terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A "PERSONALIDADE DO ANO" segundo o jornal "Verdadeiro Olhar" - Conclusão

Sr. Director do jornal "Verdadeiro Olhar"

O seu jornal também premiou Mário Magalhães pelo seu desempenho à frente da empresa municipal “Penafiel Verde. Francamente. O que é que é feito daquele monte de papéis que o senhor me mostrou, quando lhe fiz uma visita, em que punham em causa as contas dessa empresa municipal? Deitou-as ao lume? Fez muito bem, porque vai por aí um frio de rachar.

Sabe que a empresa das águas, já subiu os preços das milhares de taxas que vêm escarrapachadas na facturação. Isto num ano de grandes dificuldades para os consumidores em geral. Deve saber. Mas se calhar não sabe que esta empresa patrocina o FC de Penafiel. Também não sabe quanto isso custa. Nem eu sei, o quanto eu pago na minha factura que vai para os bolsos de uma equipa de futebolistas estrangeiros. Mário Magalhães, não imitou por exemplo, o seu colega de partido Marco António Costa, de Gaia, que introduziu na factura da água, um tarifário social para beneficiar cerca de quarenta mil famílias carenciadas.

Voltando à vossa “Personalidade do Ano” e para terminar. Só faltam 30 meses para Alberto Santos ir embora da Câmara. E nestes 30 meses muita coisa ainda pode acontecer. Mas a acontecer e pelos “ameaços”, Penafiel não vai ficar melhor, não vai ficar mais atractiva, mais bonita, capaz de seduzir quem por lá quiser passar. Na minha opinião, este autarca perdeu uma grande oportunidade de modernizar, corrigir, embelezar Penafiel, com sustentabilidade e razoabilidade. As mudanças já operadas e as que se projectam para o futuro, vão continuar a derrubar referências numa terra, que tinha tudo para se tornar a “melhor terra do mundo”.

Alberto Santos teve tudo para ter sido um grande autarca e Penafiel ter beneficiado com isso. Penafiel anda a descaracterizar-se todos os dias…

Ah, já me estava a esquecer, senhor director. Será que vocês atribuíram o Premio Personalidade do Ano, por Alberto Santos ter recuperado em 2010, a maior esplanada de Penafiel, que fica no jardim do calvário e o Bar do Lago no jardim do Sameiro? Por se ter munido de uma postura camarária de 1951/52 para assim  proibir a construção de um centro comercial no local do antigo cinema? Por ter construído uns mais que necessitados sanitários no centro da cidade? Por ter adquirido o prédio dos “machadinhos”, evitando com isso a destruição de uma referência de Penafiel? Teria sido?
A ser assim está correcta a vossa distinção…

Até sempre…

Sem comentários:

Enviar um comentário