sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A PERSONALIDADE DO ANO segundo o jornal "Verdadeiro Olhar - Capítulo 1

Sr. Director do Jornal “Verdadeiro Olhar”

O que me traz aqui é algo que já pressente. É isso mesmo: a escolha pelo seu jornal de Alberto Santos para prémio “Personalidade do Ano”.

Começo por dizer, e não é novidade para quem quer que seja, que nada de pessoal me move contra Alberto Santos. O que me separa do presidente da Câmara, é estritamente público e municipal. Já o conheço há bastantes anos e da sua privada não sei, nem quero saber. A mim o que me interessa é ver e saber o que ele faz ou deixa de fazer em Penafiel, concretamente na minha cidade. 

Então e em jeito de introdução deixe-me dizer, que o supra sumo do jornalismo desta região disse há tempos, numa das suas intervenções “sem emenda” numa televisão de carácter regional, que José Sócrates esfalfou-se todo para obter um autógrafo de Chico Buarque, numa das suas visitas ao Brasil. Mas esqueceu-se, que houve um amigo dele, que por acaso é presidente de Câmara, que até o trata por tu, levou uns apertos, levou uns empurrões da populaça para levar um sarrabisco do Tony Carreira no seu bloco de notas, para mais tarde recordar. Isto sem falar daquele grande e efusivo abraço que deu e levou do filho do rei da piroseira, o menino de plástico de nome Mikael, numa recente Agrival.

Não sendo eu socrático, porque sou mais aristotélico, só posso gabar o bom gosto do nosso Primeiro-Ministro, porque Chico Buarque não tem propriamente a “carreira” destes cantadores da sopeirada, que transformam notas de música em notas de conto, com uma facilidade impressionante. Vá-se lá saber como e porquê.

O presidente de câmara de que estou a falar, é de facto o seu escolhido como a Personalidade do Ano de 2010, Alberto Santos. Eu que pensei que os gostos musicais de Alberto Santos, não andassem por aí. Mas cada um é como cada qual e não tenho nada com isso. Mas…eu nunca me meteria em confusões para obter um autógrafo de quem não gosto, valha-me deus…

Há um outro pequeno mas significativo apontamento que devo deixar aqui repousar: Quando Sousa Pinto se apresentou como candidato à presidência da câmara, salvo erro em Abril de 2009, numa roda de amigos jornalistas, ouviu-se o seguinte comentário: “Alberto Santos é uma decepção. Esperava-se muito mais de uma pessoa de outra geração, não trouxe nada de novo, ele que é um jovem…”. Isto foi dito por um, que o tenho como um jornalista insuspeito, porque não é natural de Penafiel.

 Não quero que duvide do que estou a falar. É tudo verdade. Não tenho o costume de inventar, como o senhor director, que inventou tudo e mais qualquer coisa para me dar um chuto no cu do seu jornal. Olhe que hoje ainda lá tenho a marca.

Mas são águas passadas e como águas passadas os moinhos não servem para nada, só me resta dar uns mergulhos nas agora “límpidas” águas do Cavalum, para disfarçar o vermelhão que lá ficou.


Continua…

Sem comentários:

Enviar um comentário