sábado, 31 de março de 2012

ESBANJAMENTO DE ÁGUA...


Não é por este ano estar a ser um ano de seca. Isto que aqui se vê, é uma imagem do mais puro devaneio, do mais puro esbanjamento de água que está à vista. A Câmara Municipal, se fosse uma grande Câmara, já tinha mandado eliminar tudo o que esteja a contribuir para um desperdício do precioso líquido. Já o tenho dito, que todos gostamos de espaços verdes, mas primeiro está a poupança da água e só utiliza-la onde realmente é imprescindível. Precisamos de espaços verdes, mas precisamos muito mais da água que é um líquido que não chega a todo o lado. Sr. Presidente da Câmara, pelo menos uma vez na vida, olhe para o que eu digo: vamos eliminar aquilo que não interessa manter. E na avenida Pedro Guedes não precisamos de um separador central relvado, muito menos daqueles potes pendurados, que nem aquecem nem arrefecem. Vamos ser realistas, vamos ser sensatos. Vamos ser amigos do ambiente. Árvores em vez de relva é a minha sugestão. E o verde mantém-se...

O NOSSO PRIMEIRO...

Este Alberto, não é como o tolo que está no meio da Ponte sem saber para que lado quer cair. Este parece que sabe umas coisas.  Sabe que o Passos Coelho é o melhor primeiro-ministro desde Sá Carneiro. 
Só gostava de saber porquê. Primeiro, Sá Carneiro só governou durante cerca de um ano. Não teve tempo de mostrar a sua verdadeira vocação salazarista, uma vez que o partido dele, quando estava sentado na Assembleia Nacional, era o mesmo que o homem de Santa Comba.  Depois Coelho ainda só governou nem um ano mas já teve tempo de mostrar que os seus Passos vão no sentido  de empobrecer Portugal. É um  pau mandado da troika, é o chamado bom aluno, tal como o seu "patrão" Cavaco. 
Se isto é ser um bom primeiro ministro, eu posso dizer que o nosso "primeiro" de Penafiel, Dr. Alberto Santos, é um grande presidente, só porque está a fazer uma lindíssima regeneração urbana na nossa cidade...

Recorte do jornal I

quinta-feira, 29 de março de 2012

CAPITAL DA CULTURA...

Ora vivam os milhões que se gastaram na  Capital Europeia da Cultura. Ora vivam os milhões que se gastaram na desertificação do Toural. Ora viva a saúde portuguesa.
Políticos que "investem" em regabofes, em forrobodós, em movidas, em papanças, e festanças, ignorando os cidadãos, era metê-los na cadeia. Não pode haver perdão para esta gente...

Recorte do JN

VALE BEM O SACRIFÍCIO...


Apareceu finalmente um governo com os "tipos" lá no sítio. Desta vez os cortes e sacrifícios vão para quem tem mais que uma reforma e para aqueles que ganham mais que o PR. Se todos os pensionistas ficarem só com uma pensão e ninguém puder acumular mais que uma reforma, acredito que não vai faltar dinheiro para pagar aos pobres deste país que têm rendimentos abaixo do salário mínimo nacional. Assim está bem... 
Até o António MeChina da EDP, o Mira Amaral, o Faria de Oliveira, para falar só de uma troika, vão comer por tabela...

Recorte do jornal I

quarta-feira, 28 de março de 2012

O CARTAZ...

clicar para ampliar

O tal cartaz que esteve no congresso dos pêpêdês no último fim de semana, é de autoria dos "betinhos" laranja. Eles nem sabem nem sonham quem foi o José Afonso. Esta gente percebe é de assessorias nas câmaras deste país cada vez mais alaranjado e desgraçado.
Este "betinhos" não têm a noção do ridículo. Porque se tivessem, iriam buscar algo com mais substância, que são as cantigas do Toy, por exemplo...  

Recorte retirado do JN

OBRAS DE CARIDADE...


Ora venha lá essa  IC 35, que é de uma urgência absoluta. 
Sim, só se for para dar emprego a quem não o tem. Assim passa de uma obra prioritária para uma obra de caridade...

Recorte retirado do jornal I

terça-feira, 27 de março de 2012

SOBE, SOBE, LUZ BEM SOBE...


Acho muito bem. Os ordenados também sobem quatro vezes por ano. No tempo de Sócrates ele não se metia com o Mexia. Este pobre Coelho também não tem Passos para ele. 
Desculpem mais uma vez o vernáculo: Este é um país "filho da puta"...

Recorte do jornal "Correio da Manhã"

REGENERAÇÃO URBANA...

Que tal este parque de estacionamento? Lindo...

A MORTE SAIU À RUA - Fernando "Caravana"


clicar nas imagens para ampliar

Morreu o Sr. Fernando Alves, mais conhecido por Fernando "Caravana". O nome "Caravana" vem de um restaurante de que ele era proprietário na Praça Municipal onde também morava. Em 1960 fundou o Café Alvorada. Era sócio N.º 1 do Futebol Clube de Penafiel. Era um homem bom. Simpático, muito e bom conversador. Éramos muito amigos. 
O Sr. Fernando "Caravana" também foi taxista muitos anos. Lembro-me, era eu criança e adolescente de, quando eu morava na Travessa dos Fornos, ouvir todos os dias de manhã cedo, ele pôr o seu táxi a trabalhar para sair, que guardava nas traseiras de minha casa, por baixo da casa do Zeca Meieira.  Era para mim uma espécie de relógio que me despertava para também eu ir para o meu trabalho.
Tenho pena que ele não tenha sido sepultado no nosso cemitério. Só à última hora é que soube que  a sua última morada ia ser em Lodares, Santa Marinha, Lousada.
Aqui fica a minha homenagem a um bom penafidelense...

Os recortes são do "Jornal 3 de Março"

segunda-feira, 26 de março de 2012

TERRORISMO SÓ DE UM LADO...

Sou dos que digo que os Estados Unidos são o país mais terrorista do mundo, embora não pareça. Isto vem a propósito, do assassinato um dia destes de 16 crianças no Afeganistão por um soldado americano e mais recentemente uma mulher iraquiana assassinada na Califórnia. Mas a comunicação social deu o maior destaque ao atentado terrorista em Toulouse, França. Entretanto...


Uma mulher iraquiana que havia sido brutalmente agredida em sua residência na Califórnia (Estados Unidos) por motivos aparentemente raciais, faleceu em um hospital local, informou neste domingo (25) a imprensa americana.
"Shaima Alawadi, de 32 anos e mãe de cinco filhos, morreu no hospital de El Cajón, em San Diego, depois de ter sido retirado, no sábado (24), o respirador artificial que a mantinha com vida", informou a rede CNN.
Alawadi estava nessa condição desde quarta-feira (21), quando sua filha adolescente a encontrou inconsciente na sala de sua casa, disse o relatório.
"Durante as etapas iniciais desta investigação, um recado ameaçador foi descoberto muito próximo de onde estava a vítima", disse à CNN o tenente Mark Coit.
A filha de Alawadi informou que o bilhete ordenava que a família voltasse ao Iraque e a chamava de "terrorista", disse a CNN. "Este é nosso país, não o de vocês, terroristas", afirmava a mensagem, entregue uma semana antes, afirmou a garota à rede de televisão.

Para mim terrorismo só tem uma cara: aquela que deitou abaixo as Torres Gémeas é a mesma que invadiu o Iraque. Aqui fica um apontamento musical sobre o que os americanos fizeram um pouco por todo o mundo, aqui neste caso que se segue, no Vietname...



domingo, 25 de março de 2012

A MORTE SAIU À RUA - António Tabucchi


O escritor italiano Antonio Tabucchi faleceu em Lisboa aos 68 anos após uma longa doença, informou neste domingo (25) o tradutor de sua obra para o francês, Bernard Comment. Considerado um dos maiores autores italianos contemporâneos, Antonio Tabucchi escreveu obras como "Afirma Pereira" e "O tempo envelhece depressa". Autor de mais de 20 livros traduzidos para quase 40 idiomas, este romancista, professor universitário e ensaísta era o principal tradutor e promotor da obra do escritor português Fernando Pessoa em italiano.

"REQUIEM" PARA A CALÇADA PORTUGUESA...

Aqui vai um "Requien" à calçada à portuguesa em Penafiel na voz de Luís Piçarra.  Gostava mais de lhe prestar uma homenagem mas os poderes desta terra destruíram o que de melhor por cá havia...

CIDADE PARDACENTA...



Afinal estes passeios não são amarelos, como promete a foto de cima. 
Claro que eu já sabia que não iam ser amarelos coisa nenhuma. Isto  já vem de longe. Já vem da Praça Municipal a onda do cinzentismo, porque é que haviam de ser amarelos. 
Vou deixar aqui algumas questões: Por acaso o senhor presidente da Câmara é cinzento? Não, claro que não. O Dr. Alberto Santos usa gravatas cinzentas? Não, ainda não vi nenhuma. O autor de "A "Escrava de Córdova" e "A Profecia de Istambul" escreve livros cinzentos? Não claro que não. Aliás são dois belos trabalhos literários. Por acaso o líder do nosso concelho faz discursos cinzentos? Não faz não. Nunca deixam indiferentes seja quem for.
Já sei porque é que a cidade está a ficar horrivelmente cinzenta. Só pode ser por causa do seu carro, que é dessa cor, embora o cinzento não seja considerada cor, por ter uma tonalidade neutra. Cinzento não é cor, logo a nossa cidade não tem cor. "De dia todos os passeios são pardos". Não é um ditado popular? E eu até fico parvo de ver tudo pardo.
Dizem-me aqui ao lado que o problema não é nada disto que acabei de escrever. O problema está descodificado na seguinte frase: "ESTA GENTE NÃO É DE CÁ". 
Será! Quem sou eu para dizer o contrário... 

HIPOCRISIA SOCIAL DEMOCRATA...


No Congresso dos pêpêdês, apareceu um placar com parte de uma canção de José Afonso. Estava lá que eu vi, não estando eu lá.
Traz outro amigo para onde? Para o congresso social democrata? Para quê? Para depois todos juntos de mãos dadas cantarem que Passos Coelho é maior que o pensamento?  Já imaginaram o Alberto João Jardim de copo na mão a cantarolar o autor de Grândola Vila Morena? Onde chega a hipocrisia. 
O que faria esta gente se visse a democracia em perigo? Não a defendia. Fugia, para o buraco mais próximo dela. Esta gente não dava um passo em defesa da liberdade e da democracia. Já algum dia o PSD foi a favor do 25 de Abril? Nunquinha na vida. Eles têm ódio a um simples cravo vermelho. Por isso são hipócritas quando se lembram do Zeca Afonso. 
Claro que José Afonso não pertence a qualquer partido, seja ele qual for. O Zeca é universalmente português. Mas de certeza que no PSD ele não veria grandes amigos. Talvez vampiros.
Eu acho que o PSD é mais Tony Carreira. Não será? Ai destino, ai destino...

sexta-feira, 23 de março de 2012

ORA TOMA...


Esta foto está a correr mundo. Aconteceu num país que regressou ontem aos tempos em que governava Cavaco Silva. Nessa altura as forças policiais, também não tinham mãos (cassetetes) a medir. Era cascar a torto e a direito(a). Ontem foi o que se viu e vem provar que quando o PSD coadjuvado pelo seu apêndice CDS estão no poder, há porrada de criar bicho.  "Toca a malhar nesses "comunas" que só gostam de lançar a confusão", já dizia o Salazar...

OBRAS AO MESMO TEMPO...


Eu nunca pensei em vir falar aqui da confusão que está instalada na cidade com tanta obra ao mesmo tempo. Não é isso que me preocupa. Como maior ou menor dificuldade a gente lá vai aguentando. Mas... há obras no Campo da Feira, na Rua Egas Moniz, no Largo da Misericórdia, na Travessa do Município, na Rua Direita, na rampa das Freiras, na Rua Joaquim de Araújo, na Praceta da Alegria,  junto ao parque Infantil, na zona das Lages, na zona do Centro de Saúde, e sei lá onde mais. 
Não sou dos que dizem que se devia fazer uma obra de cada vez. Mas assim também não. Não entendo esta estratégia, sinceramente...

quinta-feira, 22 de março de 2012

O RECREATÓRIO...


A regeneração urbana da zona histórica da cidade vai passar pelo lado de fora deste relíquia penafidelense do século XIX. Porque será que a Câmara Municipal com tanto dinheiro disponível para fazer o que está a fazer desnecessariamente, como por exemplo um quiosque junto ao Chafariz da Misericórdia, não presta atenção a uma casa como esta? Claro que aqui a questão não é de verbas. Aqui é uma questão de cultura, de sensibilidade, às tantas de desconhecimento. Se calhar o Sr. Presidente da edilidade, Alberto Santos, nunca aqui entrou. Uma Câmara das autênticas já há muito que se devia ter debruçado sobre este assunto: o Recreatório.
Entretanto as obras vão passar lá perto. Vai-se construir um novo piso na Rua Direita e o Recreatório o executivo não conhece. Uma verdadeira câmara municipal, devia ter-se virado para esta jóia de Penafiel. 
A recuperação deste auditório iria enriquecer aquela zona da cidade. Ali cabem cerca de 150 pessoas. Ali podia acontecer cultura de várias modalidades: Teatro, música e poesia. 
Pode dizer-se  que aquela "casa" é privada e a Câmara não tem nada que ver com isso. Pois é, o antigo Magistério também era privado e o município também o adquiriu. Pena estar desaproveitado... 

quarta-feira, 21 de março de 2012

RAF PARK...


Raf Park. Lindo nome. Mais uma parolice a dar à estampa. Mas foi o que atribuíram a um futuro parque de diversões que abrirá já em Junho em Matosinhos e no próximo ano em Penafiel. Parece que o investidor é penafidelense. Chama-se Manuel António Ferreira e é muito próximo do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos.
Se abrir uma coisa destas em Matosinhos já é concorrência à Bracalândia, o que dizer da abertura de algo igual em Penafiel, junto ao nosso Parque da Cidade? 
Anda para aí muita gente baralhada das ideias. Só pensam em diversão quando o país atravessa uma fase da sua vida extremamente difícil. Estão à espera de quê? O presidente da Câmara de Matosinhos já diz que vai receber não sei quantos milhares de visitas por ano. Quem serão essas visitas? Devem ser as mesmas que estavam previstas para visitar a Bracalândia em Penafiel e depois deu no que deu.
Porque razão este políticos não investem em algo que dê trabalho às pessoas e com isso ganharem dinheiro e poderem fazer face às despesas que se agravam todos os dias? Estes autarcas só estão interessados em forrobodós, mais nada.
Que país é este que está praticamente insolvente e só pensa em "brincadeiras"? Será para combater a depressão? Então está bem...

terça-feira, 20 de março de 2012

PRECISO DE UMA CIDADE...

Foto Antony

Preciso de uma cidade só para mim e meia dúzia de animais.
Talvez mais: milhares de gaivotas em terra para eu olhar,
assim como quem olha para um livro que está morto por ser lido.
Quero uma cidade em toda a sua plenitude e atitude para amar e ser amada
Com ruas silvestres, campestres e com chuva à espreita por uma nesga de vento.
Preciso de uma cidade, já disse, que não tenha gravatas, nem engravatados.
Só eu e mil e um animais, qual arca de Noé a abrir e fechar portas
só para ver se ainda há vidros nas janelas.
Postigos, chaminés largando fumaradas de cafés frescos feitos por ninguém,
porque o tempo esse não demora nada a passar.
Preciso de uma cidade com muita vida
onde eu possa viver junto da multidão
que se enrosca nas minhas pernas forradas a  ganga ou bombazine
e um chapéu que se ri de mim quando tropeço na calçada portuguesa,
com um pedaço de granito à espera da sua retirada.
Gostava desta cidade, só com animais, muitos animais,
para andar mais animado muito mais animado.
Não estou triste. Estou até muito alegre.
Sou pobre, mal ganho para as despesas e os livros que são tão caros
e já não me posso sentar em cima deles,
para adormecer e sonhar que tenho uma cidade só minha e de muitos animais.
Muitos, muitíssimos. Sei lá quantos,
mas o suficiente para não saber contar a grandiosidade, o amor, a gratidão
com que trocamos de olhar.
Preciso de uma cidade assim...

CARTAS A PORTUGAL...

Há tempos um "Miguel de Vasconcelos" que é governante, aconselhou os jovens a abandonar a sua zona de conforto e  emigrarem. Então lembrei-me do Pedro Barroso que tem um poema lindíssimo com uma música ainda melhor, que nos fala de uma fuga de um país que estava de tanga. Assim como hoje, se calhar...

segunda-feira, 19 de março de 2012

RUA SEM MISERICÓRDIA...

Os deuses tenham Misericórdia desta Rua. Tão linda, tão cinzenta, tão brilhante, que nem uma farmácia ali tão perto, possui remédio algum que seja eficaz para digerir tanta imbeleza pura... 

PENCAS NO MUSEU...

Mais um atentado à cultura, à arte em Penafiel. Ai quando a Armanda Passos souber que,  grelos,  nabos,  pencas,  alfaces,  limões,  laranjas estão a ocultar a sua arte. 
Porque cargas de água é que as hortaliças foram ali parar? Por os produtos que ali se comercializam serem biológicos? Não páro de me decepcionar com tanta falta de bom senso que infesta estas paragens penafidelenses. 
Porque razão estes produtos hortícolas, não foram para um local mais apropriado? Porque não foram para o mercado na Praceta da Alegria? Penso que lá é o seu lugar. Não vejo porque não. Não me parece que seja correcto, um local de cultura albergar algo que nada lhe tem em comum. Ou terá? AgriCULTURA.  Afinal tem, porra. Já não está aqui quem falou...

domingo, 18 de março de 2012

OS FERIADOS...

Em 1910 eram estes os feriados nacionais...

Hoje, estes e mais dois (25 de Abril e 1 de Maio) não chegavam? 
Eu voto sim!...

A FOME...

Enquanto municípios se entretêm   a dar cabo de milhões em ridículas  e estapafúrdias regenerações urbanas, como em  Penafiel, por exemplo...

Clicar na imagem para poderem ler...

Este país não tem vergonha. Os políticos não têm vergonha... 

Recorte do Diário de Notícias

sábado, 17 de março de 2012

FALAR DE PENAFIEL...

Aguarela de F. Beçamor de 1998 (clicar na imagem para aumentar)

Estive há pouco a ler o artigo de opinião de autoria de Antonino de Sousa no pasquim de Paredes "Verdadeiro Olhar". Habitualmente o Sr. Vereador da Câmara Municipal de Penafiel, não opina coisa nenhuma. Ele relata, noticia, conta como foi. 
Ora esta sua última intervenção foi para falar do que se passou nas recentes comemorações do 3 de Março, (nome do melhor jornal que Penafiel já teve nos últimos tempos). Estou a brincar!...
Ele diz que Arrifana de Sousa foi elevada à categoria de cidade de Penafiel. Disse mas não devia dizer. Não está bem. Esta frase não faz sentido. Arrifana de Sousa nunca foi elevada a categoria de cidade. Claro que não. Nem Penafiel o foi. Nem Penafiel foi vila para ser elevada à categoria que hoje tem. A vila de Arrifana de Sousa "morreu", no dia em que "nasceu" a cidade de Penafiel. Foi ou não foi assim? Claro que foi.  Será um preciosismo da minha parte, mas esta é a verdade. Quando se voltar a falar nas comemorações do 3 de Março, deve dizer-se  pura e simplesmente que "hoje estamos aqui a comemorar os 243 anos da cidade de Penafiel". Mais nada. É assim tão difícil?
Depois o Dr. Antonino vem com uma frase de antanho: "Penafiel é a segunda cidade do distrito do Porto". Esta frase, meu deus, já cheira a mofo que tolhe. Já fede por todas as letras. Já a ouço desde a minha escola primária. O ensino salazarento  em Penafiel martelou esta frase na cabeça dos alunos de tal maneira que nunca mais nos esquecemos de tão grande "desiderato". Era muito importante nós sabermos isso. Não seria mais  importante saber, por exemplo, como nasceu a segunda cidade do distrito do Porto? Isso não nos ensinaram. Não interessava. Ou se calhar os profes da altura também não sabiam.
Meu caro Dr. Antonino de Sousa, esta frase nem ontem, nem hoje, teve, ou tem, substância alguma. Essa lenga-lenga já passou. Isso era antigamente. Era apenas uma manifestação de fervoroso bairrismo, filho legítimo de um patriotismo bacoco que se respirava na altura. E depois, Penafiel era de facto a segunda cidade mais antiga do nosso distrito, mas em que lugar estava, já na altura, no que diz respeito ao desenvolvimento, comparando  por exemplo, com vilas como: Póvoa de Varzim, Maia, Vila do Conde, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, entre outras, que nos "comeram as papas na cabeça"? 
Já há muitos anos que essa frase morreu. Não faz sentido andar constantemente a falar dela. É verdadeira, mas não passa disso. Faz lembrar quando se dizia ainda há poucos anos, que  Penafiel era a Capital do Vale do Sousa. Qual capital, qual carapuça. Devia ser de facto a cidade mais importante desta zona, mas nunca foi capital de coisa alguma. Esta mania das competições...
Penafiel vale o que vale. Para mim vale muito, porque é a minha terra. E ser bairrista não fica mal a ninguém. Só que ser bairrista é gostar desta terra por todos os motivos e não pelos títulos que ela possa ou não ostentar. Ser bairrista é também criticar,  opinar, dizer por exemplo se se gosta ou não da regeneração urbana que está a decorrer em Penafiel. Ser bairrista é ser penafidelense de corpo inteiro. Que me interessa a mim saber se Penafiel foi a primeira cidade do país a receber bandeiras da mobilidade, ou certificados de qualidade disto ou daquilo? Não interessa para nada.
Mas atenção, já interessa e muito, já é diferente saber que Penafiel foi galardoada com o prémio de melhor Museu de Portugal. É de facto um título que faz bem à alma dos penafidelenses. Que fique claro...

O PAÍS DO GAMANÇO...



SEM COMENTÁRIOS

Recortes do Correio da Manhã e Sol

sexta-feira, 16 de março de 2012

NUNCA MAIS CHOVE...


Não rezo para que chova. Não tenho por hábito virar-me para o divino para que desabe sobre este país umas justas chuvadas. Mas espero ansiosamente que chova. Faz doer saber que de repente posso ser confrontado, através de imagens na comunicação social com animais mortos à fome e à sede, o que no meu entender é inconcebível. Espero que isso não aconteça.   
Espero que não aconteça, porque num país assimétrico como este tudo pode acontecer. Não há água, nem pasto para o gado, mas há milhares de quilómetros quadrados de desnecessários espaços verdes que estão verdinhos, mesmo a dizer que aqui não falta água. 
A nossa terra tem muitos espaços verdes que nós passávamos muito bem sem eles. Não vale a pena estar aqui a dizer onde, porque estão à vista de toda a gente. 
Eu não me lembro de santa Bárbara quando troveja. Já venho dizendo há muito que é preciso poupar água em Penafiel e onde quer que seja. Gosto de zonas verdes, jardins, parques de Cidade, mas temos de ser sensatos e equilibrados. Alguns separadores centrais em relva deviam ser puramente eliminados. É um desperdício de água muito elevado. 
Agora com a regeneração urbana da cidade de Penafiel, parece que vão aumentar os espaços verdes. Vamos ser um pouco mais contidos nessa matéria e ser mais pragmáticos. Mais árvores e menos relva dava mais jeito e a água agradecia...

quarta-feira, 14 de março de 2012

O MEU REFÚGIO...

Depois de uma mensagem que deixei hoje sobre a regeneração urbana que me transporta para o rés do chão da boa disposição e da alegria, só me resta refugiar na música, minha droga, minha epopeia, meus descobrimentos, minha alegria, minha ternura, minha coragem de enfrentar tanta loucura.
Volto a Lucio Dalla, a quem presto mais uma vez a minha homenagem. Aqui fica um trabalho muito conhecido: "Caruso". Meus senhores e minhas senhoras, mais uma vez LUCIO DALLA...


UM FURACÃO CHAMADO PAULA...


Volto à reportagem do jornal "Repórter do Marão" na sua edição de Fevereiro.  Para falar de quê? Claro que o assunto só podia ser a regeneração urbana de Penafiel e da sua maior responsável, a vereadora da mobilidade, engenheira Paula Teles. Que mais podia ser?
Vou-lhe destacar mais um frase: "Deixo uma cidade que nunca mais poderá esquecer os anos 2011, 2012 e 2013. Penafiel vai sofrer uma transformação. Será uma cidade histórica que não vai ignorar que, numa determinada altura, uma vereadora com um enorme gosto por desenhar cidades a usou como seu laboratório".
Eu não sei o que pensam os penafidelenses, o que pensa o cidadão comum desta cidade sobre esta história. Podia apostar que a maioria nem sequer leu esta reportagem, entretida que anda com outras coisas "mais importantes". Aliás eu sinto que a maioria dos penafidelenses não sente, não vê, o que está a acontecer em Penafiel.
Mas pela minha parte, eu concordo que Penafiel vai SOFRER uma transformação. Não podia ser aplicada aqui melhor palavra. SOFRER. É verdade. Penafiel está já a SOFRER na pele as agruras  da colocação em prática de algumas ideias estranhas. Penafiel não vai esquecer tão cedo estes anos todos em que por aqui andou uma senhora a entreter-se a fazer coisas na cidade que não lembram a ninguém. Mas há que tirar daquela frase algo de positivo, que é quando ela diz que "deixo uma cidade". É sinal de que se calhar vai embora. É positivo e negativo. É positivo porque ainda bem que vai embora. É negativo por só ir embora depois de estar tudo (des)feito. É que ainda temos quase dois anos de destruição citadina. Tempo suficiente para dar razão ao Sr. Presidente da Câmara, Dr. Alberto Santos, quando disse há tempos que Penafiel ia ficar irreconhecível. Eu sabia que ele tinha razão.
Paula Teles também diz no mesmo jornal (disse muito em tão pouco espaço) que: "esta é a minha cidade de sonho...". 
Eu digo que esta não é a sua cidade de sonho.Porque esta não é sua cidade. No entanto podia ser, porque Penafiel até gosta de gente de fora, gosta de gente que goste dela, que a acarinhe, que a estime,  que preserve aquilo que lhe é mais sagrado, que são as suas raízes, as suas marcas, as suas referências. E isso ela (a cidade) sente que está a ser desvirtuada, esventrada na sua história de vida. Engenheira Paula Teles, Penafiel não lhe vai ficar agradecida. Claro que ninguém a vai mandar embora. A senhora por si própria vai sentir que está na hora de sair desta terra. 
É pena ter deixado um rasto de destruição por onde passou, um "furacão" chamado Paula...  

terça-feira, 13 de março de 2012

PASSA FOME E ANDA ALEGRE...


Entretanto gastaram-se milhões no descampamento do Toural para a festiva e espampanante Capital Europeia da Cultura em Guimarães e na "movida" da juventude em Braga. 
Está-me cá a parecer que este país continua a ser varrido por ventos altamente prejudiciais ao ser humano. Não consigo compreender como é que cultura possa prejudicar o normal funcionamento da vida das pessoas, não só nestas cidades, como no resto do país. Não há cultura que resista a um estômago vazio. Perguntem ao vento que passa.
Hoje Portugal não tem água, quando no ano passado teve-a com fartura. Agora anda com as calças na mão a olhar para o céu à espera de milagres. Ao longo destes 38 anos de democracia, este país não soube, não quis preservar este precioso líquido, construindo as barragens que fossem necessárias. Mas para o pagode, isto é, para Euros de futebol, estádios de futebol, Expos, pseudos Capitais de Cultura, financiamento de partidos políticos, campanhas eleitorais, absurdas (algumas) regenerações urbanas ,espalhadas um pouco por todo o lado, houve e haverá sempre o vil metal. Mas para tirar as pessoas da situação de fome, de desemprego e da miséria, não está cá quem falou. Fico com a impressão que é necessário mudar de democracia, para uma que seja verdadeira. Esta não é com certeza.

Um caso particular em Penafiel: Esta terra vai gastar 10 milhões de euros numa regeneração urbana contra-natura, entretanto na freguesia de Boelhe o saneamento ainda não começou, segundo o seu presidente de Junta, numa recente entrevista ao jornal "Notícias de Penafiel". 
Ah... mas vamos ficar todos consolados com a nova Estação da Mobilidade que se prepara para arrancar no Jardim do Calvário. Fixe...

Recorte retirado do JN

segunda-feira, 12 de março de 2012

CAVACO SILVA

Cavaco Silva está sempre na crista da onda. Se não são gafes, são outras coisas piores como foi aquela história das suas reformas não chegarem para as suas despesas.
 Agora num acto puramente revanchista, ei-lo no seu melhor, acusando Sócrates de deslealdade política. Este homem não vale nada. É vingativo. É cínico. É um cavaleiro da triste figura, que vamos ter de aturar por mais 4 anos. Mas a maior culpa até nem é dele. É de quem nele votou. Nesta foto, ei-lo bem acompanhado. Muito bem acompanhado...


 O Sr. Silva na sua visita discreta aos Açores de 5 dias levou 30 acompanhantes, entre os quais:
- sua esposa
- o chefe da casa civil e sua esposa
- 4 assessores
- 2 consultores
- 1 médico pessoal
- 1 enfermeira
- 2 bagageiros???
- 2 fotógrafos oficiais
- 1 mordomo
- 12 agentes de segurança
… e à chegada disse  "Ninguém está imune aos sacrifícios".

Convém lembrar que quando o príncipe Carlos e a sua mulher Camila visitaram oficialmente Portugal, chovia e seguravam nos seus próprios guarda-chuvas. O nosso Presidente e mulher - na mesma ocasião tinham alguém que lhes segurava o guarda-chuva...

E ESTA HEIM??? Como diria o Fernando Pessa...

"A SENHORA ALEMANHA." Um belo texto...



A ingratidão dos países, tal como a das pessoas, é acompanhada quase
sempre pela falta de memória. Em 1953, a Alemanha de Konrad Adenauer
entrou em default, falência, ficou Kaput, ou seja, ficou sem dinheiro
para fazer mover a actividade económica do país. Tal qual como a
Grécia actualmente.

A Alemanha negociou 16 mil milhões de marcos em dívidas de 1920 que
entraram em incumprimento na década de 30 após o colapso da bolsa em
Wall Street. O dinheiro tinha-lhe sido emprestado pelos EUA, pela
França e pelo Reino Unido.

Outros 16 mil milhões de marcos diziam respeito a empréstimos dos EUA
no pós--guerra, no âmbito do Acordo de Londres sobre as Dívidas Alemãs
(LDA), de 1953. O total a pagar foi reduzido 50%, para cerca de 15 mil
milhões de marcos, por um período de 30 anos, o que não teve quase
impacto na crescente economia alemã.

O resgate alemão foi feito por um conjunto de países que incluíam a
Grécia, a Bélgica, o Canadá, Ceilão, a Dinamarca, França, o Irão, a
Irlanda, a Itália, o Liechtenstein, o Luxemburgo, a Noruega, o
Paquistão, a Espanha, a Suécia, a Suíça, a África do Sul, o Reino
Unido, a Irlanda do Norte, os EUA e a Jugoslávia. As dívidas alemãs
eram do período anterior e posterior à Segunda Guerra Mundial. Algumas
decorriam do esforço de reparações de guerra e outras de empréstimos
gigantescos norte-americanos ao governo e às empresas.

Durante 20 anos, como recorda esse acordo, Berlim não honrou qualquer
pagamento da dívida.

Por incrível que pareça, apenas oito anos depois de a Grécia ter sido
invadida e brutalmente ocupada pelas tropas nazis, Atenas aceitou
participar no esforço internacional para tirar a Alemanha da terrível
bancarrota em que se encontrava.

Ora os custos monetários da ocupação alemã da Grécia foram estimados
em 162 mil milhões de euros sem juros.

Após a guerra, a Alemanha ficou de compensar a Grécia por perdas de
navios bombardeados ou capturados, durante o período de neutralidade,
pelos danos causados à economia grega, e pagar compensações às vítimas
do exército alemão de ocupação. As vítimas gregas foram mais de um
milhão de pessoas (38 960 executadas, 12 mil abatidas, 70 mil mortas
no campo de batalha, 105 mil em campos de concentração na Alemanha, e
600 mil que pereceram de fome). Além disso, as hordas nazis roubaram
tesouros arqueológicos gregos de valor incalculável.

Qual foi a reacção da direita parlamentar alemã aos actuais problemas
financeiros da Grécia? Segundo esta, a Grécia devia considerar vender
terras, edifícios históricos e objectos de arte para reduzir a sua
dívida.

Além de tomar as medidas de austeridade impostas, como cortes no
sector público e congelamento de pensões, os gregos deviam vender
algumas ilhas, defenderam dois destacados elementos da CDU, Josef
Schlarmann e Frank Schaeffler, do partido da chanceler Merkel. Os dois
responsáveis chegaram a alvitrar que o Partenon, e algumas ilhas
gregas no Egeu, fossem vendidas para evitar a bancarrota.

"Os que estão insolventes devem vender o que possuem para pagar aos
seus credores", disseram ao jornal "Bild".

Depois disso, surgiu no seio do executivo a ideia peregrina de pôr um
comissário europeu a fiscalizar permanentemente as contas gregas em
Atenas.

O historiador Albrecht Ritschl, da London School of Economics,
recordou recentemente à "Spiegel" que a Alemanha foi o pior país
devedor do século xx. O economista destaca que a insolvência germânica
dos anos 30 faz a dívida grega de hoje parecer insignificante.

"No século xx, a Alemanha foi responsável pela maior bancarrota de que
há memória", afirmou. "Foi apenas graças aos Estados Unidos, que
injectaram quantias enormes de dinheiro após a Primeira e a Segunda
Guerra Mundial, que a Alemanha se tornou financeiramente estável e
hoje detém o estatuto de locomotiva da Europa. Esse facto,
lamentavelmente, parece esquecido", sublinha Ritsch. O historiador
sublinha que a Alemanha desencadeou duas guerras mundiais, a segunda
de aniquilação e extermínio, e depois os seus inimigos perdoaram-lhe
totalmente o pagamento das reparações ou adiaram-nas. A Grécia não
esquece que a Alemanha deve a sua prosperidade económica a outros
países. Por isso, alguns parlamentares gregos sugerem que seja feita a
contabilidade das dívidas alemãs à Grécia para que destas se desconte
o que a Grécia deve actualmente.


Sérgio Soares, jornalista

JUSTO OU LARGO?...

"Economia portuguesa está a ajustar-se mais depressa do que o esperado"


O que é que este Secretário de Estado quis dizer com estas palavras? Eu entendo que se a economia está a ajustar-se, o mesmo é dizer que está apertar, isto é a estreitar, isto é, a minguar, isto é, a afanicar, isto é, mais pequena, logo está pior. Não é assim?
Quando era alfaiate, eu ajustei muitos fatos, calças, casacos para quê? Para torná-los mais justos, mais pequenos, mais estreitos, para ficarem melhor. Neste caso parece-me que se a economia está ajustar-se é porque estava larga e convém apertá-la, para ficar à medida, neste caso à medida deste governo pequeno, deste pequeno país... 

TONY, O VERDADEIRO ARTISTA...


Para este é que a vida está boa. Leva a vida a cantar. Arrasta multidões para todo o lado e assim não há crise que o afecte. Enquanto houver parolos e uma comunicação social  (televisão, jornais, rádios) de rastos atrás dele, este Cristiano Ronaldo da "música", fará o golos que lhe apetecer nas balizas da ignorância.
Depois dizem que Guimarães é a Capital Europeia da Cultura. Tá bem...

Recorte do JN

domingo, 11 de março de 2012

ONDE PÁRA O PS DE PENAFIEL?


O PS de Penafiel, não está com coisa alguma. Não sabemos se esta estrutura partidária concelhia existe. Reconheço que a comunicação social local e regional só tem microfones e flashes para o poder. Reconheço que por isso, o partido não tem visibilidade, mas parece-me também que nada faz para inverter essa situação.  Reconheço que os vereadores do PS na Câmara Municipal de Penafiel, não têm voto em matéria alguma, uma vez que estão em minoria. A coligação manda e pode e faz o que quer. Mas também reconheço também que aqui há muita falta de iniciativa por parte deste partido da oposição.
Não sabemos o que o PS local pensa da regeneração urbana desta terra. Ainda não ouvi uma palavra de quem quer que seja sobre estas grandes transformações que estão a mudar a cidade de Penafiel. Este silêncio do PS para mim funciona como o ditado: quem cala consente. Deve estar de acordo com o facto de Penafiel servir de cobaia para as experiências laboratoriais de Paula Teles e Alberto Santos, no que diz respeito ao que está à vista de olhos na cidade. 
Se calhar já andam mas é preocupados com quem vai ser o candidato à Câmara Municipal no próximo ano. Eu já disse, que só voto num candidato que seja natural da freguesia de Penafiel, seja ele de que partido for. Eu quero um presidente desta freguesia, que tenha uma postura diferente, mais justa na defesa do património e da história da cidade. 
Acho que o PS de Penafiel está frouxo, amorfo, cinzento. Está "nem para lá nem para cá". Está pronto para o velório... 

Penafiel e a 2.ª Guerra Mundial (23)


Em Fevereiro de 1941, morre em Penafiel Mosenhor José de Vinhós. A sua morte foi muito sentida na cidade. Para além de ser muito conhecido no país, foi durante vários anos director do Colégio do Carmo. 
Entretanto na guerra, as batalhas sucedem-se um pouco por todo o norte de África, com o governo de Roma a ver-se forçado a solicitar reforços aos alemães. O comando supremo alemão decide então o envio para a Líbia dos primeiros contingentes. Hitler escreve a Mussolini manifestando-lhe a sua satisfação pela forma como os comandantes italianos dirigem as operações naquela zona. Oferece ao seu aliado a ajuda de uma divisão de blindados, com a condição de que os italianos contenham os ingleses.
O mês de Fevereiro de 1941 em Penafiel ficou marcado pelo forte vendaval que varreu a cidade. Algumas árvores de grande porte do jardim do Calvário, foram derrubadas. Outros estragos foram notados nas igrejas e casas de habitação, cujos telhados ficaram bastante danificados. Nas freguesias de Abragão, Vila Cova, Boelhe e Luzim, o ciclone causou também grandes estragos.
No que diz respeito à guerra, no dia 13, Petain e Franco encontram-se em Montplier. No dia 15, a Grã-Bretanha corta relações com a Roménia e a 19 a Turquia e Bulgária previamente pressionadas pela Alemanha, assinam um pacto de amizade pelo qual a Turquia se compromete a não considerar como acto hostil a passagem de tropas alemãs pelo terreno búlgaro. 
Enquanto isso, a pacatez de Penafiel não se altera, quando um jornal local vai dando conta, por exemplo de algumas queixas na delegação da polícia, em que se destacava o roubo de um casaco a um sujeito de Valpedre e uma outra queixa de uma senhora da Travessa da Fábrica, nesta cidade, contra o seu marido por abandono do lar. Esse mesmo jornal fazia referência à falta de luz no Campo da Feira, dando origem a algumas imoralidades no local. Dizia-se que as luzes do jardim do Calvário que davam para o campo da Feira, eram apagadas por causa da guerra, que obrigava à economia de energia.

Continua...

Penafiel e a 2.ª Guerra Mundial (22)

Estádio Municipal de Penafiel

O ano de 1941 começou com a 2.ª Guerra Mundial concentrada no norte de África. Os primeiros contingentes de tropas britânicas e australianas, entraram em contacto com as defesas italianas do sector oriental de Tobruk na Líbia. Churchil estabeleceu novas prioridades no mediterrâneo. A ajuda à Grécia deveria levar-se a cabo mesmo que se tivesse de travar o avanço no norte de África.
Em Penafiel, dois clubes penafidelenses (a União Desportiva Penafidelense e o Sport Clube de Penafiel), pretendiam filiar-se no mesmo campeonato havendo apenas um só campo. A Câmara de Penafiel, que já gastara mais de 600 contos na construção do Estádio Municipal, aventou a hipótese da construção de um outro num futuro próximo. Entretanto enquanto as obras não se pudessem fazer, alguém muito luminoso das ideias (assim se falou), aconselhou que se dividisse o estádio existente com um tapamento a meio, e assim ficariam os dois clubes servidos.
Entretanto, ao ter lugar a invasão da Grécia pelos italianos, Churchil concebeu o ambicioso projecto de ajudar os gregos e de organizar uma aliança com os países balcânicos contra o Eixo. Mas a oferta de Churchul foi inicialmente recusada pelo general grego Metaxas, até que depois da sua morte a 29 de Janeiro, o seu sucessor deu o seu consentimento.
Por cá, ainda em Janeiro de 1941, um jornal de Penafiel fazia referência à escadaria do Sameiro pelo incómodo que ela provocava. É que os degraus em causa não davam espaço para uma só passada, como não davam espaço para duas em cadência normal.


Continua...

sábado, 10 de março de 2012

PENAFIEL ONTEM E HOJE...

A minha predisposição para constantemente "bater" na regeneração urbana de Penafiel, todos sabem que não é política. Nunca iria por aí. Politiquices não é calçada que eu pise, ou açúcar com que adoço o café. Não, decididamente não. Faço-o apenas e só porque me parece estar acontecer coisas em Penafiel que muito me desgostam. Só isso.
Depois há ainda outra coisa. Eu não sou daqueles que dizem "ai no meu tempo", "antigamente é que era bom" ou que "Penafiel do passado é que era linda" e por aí fora. Tenho 62 anos, mas o meu tempo é este, e Penafiel hoje está muito melhor do que no tempo quando eu era criança ou adolescente. Também não vou aqui  destruir todas as imagens do passado penafidelense. Havia coisas bonitas em Penafiel e que foram destruídas. Refiro-me concretamente a algo como a Praça do Mercado, o Cine-Teatro S. Martinho, o antigo quiosque, o separador central arborizado nas nossas principais avenidas, a calçada à portuguesa existente nos passeios e se calhar a avenida das cerejeiras era mais bonita que a que temos hoje. Até o Largo da Ajuda com árvores era mais belo. Outros tempos de facto. 
Justino do Fundo costumava dizer num assomo de bairrismo que "Penafiel era a terra mais bonita do mundo". Não era, não. Lembro-me que, quando eu era rapazote, Penafiel era uma cidade suja, não tinha grande higiene. Havia lixo por todo o lado e houve durante muito tempo muitas artérias, muitas ruas da cidade em terra batida. Muitas mesmo. O comércio local era composto por lojas com portas sujas e gastas, carcomidas pelo tempo. Nada que se compare com o que se vê hoje. Veja-se a foto da casa do Antony, cuja entrada mais parece uma casa igual às que existem degradadas actualmente na Rua do Carmo. Veja-se a foto da criançada a brincar na Avenida Nova, actual Faião Soares, em que os esgotos corriam pela meio da rua. Eu morava na Travessa dos Fornos e não tinha saneamento. Era uma porcaria. Era de facto uma terra que pertencia a um país do terceiro mundo. Esse meu tempo era o mesmo tempo de Craveiro Lopes, de Salazar, de Tomás, de presidentes de Câmara que não tinham dinheiro, nem competência  para mudar e melhorar o que quer que seja.
Penso que o que faz a diferença de Penafiel de ontem para Penafiel de hoje, é de facto tudo o que está ligado à limpeza, à higiene, à salubridade, à falta de condições básicas de habitabilidade. Porque de resto em termos paisagísticos, a cidade de hoje perde em favor do passado. 
E eu que disse no início deste texto que não sou pessoa agarrada ao passado, porque o meu tempo é o de hoje. É é verdade, por isso é que a regeneração urbana que está aí hoje,  faz-me olhar para ontem... 



Clicar nas imagens para ver melhor o lado mau da nossa cidade há um bom par de anos...

sexta-feira, 9 de março de 2012

PENAFIEL PARA ONDE VAIS?...


Na sequência do texto que escrevi ontem, queria salientar mais alguma coisa que foi dito no jornal Repórter do Marão pela vereadora da mobilidade Paula Teles. Diz assim num sub título da peça jornalística na página 2 do referido mensal: "MAIS PEÕES, MENOS VEÍCULOS".
Só se for no papel porque na prática isso não acontece. E se os sinais de trânsito não se alterarem, a cidade de Penafiel vai ter mais veículos. E porquê? Se as pessoas não forem cegas e perceberem de código da estrada, sabem que agora não se pode sair das principais ruas da cidade, através da rampa das Freiras e pela rua que fica entre o Palácio da Justiça e o Parque Infantil. São menos duas saídas e continuando as entradas de tráfego com o consequente aumento de poluição. Verdade ou mentira? Claro que é verdade. Está lá tudo à vista. É desta forma que Paula Teles pretende que Penafiel deixe de ser cidade de "risca ao meio". Se é, não estou a ver como. Penafiel só deixará de ser "risca ao meio", quando construírem outras riscas, que o mesmo é dizer, quando se abrirem novas ruas, sejam lá para onde forem, mas para os lados do Parque da Cidade dava mais jeito. 
Quando é que aparece um presidente de Câmara que tenha a coragem de fazer a cidade abrir os braços e poder espreguiçar-se?  Até agora não vi. Até agora só me apercebi de evoluções na continuidade e estes desmandos da regeneração urbana em curso, que apenas muda que muda.
Um dia deste falarei dos pontos positivos desta regeneração urbana. Ou já falei? Ah, pois é, já falei. Já falei da zona do Centro de Saúde, da zona das Lages, onde, na minha opinião seria construído o Centro Escolar. E no local onde vai ser construído o Centro Escolar eu faria se tivesse dinheiro e poder o Cine-Teatro de Penafiel, goradas que foram as expectativas que se depositavam nos espaços da antigo cinema e no antigo Magistério Primário.
Já agora senhor Presidente da Câmara e vereadora da mobilidade, quando retiram as feiras do campo Conde Torres Novas? Dia de são nunca. Agora as vossas atenções estão concentradas na nova Estação da Mobilidade. Se calhar não tarda nada a dar à costa mais um certificado de qualidade ou uma qualquer bandeira para justificar, por exemplo aquela rotunda junto à antiga "escola dos rapazes".
Ó senhor presidente da Câmara, escreva aqui um comentáriozinho ao que vou escrevendo. Ande lá, desça ao meu patamar. Olhe que às vezes sobe-se descendo, pergunte ao Paulinho da Feiras...

quinta-feira, 8 de março de 2012

PENAFIEL FEITA COBAIA?...


A última edição do jornal "Repórter do Marão" traz mais uma vez Paula Teles a falar da regeneração urbana de Penafiel. Como a vereadora da mobilidade não faz outra coisa que não seja falar desta grande transformação que está a mudar Penafiel, eu por minha vez, também me acho no direito de voltar a falar delas, isto é: de Paula Teles e das mudanças paisagísticas que estão a acontecer na nossa terra.
Para começar queria comentar, se calhar rebater, uma frase da senhora vereadora: "No papel foi desenhada uma nova cidade, nas ruas as obras esculpem uma nova vida". 
Eu só pergunto: Sendo Penafiel  uma cidade com 242 anos, antiga comó caraças é justo uma senhora andar a desenhar uma nova cidade? Mas uma nova cidade para quem? Ela perguntou aos penafidelenses se é isso que querem?
Depois, Paula Teles ao reconhecer que este projecto tem sido um laboratório de ideias, está-me cá a parecer que quer transformar a nossa cidade num laboratório de experiências, ou seja fazer de Penafiel cobaia. Penafiel está a ser cobaia das suas ideias e experimentações. Inventa aqui, transforma ali, muda acolá, entretanto Penafiel corre o risco de se descaracterizar. Depois se as experiências não surtirem o efeito previsto, ela pode muito bem ir-se embora porque quem vier atrás fecha sempre a porta. Eu já disse que com esta regeneração urbana, anda-se a inventar demais em Penafiel, passem-se os certificados de qualidade que se passarem.
Porque razão Paula Teles e Alberto Santos não vão inventar para outro lado? Se querem uma cidade nova porque não a constroem de raiz lá para os lados do Rio Sousa ou do Rio de Cavalum, por exemplo? Não era em Novelas que ia nascer uma nova centralidade? Há tempos o Sr. presidente da Câmara falou disso. Então porque não se mudam para lá com armas e bagagens? Podem fazer trinta por uma linha, pintar a manta, fazer e desfazer tudo o que lhes apetecer, porque é a sede de protagonismo que comanda as suas vidas. Força!
Meus amigos, a cidade de Penafiel só precisava de umas obras de restauro, algumas correcções,  recuperações de algumas zonas, melhor mobilidade e ser mais acessível a todos os cidadãos.  Ninguém se lembra por exemplo, do casario da zona histórica que está envelhecido e precisa de uma regeneração a sério? Para isso não pediram fundos comunitários. Pois é disso que Penafiel mais precisa.
Agora lembraram-se da Estação da Mobilidade, ali para os lados do jardim do Calvário. Os meus leitores não me perguntem o que isso é, que só sei que não são rosas, senhores...

quarta-feira, 7 de março de 2012

IPADS...


O novo iPad prepara-se para chegar a todas as lojas. Foi assim que surgiu a grande boa nova.  Esta história destas novas tecnologias é de humor negro. Gostava mais de saber que, trabalho e melhores condições de vida chegam a todos os lares de Portugal. Não tenho nenhum prazer em saber que o homem consegue fazer coisas do arco da velha. O homem não presta, pelo menos aqueles que detêm o poder político e financeiro. Investem em merdas e as pessoas não contam. E a inteligência que julgam ter não lhe permite lobrigar que assim não vamos a lado algum. Que me interessa  iPads, iPods ou iPuds, se este país não tem comida para todos. Que me interessa exibir telemóveis de uma geração que ainda está para vir, se numa só semana em Portugal morreram mais de 3000 idosos de frio.
Vão me desculpar o vernáculo, mas este país é mesmo filho da puta. Não interessa a ninguém. 
E pronto agora vou dormir à procura de melhores dias através de um qualquer sonho que queira partilhar as minhas almofadas nocturnas.
País de merda...

terça-feira, 6 de março de 2012

O LIVRO MANETA...


A foto não é famosa. Foi retirada do jornal "Imediato". Mostra Alfredo de Sousa a autografar um livro que é composto por poemas de poetas penafidelenses... já falecidos. 
Já há muitos anos que eu venho falando da necessidade da realização ou da criação de uma colectânea de poetas e escritores de Penafiel, mas também vivos. 
Pode ter havido boa vontade por parte da "família social democrata", mais conhecida por Adiscrep em ter-se lembrado da compilação de poemas de alguns poetas penafidelenses que já não estão com nós. Mas, só falecidos porquê? Quem se lembrou de tamanha pequenez? Se se perguntar a um poeta vivo de Penafiel, se gostaria de fazer parte deste livro, a resposta poderá sair rápida e explícita: "porra, vade retro Satanás" batendo na mesa de madeira com os nós dos dedos.
Depois este trabalho, está ferido na sua credibilidade porque não houve da parte de quem o fez um trabalho de casa sério. Creio que foram dez os poetas escolhidos. Foram os mais famosos, os mais conhecidos.  Por isso é um livro manco. É o retrato de quem o criou. A puxar para a intelectualidade. 
Eu admito omissões,  falhas, esquecimentos na feitura de um trabalho como este. A questão coloca-se sempre: porque razão este poeta foi incluído e aquele não? Mas aqui não cabe o critério adoptado. Aqui houve uma grande falta de seriedade cultural. 
Eu traria aqui nomes de poetas que foram colocados à margem desta obra. Mas não vale a pena. Não são eruditos. São mais populares e Alfredo de Sousa não é popular, pensa que é culto. Por isso é que eu digo que este trabalho só podia ter a marca deste cidadão gaiense...

Já agora aqui fica um soneto de um poeta penafidelense já falecido:

Eu sou ignaro e mísero campónio
Sem instrução, nem coisa que o valha:
Se a vida, cada qual, é como calha
A mim calhou viver como lapónio.

O santo do meu nome é Santo António
Não sou um menestrel, que o estro falha,
Para espalhar tal glória, como espalha
O perfume da flor, leve favónio.

Por amor da beleza e da fartura,
É sempre a trabalhar; fura que fura
E a vida vou passando sem prazer.

E para não gramar maior codilho
Vou fugindo às paixões que dão sarilho
e podem estorvar a bem morrer!

António Leitão
de Castelões de Recesinhos

Assim de repente lembrei-me de alguns poetas penafidelenses que já partiram: Simão Rodrigues Ferreira, Gonçalo Alves, Luís de Chatillon, David Vasconcelos, Manuel Ferreira Coelho, Fernando Queirós, Arlindo Pinto, Ana Elisa do Couto, José Coelho Babo, Ana Lopes Vieira...que não fazem parte do livro, que assim ficou maneta...

O CLUBE DOS POETAS MORTOS...

Logo que me seja possível virei aqui falar do lançamento de um livro de autoria (pelo menos está lá o nome) de Alfredo de Sousa. É um livro que contém poemas de alguns poetas já falecidos. Mais uma vez se atentou à lucidez. Eu que já há muito tempo venho falando na lacuna de uma colectânea de poetas de Penafiel... 

ANIMAIS...


Eu dedico o texto que está na coluna direita desta página, de autoria do poeta Manuel António Pina, aos políticos de Penafiel que trouxeram para esta terra alguns espectáculos sanguinários, a que dão o nome de touradas...

segunda-feira, 5 de março de 2012

O MECO...


Clicar nas imagens para ver melhor os estragos

Este "meco" ou pilarete nada bem instalado, hoje já fez estragos no farol de um camião. Este local é junto à mercearia Pedro, perto dos Bombeiros Voluntários.  Este camião que se vê na imagem estava a estacionar para descarregar mercadoria para a dita mercearia...  

domingo, 4 de março de 2012

A MORTE SAIU À RUA - Lucio Dalla


Só soube hoje da morte de  Lúcio Dalla, um cantor italiano que ajudou também ele a imortalizar toda uma geração de cantores românticos. Morreu no passado dia 1 de Março e hoje mesmo faria 69 anos. Aqui fica uma canção intitulada  curiosamente "4 de Março de 1943". Meus senhores e minhas senhoras, o grande LUCIO DALLA...

CIDADE DE PENAFIEL...


Ainda há gente que, ou é teimosa ou é burra. E também há blogues burros comó c...
De uma vez por todas, Penafiel nunca foi elevada à categoria de cidade. E não foi, porque Penafiel nunca foi vila. Arrifana de Sousa era vila e em 1770 mudou de estatuto. Esta terra deixou de ser Arrifana de Sousa para ser a partir daí CIDADE COM O NOME DE PENAFIEL. 
Isto não é um preciosismo. É uma verdade histórica. Já são horinhas para deixarem de ser burros, f...

O 3 DE MARÇO EM PENAFIEL...


Ontem, dia 3 de Março, fui ao Museu Municipal. Já lá não ia há bastante tempo. Realizaram-se lá parte das comemorações da elevação da vila de Arrifana de Sousa a cidade com o nome de Penafiel. 
Foi lançado um livro sobre o Corpo de Deus de Penafiel, cujo autor é de Torres Vedras. Custava 25 euros. É evidente que não comprei. Não sei se é caro, mas sei que é muito dinheiro. Fico com a impressão que nesta terra fazem-se coisas inacessíveis aos penafidelenses. Acho que a Câmara Municipal deveria tomar conta desta publicação e colocá-la aos dispor dos cidadãos interessados por um preço mais acessível. Não era preciso disponibilizar muitos milhões para isso.  Assim não. Cinco contos? Isso é que era bom. E depois sobre o Corpo de Deus penafidelense eu, já sei o suficiente. 
Se calhar o autor da obra em questão não sabia, por exemplo que Arlindo Alves, ex-cobrador do FC de Penafiel e pai do meu amigo António Arlindo, ex- director do "Notícias de Penafiel" foi o proprietário e o maior dinamizador do Baile dos Pausinhos. Depois eu próprio (e não só eu) tenho comigo as letras dos Bailes dos Alfaiates e dos Sapateiros, que não foram focados na intervenção de José Alberto Sardinha, autor do livro.  Devo dizer também que o Baile dos Pretos não devia ser recuperado. Este Baile existiu num contexto histórico temporal que não escandalizava as consciências das pessoas, pela letra ter conteúdo racista.  Hoje o Baile dos Pretos não faz sentido.
Terminada a apresentação do livro, seguiu-se a constituição de nova mesa de honra. Então senti que estava na hora de eu ir embora. Era chegada a vez da cerimónia de atribuição de medalhas de ouro de mérito. Tirando uma ou duas medalhas bem atribuídas, a maioria das atribuições não tinham grande sustentabilidade. Na minha opinião, claro.
O que eu não percebi foi a nova composição da mesa de honra. Foi chamado o deputado Mário Magalhães em detrimento de Susana de Oliveira. Porque? Por ele ser deputado? Hoje qualquer "Zé da Esquina" faz parte da Parlamento. Se calhar foi substituir Susana de Oliveira que, essa sim, enche uma mesa, com sua juventude, com a sua beleza, com os seus argumentos, com a sua postura. Gosto de facto desta vereadora.
Mas eu já não estava lá para testemunhar tamanha inlucidez.
Saí do Museu, não sem antes ter perdido um tempão à procura do meu guarda chuva. Estive quase a levar comigo um qualquer, de preferência  melhor que o meu. Nunca tinha visto tantos guarda chuvas juntos. Parecia uma feira deles. Achei graça ao colorido do guarda-chuveiro. Afinal toda a gente aspirava e rezava pela chuva e depois que ela veio já andavam com medo dela... 

sábado, 3 de março de 2012

O DESEMPREGO EM PENAFIEL...


O desemprego em Penafiel está em alta. Consequências das políticas e dos políticos que temos no país e nesta terra. Sim porque quando há eleições, os candidatos falam do desemprego e prometem mundos e fundos em investimento e criação de postos de trabalho.
Nesta matéria diz o presidente da Câmara de Penafiel, Alberto Santos no jornal Imediato:  "esta (a regeneração urbana e o centro escolar) é uma forma de ajudar na manutenção dos empregos das pessoas". Alberto Santos disse mais: garantiu que no que concerne às obras levadas a cabo pelo município, tem apostado na contratação de empresas do concelho e da região.
Estas palavras não me convencem, mas se calhar são verdadeiras. Sim porque estar a fazer obras onde não é preciso, é de facto é uma obra de caridade, porque dar que fazer é dar que comer. É altruísmo. É solidariedade. É uma forma de não contribuir para o aumento do desemprego na região. É uma maneira de evitar mais fome e miséria nesta zona do Vale do Sousa. Um dia destes a Câmara, deixa de ser um município e passa a ser uma Santa Casa cheia de Misericórdia. 
Nesta ordem de ideias, quando acabarem estas obras de regeneração urbana, o que é que vai acontecer a tantos postos de trabalho? Vai tudo para o desemprego? Mais insolvências? Não, claro que não. Viabilizam-se mais uns milhões através dos tais fundos comunitários e fazem-se mais obras desnecessárias. 
Como se desfazem e fazem novos passeios. Como se fazem e desfazem quiosques, postos de turismo e centros escolares, deitam-se abaixo a igreja da Matriz e da Misericórdia (coitadas já têm cerca de 500 anos, estão velhas, é preciso regenera-las)  e constroem-se novo. Chama-se o Siza, o Távora ou o Souto e lá vai granito. Fica garantida assim a continuidade por mais uns tempos das empresas de extracção desta pedra tão apreciada pela edilidade penafidelense.
Se estão a fazer obras para dar trabalho às pessoas, porque razão não se avançou também na construção da "obra do século" de Agostinho Gonçalves: uns novos Paços do Concelho, no espaço onde vai ser construído o centro escolar? Também era uma obra desnecessária. 
A Bracalândia sim, a Bracalândia é que era um investimento fundamental para o desenvolvimento de Penafiel. O Centro Qualquer Coisa de Novelas também, etc, etc...