terça-feira, 13 de março de 2012

PASSA FOME E ANDA ALEGRE...


Entretanto gastaram-se milhões no descampamento do Toural para a festiva e espampanante Capital Europeia da Cultura em Guimarães e na "movida" da juventude em Braga. 
Está-me cá a parecer que este país continua a ser varrido por ventos altamente prejudiciais ao ser humano. Não consigo compreender como é que cultura possa prejudicar o normal funcionamento da vida das pessoas, não só nestas cidades, como no resto do país. Não há cultura que resista a um estômago vazio. Perguntem ao vento que passa.
Hoje Portugal não tem água, quando no ano passado teve-a com fartura. Agora anda com as calças na mão a olhar para o céu à espera de milagres. Ao longo destes 38 anos de democracia, este país não soube, não quis preservar este precioso líquido, construindo as barragens que fossem necessárias. Mas para o pagode, isto é, para Euros de futebol, estádios de futebol, Expos, pseudos Capitais de Cultura, financiamento de partidos políticos, campanhas eleitorais, absurdas (algumas) regenerações urbanas ,espalhadas um pouco por todo o lado, houve e haverá sempre o vil metal. Mas para tirar as pessoas da situação de fome, de desemprego e da miséria, não está cá quem falou. Fico com a impressão que é necessário mudar de democracia, para uma que seja verdadeira. Esta não é com certeza.

Um caso particular em Penafiel: Esta terra vai gastar 10 milhões de euros numa regeneração urbana contra-natura, entretanto na freguesia de Boelhe o saneamento ainda não começou, segundo o seu presidente de Junta, numa recente entrevista ao jornal "Notícias de Penafiel". 
Ah... mas vamos ficar todos consolados com a nova Estação da Mobilidade que se prepara para arrancar no Jardim do Calvário. Fixe...

Recorte retirado do JN

Sem comentários:

Enviar um comentário