quinta-feira, 1 de março de 2012

O PARQUE INFANTIL...


Antigamente o parque infantil era assim, como mostra esta foto do Antony. As crianças como eu passaram tardes e tardes de Domingo, pagando cinco tostões.  E assim esteve durante muitos anos. Posteriormente e bem, colocaram em redor do parque um gradeamento verde. Ficou bem. Mas esse gradeamento foi sol de pouca dura. Há uns dez ou onze anos, fizeram uma remodelação que valorizou bastante este parque. O que no meu entender ficou mal, muito mal,  foi uma espécie de paliçada a murar este pequeno paraíso da brincadeira. O parque ficou escondido. Depois o material aplicado era de madeira que deu no que deu. Deteriorou-se rapidamente. 
Agora com a regeneração urbana em marcha, houve uma intervenção no local. Ora aqui estava uma boa oportunidade para corrigir o que estava mal. Se o parque infantil estava escondido assim ficou.
Podiam ter aproveitado os milhões que andam por aí a voar de pedra em pedra e recolocar um gradeamento em volta do parque. Era a melhor solução. Porque os pais, ou avós que estivessem por exemplo sentados na esplanada, podiam vigiar os seus filhos ou netos com um simples olhar, como se fazia noutros tempos. Eu próprio fiz isso. Eu estava na esplanada  com os amigos e a minha filha e os filhos dos outros estavam no parque, de vez em quando a gente levantava os olhos e via se estava tudo a correr como devia. Assim vedado como esteve durante dez anos e como está agora, não há hipótese. O parque por dentro está óptimo, mas aquele "muro" em volta tira-lhe muito da sua beleza. Assim não está bonito. O parque devia ser aberto. Mais uma vez em Penafiel prevaleceu o mau gosto...

Foto tirada da esplanada...

Clicar nas imagens para ampliar

4 comentários:

  1. Boa noite meu amigo,como recordar é viver, quero dar-lhe os parabéns pelas fotos expostas especialmente a mais antiga.
    Pois eu também brinquei neste parque muito bonito, em que na época se pagavam 5 tostões e a empregada já falecida (Sr : Clarinha)esta senhora era muito amiga das crianças, um bem haja á sua alma.
    Mais uma vez deixo um alerta,reparei na terceira foto, a árvore que tem uma gravata já faz alguns anos e ninguém lha retira, será que custa assim tanto subir 6 metros numa escada e cortar essa gravata ou melhor um arame que está a matar a mesma aos poucos, ninguem ve isto? sei que é mais fácil cortar fitas no solo ou para inaugraçoes repetitivas ao mesmo local e colocar a primeira pedra.

    cumprimentos .




    j. oliveira

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo Sr. J. Oliveira, amanhã vou dar uma vista de olhos à árvore que diz ter uma gravata. Eu já andei à procura mas não encontrei nada. Prometo procurar melhor para também chamar a atenção a quem de direito e sanar o que pode ser um atentado à natureza...

    Um abraço
    Beça Moreira

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Sr. J. Oliveira andei pelos lados do jardim e não vi qualquer gravata cravada em qualquer árvore. O que lhe peço é que me diga exactamente em que local, ou em que árvore está essa gravata. Ou então se puder tire-lhe uma foto e envie-me para o meu mail...

    Um abraço
    Beça Moreira

    ResponderEliminar
  4. Boa noite meu amigo, a respectiva árvore está encostada ao parque infantil,em frente a caxemira mais propriamente junto a praça dos táxis a gravata situa-se no ramo lado direito a cerca de 6 metros do solo ou melhor é árvore que está exposta na sua terceira foto (o parque infantil).


    cumprimentos .




    j.oliveira

    ResponderEliminar