domingo, 11 de março de 2012

Penafiel e a 2.ª Guerra Mundial (23)


Em Fevereiro de 1941, morre em Penafiel Mosenhor José de Vinhós. A sua morte foi muito sentida na cidade. Para além de ser muito conhecido no país, foi durante vários anos director do Colégio do Carmo. 
Entretanto na guerra, as batalhas sucedem-se um pouco por todo o norte de África, com o governo de Roma a ver-se forçado a solicitar reforços aos alemães. O comando supremo alemão decide então o envio para a Líbia dos primeiros contingentes. Hitler escreve a Mussolini manifestando-lhe a sua satisfação pela forma como os comandantes italianos dirigem as operações naquela zona. Oferece ao seu aliado a ajuda de uma divisão de blindados, com a condição de que os italianos contenham os ingleses.
O mês de Fevereiro de 1941 em Penafiel ficou marcado pelo forte vendaval que varreu a cidade. Algumas árvores de grande porte do jardim do Calvário, foram derrubadas. Outros estragos foram notados nas igrejas e casas de habitação, cujos telhados ficaram bastante danificados. Nas freguesias de Abragão, Vila Cova, Boelhe e Luzim, o ciclone causou também grandes estragos.
No que diz respeito à guerra, no dia 13, Petain e Franco encontram-se em Montplier. No dia 15, a Grã-Bretanha corta relações com a Roménia e a 19 a Turquia e Bulgária previamente pressionadas pela Alemanha, assinam um pacto de amizade pelo qual a Turquia se compromete a não considerar como acto hostil a passagem de tropas alemãs pelo terreno búlgaro. 
Enquanto isso, a pacatez de Penafiel não se altera, quando um jornal local vai dando conta, por exemplo de algumas queixas na delegação da polícia, em que se destacava o roubo de um casaco a um sujeito de Valpedre e uma outra queixa de uma senhora da Travessa da Fábrica, nesta cidade, contra o seu marido por abandono do lar. Esse mesmo jornal fazia referência à falta de luz no Campo da Feira, dando origem a algumas imoralidades no local. Dizia-se que as luzes do jardim do Calvário que davam para o campo da Feira, eram apagadas por causa da guerra, que obrigava à economia de energia.

Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário