domingo, 9 de janeiro de 2011

A "PERSONALIDADE DO ANO" segundo o jornal "Verdadeiro Olhar" - Capítulo 3

Sr. Director do jornal Verdadeiro Olhar

Como o senhor não sabe o que se passa em Penafiel, mais uma vez eu vou informá-lo de algumas penafidelidades que desconhece.

Em primeiro lugar quando o senhor diz nas justificativas para a atribuição do prestigiado galardão: “foi Alberto Santos que conduziu o processo que deu ao Museu Municipal nova casa em 2009”, não devia dizer, porque é mentira. Nada mais falso, meu caro amigo. O Sr. não sabe do que está a falar. Quanto à sua redacção de jornalistas, também não sabem o que quer que seja nessa matéria. Eu não venho aqui em defesa deste ou daquele político que antecedeu a Alberto Santos. Quero que tenham muita saúde e passem muito bem.

O local onde está instalado o Museu de Penafiel, foi uma ideia da dupla Agostinho Gonçalves e do vereador da cultura Rui Silva, contra o qual o PSD na altura votou contra. Nessa altura o PSD e Alberto Santos como deputado municipal, foram contra tudo o que estava à volta da construção do Museu. Isto para que saibam. Depois, quando Alberto Santos entrou para presidente da autarquia em 2002, o novo Museu já tinha projecto aprovado e financiamento assegurado. Reservou-se para o actual presidente um papel menor, que foi dar fim àquela obra.

Esta história faz-me lembrar Rubens, um célebre pintor do século XVII. Este artista flamengo, tinha uma equipa de pintores, seus discípulos. Para a realização das suas grandes obras, ele fazia o mais importante que era traçar a lápis na tela o esqueleto do trabalho que pretendia realizar. Depois, quem colocava a cor e a tinta eram os seus discípulos. E o Museu Municipal de Penafiel foi um pouco assim. Quem fez o trabalho mais difícil foi Agostinho Gonçalves. Alberto Santos limitou-se aos acabamentos. Mas atenção, não estou a querer dizer que Alberto Santos seja considerado discípulo de Agostinho Gonçalves. Não, nada disso. Estou somente a dizer o que disse. O trabalho principal no Museu, quem o fez não foi a vossa Personalidade dos dois últimos dois anos. Por muito que lhe doa, esta é a verdade, Sr. Director do Verdadeiro Olhar.
Mais, estou plenamente convencido que se Rui Silva continuasse na presidência da Câmara, o Museu abriria muito mais cedo, e a sua construção não teria caído nas mãos de Santa Engrácia.

O Museu Municipal é de autoria de Alberto Santos como a Biblioteca é de Agostinho Gonçalves. Nunquinha na vida. Para mim, ambos os equipamentos de cultura são de autoria da Câmara Municipal de Penafiel, independentemente do presidente que estivesse no poder. Mas não estarei a ser injusto, se disser que a Biblioteca é de autoria de Justino do Fundo e o Museu é de Agostinho Gonçalves, doa a quem doer.

Quer mais? O próprio Parque da Cidade, não foi ideia de Alberto Santos. Rui Silva disse numa entrevista ao meu jornal em Junho de 2001, que Penafiel ia ter Parque da Cidade. Posso prová-lo, se quiser. Alberto Santos limitou-se a pegar na ideia e concretizá-la. Ele que, nas eleições autárquicas de 2001 acusou Rui Silva de como presidente, fazer apenas obras de consequência e não de iniciativa. Parece-me que foi ao contrário.

Sr. Director, a sua redacção está em Paredes, mas parece estar nos antípodas de Penafiel. Porque tudo o que diz sobre Alberto Santos ou é exagerado ou mentira. O seu jornal não acompanha os acontecimentos de Penafiel. Não sabe o que se passa...

Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário