domingo, 15 de maio de 2011

RTP E A SUA PRIVATIZAÇÃO...


Ultimamente tem-se falado muito em privatizações. Uns contra e outros a favor. Por exemplo no caso da RTP. O Partido Socialista é contra a sua privatização. Jorge Lacão é a favor. O PSD é a favor, Marcelo Rebelo de Sousa é contra. 
Sabemos que por vontade do PSD privatizava-se tudo. Até a Segurança Social.  Passos Coelho, Eduardo Catroga e companhia, não têm um programa eleitoral credível. Sabemos que no PSD ninguém se entende. Andam todos à coca dos tachos. Como diz Santana Lopes, estão todos com os olhos postos nos lugares mais rendíveis. Quem vota nesta gente, como disse ainda há poucas horas o grande líder Alberto João Jardim, mas noutro sentido, claro, anda a "enfiar o barrete". 
Eu entendo que há empresas que devem ser privatizadas, por exemplo a RTP e a TAP. Mas a EDP, Águas de Portugal,  CGD, SNS (Serviço Nacional de Saúde) devem ter capital exclusivamente estatal. Estas deviam pertencer totalmente ao estado. 
Quanto à RTP, eu acho que devia ser privatizada. Esta estação televisiva não pratica serviço público nenhum. Por dia recebe do estado que somos nós, um milhão de euros. E o que que é que a televisão nos oferece? Barrete, atrás de barrete. Estupidificação à frente de outra estupidificação. Vou dar alguns exemplos: Temos um segundo canal, que era suposto ser de cultura. Mas teatro, ópera, bailado, cinema, revista e outras manifestações de cultura, nem quando é assinalado o Dia Mundial de... Há alguns laivos culturais neste canal, mas são só levemente. É só séries estrangeiras de duvidosa qualidade, ainda por cima extremamente violentas. O programa "Palcos" que  nos podia proporcionar bons momentos de televisão, vão para o ar às duas da manhã. 
O canal 1 é uma vergonha estampada não ao quadrado, mas ao rectângulo. Concursinhos, mais concursinhos. Cinema de má qualidade e a más horas. "Dança Comigo", "Canta Comigo", talentos para aqui e para ali, programas e concertos pimba, beatificações, procissões, enfim, uma programação mais feita para atrasados mentais. 
Ao nível do desporto, eu pergunto: o que foi feito das transmissões automobilísticas da Fórmula1 e ciclistas da Volta à França?  Há quantos anos não se vê um Porto-Benfica, ou Sporting-Porto em futebol na RTP? No canal 2, ninguém vê basquetebol, nem hóquei em patins, porquê.
Entretanto, está aí o Verão e verão como as hediondas, estúpidas, carniceiras, dantescas, sanguinárias touradas têm as portas abertas para a nossa RTP, para a qual nós pagamos uma fortuna... 
Por mim,  rua com a RTP, façam dela o que quiserem, mas sem o nosso dinheiro...

Sem comentários:

Enviar um comentário