sexta-feira, 13 de maio de 2011

PENAFIEL E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (2)


Em Agosto de 1939, um pacto de não agressão germano-soviético  deu as mãos livres ao nazismo para atacar a Polónia. Seguro da passividade soviética, Hitler ordenou a sua invasão, o  que aconteceu no dia seguinte. A disparidade de forças era total, mas os polacos tinham de escolher entre a guerra e a ocupação pura e simples.
No dia 1 de Setembro de 1939, o mundo acordou com a guerra na Europa. Estalara a Segunda Guerra Mundial.
As primeiras quarenta e oito horas de campanha da Polónia foram determinantes para a vitória alemã. Os blindados alemães avançaram fechando o inimigo em grandes bolsas. Algumas divisões polacas conseguiram romper o cerco e chegar a Varsóvia, outras pura e simplesmente sucumbiram.

Por esta altura, outros ares se respiravam em Penafiel. Os jornais da altura falavam da qualidade das Termas de S. Vicente. A afluência era grande. Encontrava-se ali gente de vários pontos do país. Embora com um aspecto algo pobre, eram muito bem situadas. E segundo um afamado hidrologista, este estabelecimento termal tinha as melhores águas da região. A comissão instaladora das Termas de S. Vicente estava a envidar esforços no sentido de melhorar o aspecto do parque, suprimindo uma quantidade de tascos que por ali apareceram.

Entretanto a França e a Grã Bretanha declaravam guerra à Alemanha. O embaixador britânico em Berlim mandava um ultimato a Hitler. O embaixador francês fez o mesmo no mesmo dia. A Grã Bretanha através de Chamberlain (primeiro ministro inglês), comunicava ao seu país o bloqueio naval germânico.

Em Penafiel, era de futebol que se falava. O Sport Club local, com intuito de angariar fundos realizou no Campo da Feira, uma gincana de automóveis com afluência de concorrentes e público dignos de registo. Isto nos primeiros dias de Setembro de 1939.

Sem comentários:

Enviar um comentário