segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A "PERSONALIDADE DO ANO" Segundo o jornal "Verdadeiro Olhar" - Capítulo 4

Sr. Director do jornal "Verdadeiro Olhar" 

O senhor também alude ao pioneirismo deste executivo. Pioneiro é de facto um vocábulo muito utilizado por Alberto Santos. Utilizado até à exaustão, até ao cansaço, faz lembrar o Cavaco quando governava, e disse milhões de vezes aos não sei quantos ventos, que Portugal estava no pelotão da frente.

Penafiel é pioneiro nas acessibilidades e mobilidades para todos, quando estas ainda estão por fazer. Mas bandeiras tem que chegue. Aqui sim é pioneiro. Nunca vi tantas bandeiras. Até tem uma na “Penafiel Verde”. Começou pela simples bandeira da mobilidade, depois veio a de prata, quase no dia seguinte, veio a de ouro. A continuar assim temos em breve a de platina, para depois vir a de diamante.

Em relação à mobilidade em Penafiel, o que eu vejo é muito paleómetro e pouca obra. É livros (dois luxuosos livros) reuniões, mais reuniões, conferências e mais conferências sofás no meio da rua e obras por fazer. Vá a Penafiel e dê uma volta ali perto do edifício da Câmara e veja a quantidade de barreiras arquitectónicas.
Há dias um senhor idoso, depois de atravessar a passadeira em frente à Câmara, não levantou devidamente a perna para aceder ao passeio e foi parar ao hospital. No chão ficaram as marcas a vermelho do tombo que deu.

Já agora repare no ridículo de reivindicarem o pioneirismo no que respeito à redução do sal no pão. Fico siderado com tamanho feito. Depois como se não bastasse, um dia destes também soubemos que a Câmara distribuiu fruta pelas escolas.
Mas… o que é isto? Também é pioneiro na distribuição de maçãs, laranjas e bananas? Então as escolas não davam fruta aos alunos? Esta notícia que mereceu honras de primeira página em jornais locais e regionais, mais parecia uma cena de um telejornal, quando se vê humanitários a distribuir comida nos campos de refugiados.

Este executivo virou nutricionista, com esta história de ensinar a comer com menos sal e mais fruta. Só gostava de saber se nos últimos jantares de Natal que a edilidade e Junta de freguesia pagaram aos funcionários da Câmara e aos reformados pobres e ricos desta terra, se confeccionaram as comidas menos salgadas. Pronto, gostava de saber. É que eu não fui a nenhum destes jantares pagos com o dinheiro dos contribuintes. Em Penafiel não é o sal no pão que faz subir a pressão arterial. São outras coisas…

Quanto à história das Scuts e da IC 35, estou convencido, que se a cor do governo fosse laranja, Alberto Santos não seria tão “vermelho”, tão combativo, tão “refilão”. Todos nós sabemos como é partidarite, como são os políticos, ou não fosse esta a classe mais desprestigiada, de umas quantas que andam por aí que só pensam no topo da carreira sem se esforçarem muito na execução nas sua tarefas. Para bom entendedor meia palavra basta…
E depois em relação às Scuts, a minha opinião é: ou pagam todos ou não paga ninguém. Defendo o princípio do utilizador pagador. Parece que Alberto Santos não pensa assim.


Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário