De resto somos Lixo. Temos um sistema financeiro que destrói tudo que dele depende. Temos uma economia de rastos, porque temos uma cambada de políticos que são do pior que existe na Europa. 
Não somos o Portugal do Salazar. Não somos de facto. Mas continuamos a navegar à vista dos três fês, que sempre nos atrasaram naquilo que nos faz mais falta: democracia e desenvolvimento, afinal dois dês de verdade... 

domingo, 27 de novembro de 2011

O FADO...

O fado está de parabéns. Foi eleito Património Imaterial da Humanidade. Apesar de não ser um grande apreciador deste género musical tão enraizado no nosso país, não deixo de lhe prestar a minha homenagem através de uma fadista por quem eu tinha uma grande admiração: Lucília do Carmo, mãe de outro grande nome do fado: Carlos do Carmo. Viva o fado portanto, que às vezes é loucura...

sábado, 26 de novembro de 2011

Árvore derr(o)ubada..

Local: Zona florestal do Sameiro
Esta foto tem mais ou menos 10 anos 
e vê-se à esquerda uma árvore em pé...

Esta foto tem um mês e vê-se a mesma árvore no chão. 
Haja alguém que me diga o que aconteceu a esta árvore que não morreu de pé...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Roubaram as árvores...

Clicar na imagem para ver melhor

Temos vindo a constatar que nos últimos tempos Penafiel e arredores têm sido vítimas de constantes assaltos. Nada escapa aos amigos do alheio. O que nunca se imaginou é que Penafiel fosse vítima de roubo de árvores. Na rua António Nobre (?)  junto ao Palácio da Justiça roubaram 4 ou 5 árvores! Deve ser para os assaltantes se aquecerem com a lenha que delas possa resultar. De facto não demora muito a vir o frio, e andar com os pés frios, é um desconforto do caraças. Não foi por acaso que deixaram ficar o Marco do Correio. Aquele "mono" ninguém o quer. Só os revivalistas da treta é que ficariam traumatizados com semelhante perda...

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Aquela máquina!!!!!!!!!!

Eu já conhecia a música, mas nunca tinha visto qualquer imagem. É giro este vídeo!

Mário Soares...

"Um manifesto encabeçado pelo ex-Presidente da República, Mário Soares, apela à mobilização política e cívica de quem se opõe às atuais políticas de austeridade, dizendo que acrescentam apenas desemprego e recessão e sufocam a recuperação económica".


Aqui está a melhor imagem do Partido Socialista. Quando está no poder, é de direita, quando está na oposição dá um salto para a esquerda. E este senhor que já foi poder, que já fez todas as coligações possíveis com a direita, não devia ter este tipo de atitude. Tenho muito respeito por ele. Tem um grande passado na luta contra a ditadura, mas isso não faz dele o líder da opinião. Pode dizer o que quiser, mas há coisas que não lhe ficam bem e esta é uma delas. A coerência é um exercício "filosófico" muito difícil de manter.
Mas atenção, não deixo de estar de acordo com este manifesto. Porque o que se está a passar em Portugal, exige da população uma atitude forte em relação a quem nos governa, mesmo tendo em conta que Passos Coelho foi eleito democraticamente e tem toda a legitimidade para governar. Só que desta forma... venha um novo 25 de Abril...

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Assunção na Crista da onda...


Ora aqui está uma boa medida. Faz lembrar a Lei das Sesmarias no tempo de D. Fernando. Vamos aguardar pela resposta do país. De qualquer maneira é bom voltarmos aos temos da Reforma Agrária. Será que a Senhora da Assunção é comuna? Às tantas é "vermelha" e anda no governo e no CDS disfarçada...

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Já foste S. Martinho...


Hoje é 21 de Novembro. Finalmente a cidade nos foi devolvida. O que a foto (de Napoleão Monteiro) mostra, é terceiro mundista. Está na hora de virar a página. A cidade não pode estar tapada, vedada, cercada, sitiada durante tanto tempo, só por causa de umas canecas de vinho e uma tradição que já devia ter outro tipo de organização.
Muitos dos acessos à rua principal estavam tapados com barracas de toda a espécie. Por exemplo, a CGD tinha à frente dela uma carrinha estacionada em cima do passeio, a dificultar a vida de quem precisasse de lá ir. A Câmara Municipal de Penafiel tem de repensar esta feira. Isto já não se usa... 

É natal ninguém leva a mal...


O que é que isto tem de anormal?  Nada. 
Os madeirenses votaram nele. Por isso...

Valente pulido...

Olhem a grande novidade! Este "valente" está muito "pulido". Quem é que não sabe disso? Quem???????

Recorte retirado do "Público"  

domingo, 20 de novembro de 2011

A cara de anjo...

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, recebe 7.255 euros de pensão por dez anos de trabalho como juíza do Tribunal Constitucional.
Por não poder acumular esse valor com o ordenado de presidente do Parlamento, Assunção Esteves abdicou de receber pelo exercício do actual cargo, cujo salário é de 5.219,15 euros. Mantém, no entanto, o direito a ajudas de custo no valor de 2.133 euros.

Coitadinha que anda a trabalhar de borla...

O Armistício de 1918...

Por causa das feiras de S. Martinho, o dia 11/11/2011 passou-me ao lado. Foi comemorado o armistício do mesmo dia mas em 1918. Vou deixar uma quadra de S. Martinho, que diz tudo:


No dia de S. Martinho
terminou a Grande Guerra.
C´umas canecas de vinho
festejou-se a paz na Terra!

18 de Novembro...

Eu já tinha colocado este vídeo neste blogue em Março. Hoje descobri que está bloqueado. Como é uma canção que deixa muitas recordações, reponho-a no seu devido lugar. É uma canção que fala de um dia 18 de Novembro. Uma data bastante significativa para mim na medida em que fez anos (18/11/1945) que Vitorino Moreira e Margarida Pinto Beça casaram na igreja da Matriz. Isto ia-me passando em claro...

O feriado municipal...


Os anos vão passando e o feriado municipal que se comemora no dia de S. Martinho, continua a ser anti democrático. Não é para todos, como se constata, pelo comércio aberto durante esse dia. Este feriado municipal é só para a função pública, muitos outros trabalhadores continuam a trabalhar e a não ter o direito que alguns têm. Sou defensor, sempre fui que o nosso feriado municipal passasse para o dia 3 de Março, que é uma grande página da história penafidelense. Depois todos os penafidelenses o gozariam.
Os políticos não estão interessados em tal mudança. Falam, falam, falam disso nas assembleias municipais e depois esquecem tudo. E lá terão as suas razões, porque estou convencido de que se houvesse um referendo para mudar o feriado, a data de 3 de Março perderia em toda a linha. Esta terra é conservadora, muito devota, religiosa até dizer chega e nunca na vida aceitaria tal mudança. O S. Martinho foi um soldado francês e não sei quem foi o inteligente católico (pois claro), que se lembrou de o fazer padroeiro de Penafiel. Nem sequer se arranjou um santo português ou até penafidelense, daqueles que honrassem melhor uma caneca de vinho, que é aquilo que se comemora na verdade na cidade: o vinho, a bebedeira, o tintol, a borracheira, a ramada, a torcida, enfim a vinhaça que é o elixir da felicidade da populaça.
Por isso viva o vinho e viva o S. Martinho, pois claro...

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Nome de Rua - 8

RUA FRANCISCO BRANDÃO


Esta rua não está mal onde foi colocado o nome de um dos mais ilustres médicos desta terra. Mas podia estar bem melhor se a Rua Dr. Francisco Brandão, ocupasse o espaço que vai do Largo dos Bombeiros Voluntários, até à esquina da residência que foi sua, como mostra a foto de cima. Desta forma criaria uma rua deixada vaga para a justa colocação do nome de seu irmão, Dr. José da Paz.
José da Paz, sairia assim de um local, junto a uma superfície comercial (foto do meio) . Aliás a sua placa toponímica perde-se no meio de dezenas de outras placas publicitárias.


A ser assim para onde iria a Rua Abílio Miranda?
O nosso arqueólogo, Abílio Miranda, tem neste momento a sua rua situada no espaço que vai desde os Bombeiros de Penafiel, passa pela zona do Trinta e Três e vai até ao limite da freguesia de Penafiel.
Na minha perspectiva, o nome de Abílio Miranda iria substituir o de Soares de Moura na rua que tem início na rotunda do Alberto Pinto e termina na Rua Vista Alegre, junto ao Café Brasão (foto de baixo).
Esta eventual alteração, não seria despropositada na medida em que Soares de Moura, que nasceu em Lousada, foi presidente da Câmara de Penafiel durante um ano, não deixou obra de vulto, uma vez que faleceu muito cedo com apenas 31 anos de vida.
No caso de Abílio Miranda a sua vida e obra é sobejamente conhecida. Este filho de Penafiel, com raízes no Largo da Ajuda, veria perpetuado o seu nome num local muito perto do Museu e do Arquivo, locais onde existem muitos trabalhos de pesquisa, investigação por ele levados a efeito.
A juntar a esta mudança, o obelisco de Abílio Miranda, mudaria do Largo dos Bombeiros, para o centro da rotunda do Alberto Pinto. E no local deixado vago pelo obelisco a Abílio Miranda, iria por exemplo, o monumento que assinala as invasões francesas, que beneficiaria de mais visibilidade...


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Os filhos de Salazar...


A bem da Nação como dizia Salazar, um tal Duque, João de seu nome próprio, economista, acha que a informação da RTP deve filtrada e trabalhada. Isto a propósito de um documento de um grupo de trabalho nomeado pelo governo para definir o que é um serviço público da RTP. Miguel Relvas que é o maior fala barato que eu conheço neste governo não criticou esta história. Se calhar está de acordo. É preciso calar estes jornalistas que andam a meter a foice em seara alheia. Sim porque informar o país correctamente, não é um serviço público. É desestabilizador. Por isso há que implantar a lei da rolha.
O "israelita" pró americano Francisco José Viegas demitiu Diogo Infante director do Teatro D. Maria II, por este ter manifestado a sua discordância num corte de 800 mil euros, que vai por em causa grandes espectáculos naquela sala referência da cultura portuguesa. Embora ele diga que o contrato com o actor terminou, o que aqui se trata é de nomear alguém da cor dele. Vou estar atento ao comportamento da social democrata e cavaquista  Eunice Muñoz sobre o assunto...

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

As visitas...

Este blogue está de parabéns. Em 25 de Setembro eu fiz festa por este blogue ter alcançado em pouco mais de um ano, as 10 mil visitas. Agora que em menos de dois meses, este "pasquim da má língua", já teve 5 mil, é obra. 
Como estamos na festa do S. Martinho, "sai uma caneca de vinho para a mesa do canto". Mas que a caneca não tenha a inscrição "Sentir Penafiel". Gosto do vinho na sua máxima qualidade...

terça-feira, 15 de novembro de 2011

S. Martinho...


Aquilo que eu aqui vou dizer, estou convencido que a maior parte das pessoas que visitam este blogue não estará de acordo. Ainda estamos em plenas Feiras de S. Martinho, por isso vou falar delas. 
Se repararem bem, desde esta segunda feira que o S. Martinho está em intervalo. Ou seja, estas feiras estão partidas em duas. Uma foi entre os dias 10  13, a outra é nos dias 19 e 20. Criou-se com isso um vazio de 5 dias, que na minha opinião não faz sentido. As feiras de S. Martinho deste ano arrastam-se na "chuva dos dias" durante uma semana.
Na minha opinião estas feiras deviam ser alteradas. Seriam só desde o dia 11, até ao Domingo de Prendas. Se assim fosse, este ano o S. Martinho teria apenas 3 dias e não os onze do costume. No próximo ano o S. Martinho duraria oito dias, porque o dia de S. Martinho é um domingo e o Domingo de Prendas é no domingo seguinte. No ano de 2013 o S. Martinho teria a duração de 7 dias. Em 2014 seriam 6 os dias de festança. Em 2014 as bebedeiras teriam uma duração de 5 dias. Em 2015 seriam apenas 4 os dias de reinação. E assim sucessivamente até um mínimo de 3 dias: 11, 12 e 13. E chega de confusão.
Devo dizer também que a barraca da prova dos vinhos devia ser eliminada, e dar mais ênfase ao artesanato concelhio, no Largo da Ajuda. Parece que este ano foi preciso chamar a ambulância para levar três "borrachões" ao hospital. A prova dos vinhos e consequente venda de canecas "Sentir Penafiel" é terceiro mundista. Há pessoas que não bebem vinho, comem-no até cair. É um retrato muito bonito.
Gostaria que a Câmara Municipal de Penafiel desse, por exemplo mais atenção à cerimónia de entrega dos prémios das Quadras de S. Martinho, que já vai quase em cinquenta anos. Isto sim, isto é uma referência de Penafiel e do santo que tanto veneram. Este ano a cerimónia realizou-se às 12 horas. Vá-se lá saber porquê. Vejam o ridículo da situação. Esteve presente meia dúzia de pessoas, numa vergonha para Penafiel. Se a Câmara acha que esta cerimónia é uma seca, deixem de a apoiar, fechem-lhe as portas que assim pode ser que acabe de uma vez por todas. Também não estavam lá os intelectuais da nossa praça. Deviam estar entretidos  a preparar mais uma homenagem ao António Nobre. Só...

Este país...


Num país de miséria, de fome, de desemprego, de dívidas, de cortes de subsídios, sem indústria, com o comércio de rastos,  estes "pobrezinhos" da bola vão ter um prémio 560 contos por trabalhar 90 minutos, para ganhar a uma selecção de quinta categoria. Até me dá vontade (desculpem os patriotas) de desejar que Portugal perca o jogo...


Recorte do DN

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cartazes de filmes antigos...

Este vídeo mostra-nos alguns cartazes de cinema antigo. Estou convencido que este desfile de imagens trará à memória de muitos meus amigos alguns filmes que vimos no antigo Cine-Teatro S. Martinho. Sem querer pisar saudosismos balofos será antes uma mostra dos melhores filmes de todos os tempos. Grandes actores e actrizes que povoaram o nosso imaginário durante a nossa juventude... 


Neste momento são quase dez e meia da noite. Vou ver a série "O Mentalista" no canal 2. Até amanhã...

Paula azeda...


Paula Teixeira da Cruz é ministra da justiça. Tem tanta treta como tinha a Celeste Cardona, lembram-se? Olha-se para  Paula Teixeira da Cruz e vê-se logo na cara que é gente de ódios. Aquele semblante de má disposição marca-a onde quer que esteja. Ainda agora abandonou um congresso num gesto de pura falta de respeito para com os convidados, concretamente o bastonário dos advogados Marinho Pinto. O mal disto tudo está na frontalidade com que o bastonário aborda as situações, aliás bem ridículas que os portugueses não sabiam e agora graças a ele vão sabendo. Vão sabendo o que se passa nos meandros dos tribunais, quem são e como são os juízes deste país. 
Há quem sustente que Marinho Pinto é o Alberto João Jardim da justiça. Quem assim fala, não sabe o que diz e deve ser algum magistrado ressabiado pouco habituado a ouvir falar português entendível... 

domingo, 13 de novembro de 2011

Domingo de Prendas

Hoje é dia 13 de Novembro, Domingo de prendas, aqui está uma em forma de música. Um som de 1984 que também está cimo desta montanha musical... 


Aqui está outra prenda. Joe Dolan a cantar para todas as Teresas deste país. Um trabalho do já longínquo ano de 1969. Já tem uma data de tempo e ainda é uma canção que dá gosto de ouvir. Lindíssima...


E pronto. Neste momento são dez e meia da noite. Vou até ao canal 2 espreitar pela "Câmara Clara" a bela Paula Moura Pinheiro. Até amanhã...

O 25 de Abril...



Vasco Lourenço e Mário Tomé vieram a público manifestarem-se contra Otelo Saraiva de Carvalho, por este ter dito que era necessário fazer um novo 25 de Abril.
Não era preciso estar de acordo com Otelo, mas acho que foram longe demais nas suas considerações. Chamaram-lhe fascista e outros epítetos que não assentam bem em quem os proferiu. O ministro da defesa chamou-lhe reaccionário, enfim. É evidente que o regime não está em causa. Vivemos em liberdade, mas tenho sérias dúvidas se estamos numa verdadeira democracia. A democracia não é isto que estamos a viver desde há trinta anos. O 25 de Abril não apontou para situações tão assimétricas como as que estamos a viver, que quem manda neste país é a finança, com o apoio dos sucessivos governos que tem colocado o povo a pedir. Claro que o país se desenvolveu desde a revolução de 1974. Está à vista de olhos. Só que desenvolveu-se a duas ou três velocidades, com os políticos a fazerem carreira na política e a tratar das suas vidinhas. Isso é indesmentível. 
O 25 de Abril não estava para aí virado. O 25 de Abril foi feito para melhorar a situação das pessoas, de todas as pessoas, não só de algumas. Só para dar um exemplo: como é possível haver reformas de milhares de euros para quem apenas trabalhou meia dúzia de anos e uns míseros euros para quem passou cinquenta ou mais anos a vergar a mola? Isto é democracia? Não, não é.
E depois senhores "capitães de Abril", Mário Tomé e Vasco Lourenço e Otelo também, vocês antes do 25 de Abril , estiveram na guerra colonial a ganhar dinheiro e a combater os movimentos de libertação africanos. Vocês combateram a liberdade. Lindo currículo! 
Meus amigos, quem fez a revolução, não foram vocês. Tirem o cavalinho da chuva. Não se armem em heróis, porque o grande protagonista do 25 de Abril, o grande "culpado" da mudança de regime,  foi o "botas", foi o Tio Tónio de Santa Comba que deixou Portugal a cair de podre. O regime ruiu sozinho. Vocês apenas espampanaram a situação. Fizeram o teatro que se viu.
Tem razão José Mário Branco quando  diz que Abril "foi um sonho lindo que acabou, que houve aqui alguém que se enganou"...



sábado, 12 de novembro de 2011

A Nota...


Não sei de que ano é esta nota de 5 centavos da Câmara Municipal de Penafiel. Será talvez  do tempo da primeira grande guerra que decorreu entre 1914 e 1918. O meu amigo Fernando Oliveira deve saber. A história que pode andar à volta destas notas deve ser interessante, mas eu não sei...

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Onze dias de feira...


Como se sabe as Feiras de S. Martinho de Penafiel começam no dia 10 e terminam no dia 20 de Novembro. Tudo bem. Então porque razão os jornais e televisões andam para aí a dizer que as feiras duram dez dias? Não sabem fazer contas. Vão pelos seus dedos e verão que afinal as Feiras de S. Martinho sempre duraram onze dias. 
Ora contem: Dia 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20. São ou não 11 dias? Pois são...

O 5 de Outubro...


Andamos um ano inteiro, o de 2010, a comemorar o centenário da queda da monarquia e agora querem eliminar o feriado que lhe diz respeito. Exposições, debates, conferências, de tudo um pouco, foram uma constante pelo país inteiro. Penafiel também comemorou a data com a publicação de um belo livro de autoria de José Fernando Coelho Ferreira. E agora zás. Fora com o feriado. Isso é que era bom.
Isto só de gente maluca. Ou então de pessoas que não têm a mínima ideia da dimensão do dia 5 de Outubro de 1910.  A igreja católica não tem nada que apresentar contra partidas às pretensões do governo de eliminar dois feriados religiosos. A mofenta igreja católica ou está de acordo ou não está. Não tem nada que dar palpites. A sociedade civil e o governo é que sabem. Acredito que haja feriados a mais, mas este do 5 de Outubro, nunca na vida estará fora das nossas vidas, da nossa história. Acabem sim com alguns que deles nada se sabe. O dia 15 de Agosto que é dia da senhora da Assunção, é feriado porquê? O dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, é feriado porquê? A sexta feira antes da Páscoa é feriado porquê? O dia 1 de Novembro é feriado porquê? O Corpo de Deus é feriado porquê? Responda-me quem souber que eu não sei.
A igreja católica nunca foi com os republicanos, porque estes quando chegaram ao poder tiveram coragem suficiente de lhes retirar os poderes que ela detinha. A célebre separação do Estado em relação à igreja  ficou-lhes atravessada na garganta. Foi o que foi...

Um novo 25 de Abril, precisa-se


Isto é o reflexo da votação de 5 de Junho: 
"Passos" anti social...

Arranca Otelo. Mexe-te Otelo. Vem Otelo. Estamos à tua espera para um novo 25 de Abril. Vamos dar uma volta a isto. Não demores, porque com estes "passos", o país vai ficar pior do que no tempo do Tio Tónio de Santa Comba...



Olha o Paulo de Carvalho já cá está...


... e o Zeca também. Por isso, bora daí...


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Rui para o rio...

                                                                                                                                                                    

Porque razão o Rui ainda não foi parar ao rio? É por estas e muitas outras que o Otelo tem razão quando diz que é preciso um novo golpe de estado em Portugal...

Recorte retirado do JN

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Novembro apenas...

Não gosto do mês de Novembro. Nunca gostei. É mês de S. Martinho, de muita confusão, de muita gente junta, aos encontrões. Não vou por aí. Não gosto da minha cidade com tanta feirada. Por isso fico-me por outros recantos, no meio de outros mundos, no remanso das minha músicas, dos sons que mais me agradam. É em Novembro que ponho em dia o meu gosto pelas sonoridades musicais. Sou viciado em música, sem saber o tamanho de uma nota musical. No mês que menos gosto, o calendário apela para outro caminho que não o caminhar num mar de confusões.    
Aqui vos deixo mais um trabalho em que a sonoridade se destaca em toda a linha. Linha que pode ser ténue, tudo dependendo do gosto de cada um. Aqui fica Bryan Adams num dos seus melhores trabalhos: "Heaven". Muito bom para relaxar. Muito melhor que uma caneca de vinho...

Novembro à Chuva...

Eu não sei se esta música é metálica. Não sei. Só sei que é uma grande música. É de 1992. Descobri-a recentemente, porque não sou nada simpatizante da música dita metálica. Música doida, sei lá. Mas seja lá o que for, este tema desta banda é fabuloso. Quem quiser ouvir estes nove minutos de som "esquisito", deve fazer subir o volume do som. Mas que é um grande som, é sim senhores e senhoras. O vídeo é uma obra prima. Uma música forte, muito forte para estes dias de Novembro em que está, ou vai chover...


A minha janela...

Um pato na minha janela virada para o mundo...

Berlusconi...


Ó Berlusconi já foste! Assim vais ter tempo para te afundares noutras coisas. Mas tem cuidado porque pode aparecer alguém que te atire com a Torre de Pisa, e te tire outros três... dentes! 
Eu não sei como pode haver gente a votar numa pessoa destas. Não quero parafrasear um senhor de m... da literatura portuguesa, mas às vezes vê-se cada estupidez...

Recorte retirado do "Público"

A bela chuva...

Penafiel à chuva, um pouco antes do S. Martinho. 
Este local é no Largo do Paiol.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tortas de S. Martinho...


Estes bolos não são tortas de S. Martinho, como se vê para aí em várias montras. São bolos folhados, que podem ser bons, mas de uma vez por todas, não são tortas, nem direitas, para que fique claro.


Estas são as verdadeiras tortas. Nem é necessário acrescentar se são de S. Martinho. São tortas. Aliás uma iguaria que já tem muitos anos e que se fabricava por esta altura no "Coelho das Tortas", situado junto ao antigo Cine-Teatro S. Martinho, como mostra a foto de baixo. Estas são as verdadeiras tortas e ponto final...


Ponto final não. Só para dizer que era aqui que funcionava o "Coelho das Tortas". Mesmo pegado ao ex- Cinema. Creio que a rua se chamava na altura Álvaro Castelões, mas agora o seu nome é Travessa do Bom Retiro. Era um tasco como outro qualquer, só que se diferenciava dos outros, porque por  alturas do S. Martinho e até ao Natal  fazia  as delícias dos penafidelenses ao confeccionar as célebres tortas, as verdadeiras tortas...

Força portugueses...


Ora cá está uma boa notícia. Quem tiver dinheiro que o gaste. Seja lá quem for. Era bom que fossem todos. Era bom que não houvesse gente a ter de poupar porque tem pouco ou deixou de ter o que tinha. De qualquer maneira quem tiver dinheiro que faça dele o que quiser neste Natal. É bom para tudo e para todos, principalmente para o comércio tradicional, que está sempre à espera desta época apara fazer o seu S. Miguel. Isto vem contrariar alguns sabichões que só sabem dizer que é preciso poupar. Economistas da treta. Porque todos sabemos que se se fecharem os cordões à bolsa, fecha tudo. E está visto que não temos políticos com capacidade para abrir de novo seja lá o que for.  E está mais que visto que são os políticos os grandes culpados desta crise que assola os mais pobres. Porque ainda há muita gente a "roubar" dinheiro neste país. Políticos... da-se.
Como dizia Almada Negreiros ao país de então: "Força portugueses só vos falta ter qualidade". E eu digo: "Força políticos, só vos falta ter competência"...

Recorte retirado do jornal I

domingo, 6 de novembro de 2011

Sensualidade...

Uma bela canção. Uma boa voz. Belas imagens. Aqui estão quatro minutos de prazer absoluto. Chris De Burgh na sua "Lady in Red", porque hoje é domingo e não é todos os dias que temos olhos e ouvidos tão sensíveis para a natureza que estas coisas nos oferece... 

Uma preciosidade...


Esta foto representa uma pintura 
que mostra a cidade de Penafiel em 1940...

Foto descoberta hoje na Net

A pintura de cima foi feita 
a partir desta foto de autoria de Antony...

Devem clicar nas imagens para melhor se aperceberem

Penafiel - Porto...


Esta foto é de 1936. Esta camioneta fazia a ligação entre Penafiel e Porto. A pessoa que está sentada à entrada da camioneta é o meu tio Gervásio Coelho (que trabalhou no Café Imperial), que na altura teria à volta de 25 anos. Não conheço mais ninguém. Se alguém reconhecer mais alguém, agradeço a informação...


Foto descoberta hoje na Net

António Nobre...


Pode-se dizer que o poeta nunca esteve "só" em Penafiel. Mais uma vez a Biblioteca lhe fez uma homenagem no passado dia 5. Um dia destes já não há mais o que dizer sobre este autor, de tanto andar com ele ao colo. Serve esta mensagem para dizer que poetas como José Júlio e Joaquim Araújo, não são tão lembrados como o portuense António Nobre. Acho excessivo estas constantes exposições e debates sobre alguém que apenas dedicou a Penafiel algumas letras, aqui teve família e veio passar algumas tardes.
Em Penafiel, não sei o que se passa, andam sempre a falar dos mesmos e pelos mesmos...

Recorte retirado 
do jornal "O Penafidelense"

sábado, 5 de novembro de 2011

Paranóia...


Este recorte foi retirado do jornal mais FDP que eu conheço. Todos os dias este pasquim fala do ex-primeiro ministro. É perseguição, é paranóia. Para este jornal  os "crimes" de Sócrates são mais graves que os crimes (sem aspas) praticados por exemplo pelo Sr. Morais, pelo Sr. Dias, pelo Sr. Duarte, pelo Sr. Costa, pelo Sr. Loureiro, todos do PSD. Mas isso nesse jornal não se lê...

Só queria dizer mais uma coisa. Em relação à sondagem de ontem na página do Sapo sobre as intenções de voto no Parlamento do Orçamento Geral do Estado para 2012 , os resultados foram esclarecedores: Votos contra: 9855; votos a favor: 5003; abstenções: 2675. 
Sem comentários...

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Um zero à esquerda...


Se repararem bem, esta foto de António José Seguro mostra a mão evidenciando um zero. É isso que ele é. Um zero, que é aquilo que o PS também é, que é aquilo que o PS promete, que é aquilo que o PS vai ser nestes quatro anos na oposição. Um rotundo zero vai ser no Parlamento aquando  da votação do Orçamento do Estado para o próximo ano. Vai abster-se. Vai votar nim. Assim sem mais. A abstenção nem aquece nem arrefece, é isso o que vale o PS.
Um partido de esquerda (na oposição o PS é de esquerda) que se preze não pode votar a favor de um orçamento destes, que ultrapassa em muito todos os acordos assinados com essa coisa da troika.
Ainda há poucos minutos vi uma sondagem na página do Sapo e a maioria dos votantes é contra este orçamento. Estas sondagens não são como as minhas que eu coloco neste blogue, em que só lá vão meia dúzia de votantes. As sondagens do Sapo tem uma grande participação. São muitos milhares a clicar. 
Este orçamento não serve os portugueses. Está condicionado pela esfera financeira, que tudo condiciona. O país vai empobrecer ainda mais com esta história chamada OE.
E depois quando se soube do recuo do governo (claro, o Ruas é do PSD) quanto à capacidade de endividamento das autarquias, eu fiquei estarrecido. As câmara vão continuara a endividar-se como se lhes aprouver. Depois quem vier atrás que feche a porta, isto é, que pague.
Em Penafiel os penafidelenses ainda estão a pagar, por exemplo, um endividamento que a edilidade contraiu há seis ou sete anos anos, junto da CGD (creio eu) para a construção de uma bancada no estádio "António da Silva Gomes", vulgo "25 de Abril". Isto não pode ser. Pedir emprestado é fácil, o pior é pagar as dívidas que se vão acumulando. Decididamente não pode ser... 

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Os referendos...


A Europa está toda a tremer com a Grécia. Está em pânico por causa de um referendo. Ningém se esqueça que a Grécia é o berço da democracia, por isso este exercício democrático não tem nada de escandaloso. Faz todo o sentido. É a democracia, a verdadeira democracia a respirar. O problema são os asfixiantes bancos, as bolsas, os eurocratas como Sarkozy, Merkel, Barroso, Berlosconi, Passos e outros financetas que tem muitas dificuldades em engolir este "golpe" de estado democrático. Qual é o problema da Grécia sair do euro? Sai e fica na mesma na Europa, ou não fica? Projectando este problema grego para Portugal, qual é o problema? Se o nosso país não tem dinheiro, vão busca-lo a quem o tem. E toda a gente sabe onde ele está. Claro que  está nos bolsos dos ladrões que bem conhecemos.
Devia haver os referendos necessários para as grandes decisões. Os políticos pululam, gozam, sorriem, deslizam nos corredores do poder, para praticar uma ditadura encapotadamente democrática. O simples voto de quatro anos em quatro anos não chega para que haja democracia. A democracia não se esgota indo às urnas de vez em quando.  Tem de haver mais eleições. Os eleitos têm de ser mais vezes escrutinados. Ficar sentadinhos a mandar uns bitaites é um descanso para eles, mas não é para o povo em geral, que tem de trabalhar.

Aqui em Penafiel devia ter havido um referendo concelhio. Ou "freguesio", uma vez que o que está a acontecer é dentro e só na freguesia de Penafiel. Estou a falar da Regeneração Urbana da Cidade de Penafiel. O povo penafidelense devia ser ouvido, devia ser-lhe dada a hipótese de se pronunciar sobre o que vai a acontecer a dez milhões de euros.
O Presidente da Câmara de Penafiel, não tem legitimidade para fazer tudo. E esta transformação é deveras muito importante para ser tomada apenas e só por meia dúzia de pessoas que foram eleitas. Não chega a sua eleição para ter poder de transformar esta cidade da forma como se pretende. Mais democracia em Penafiel não fazia mal nenhum. A democracia representativa é insuficiente. Devia haver mais participação dos penafidelenses. Volto a dizer, e é já pela enésima vez, que este executivo não foi eleito pela maioria dos penafidelenses...

Recorte retirado do jornal I

Pobres padres...


Não consegui encontrar o nome nem  a foto do padre português que na televisão um destes dias, teceu alguns comentários sobre os feriados religiosos. É um padre culto, inteligente, muito conhecido, mas afinal vai-se a ver e não passa de um padre daqueles do passado bolorento, salazarista até dar c´um pau. Ele que até nem é velho.
A propósito da eventual eliminação de alguns feriados religiosos, ele perguntava ao jornalista, o que é que o 1º de Maio, o 25 de Abril, o 1º de Dezembro ou o 5 de Outubro tinham a mais que o 8 de Dezembro, o 15 de Agosto, a Sexta-feira Santa, o Corpo de Deus ou o Dia de todos os Santos?
Acho que não tem resposta esta questão completamente ridícula. Pobre padre (se calhar até é rico), pobre igreja católica que tão "bons" servidores tens.


Aqui ficam algumas melodias de um ex-padre, Francisco Fanhais. É bom ver, ouvir e ler para não ignorar...



quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"O Último Segredo"...


O Sr. Director do jornal de Paredes "Verdadeiro Olhar" ficou furioso com o filho do penafidelense,  José da Paz. Aquela aberração católica, diz que José Rodrigues dos Santos fala do que não sabe. Porque raio foi o jornalista da RTP dizer que Jesus não é cristão e Maria não era virgem?  Estes religiosos são uma praga que infesta este país, tipo doença sem cura, já que contagiosa não é, basta ver a crise em que está instalado catolicismo. É bom sinal. 
Esta gente só mostra o seu grau de analfabetismo a todos os níveis. Não se convencem que o cristianismo e posteriormente o catolicismo sempre foram um obstáculo ao conhecimento, concretamente à ciência. É só olhar para trás e constatar o rasto que deixou por todo o lado por onde andou. Diga lá senhor director. É não é verdade? 
Esta gente não se convence que o que José Rodrigues dos Santos, escreveu é de certo modo a sua opinião sobre o assunto. O José Saramago também tem uma opinião bastante negativa da bíblia. E porquê? Porque a bíblia trata-se de um livro que espelha o sentir do seu autor. Mais nada. 
Esta gente que vai à missinha todos os dias, que é tão santinha, que é tão boazinha, não tem a mente suficientemente aberta para este tipo de situações. Basta recordar o que o seu jornal fez aquando da segunda Escritaria que se realizou em Penafiel. Não fez. Não esteve presente para cobrir a homenagem que incidiu sobre o nosso Nobel da Literatura. O Verdadeiro Olhar não escreveu uma letra sobre o assunto porque o Saramago para o seu director é um anti-cristo, logo devia ser ignorado.
Estaria aqui um tempão a falar destas coisas. Mas não devo. Até porque nem li o "Último Segredo". Se calhar o director ficou nas horas, porque pensava que o último segredo era o de Fátima que estava na posse da "pastorinha" Lúcia. Santa ignorância, tanta ignorância. Ó Deus, estejas lá onde estiveres,  tem paciência com tanta indigência...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dia de todos os santos...


Hoje é dia de todos os santos. Então é dia de Santo António, São João, São Pedro, São Martinho, São Simão, São Bartolomeu, Nossa senhora da Ajuda, São Roque, Santa Luzia, nossa Senhora de Fátima e por aí fora. Isto ao junto é mais barato. Quero dizer que se hoje é dia de todos os santos, já não era necessário fazer festas, feriados e romarias durante todo o ano. O Passos Coelho é que ainda não se lembrou disto, porque logo eliminaria por exemplo o feriado da Senhora da Assunção, em 15 de Agosto, da Senhora da Conceição em 8 de Dezembro e muitos feriados municipais neste país. Sempre eram uns milhões que se poupavam. Não era? Era pois!
Não queria que esquecessem que o padroeiro de Penafiel é um "gajo" francês, embora eu ache que o patrono desta cidade deveria ser o Baco, simbolizado numa caneca "Sentir Penafiel"...