quinta-feira, 8 de março de 2012

PENAFIEL FEITA COBAIA?...


A última edição do jornal "Repórter do Marão" traz mais uma vez Paula Teles a falar da regeneração urbana de Penafiel. Como a vereadora da mobilidade não faz outra coisa que não seja falar desta grande transformação que está a mudar Penafiel, eu por minha vez, também me acho no direito de voltar a falar delas, isto é: de Paula Teles e das mudanças paisagísticas que estão a acontecer na nossa terra.
Para começar queria comentar, se calhar rebater, uma frase da senhora vereadora: "No papel foi desenhada uma nova cidade, nas ruas as obras esculpem uma nova vida". 
Eu só pergunto: Sendo Penafiel  uma cidade com 242 anos, antiga comó caraças é justo uma senhora andar a desenhar uma nova cidade? Mas uma nova cidade para quem? Ela perguntou aos penafidelenses se é isso que querem?
Depois, Paula Teles ao reconhecer que este projecto tem sido um laboratório de ideias, está-me cá a parecer que quer transformar a nossa cidade num laboratório de experiências, ou seja fazer de Penafiel cobaia. Penafiel está a ser cobaia das suas ideias e experimentações. Inventa aqui, transforma ali, muda acolá, entretanto Penafiel corre o risco de se descaracterizar. Depois se as experiências não surtirem o efeito previsto, ela pode muito bem ir-se embora porque quem vier atrás fecha sempre a porta. Eu já disse que com esta regeneração urbana, anda-se a inventar demais em Penafiel, passem-se os certificados de qualidade que se passarem.
Porque razão Paula Teles e Alberto Santos não vão inventar para outro lado? Se querem uma cidade nova porque não a constroem de raiz lá para os lados do Rio Sousa ou do Rio de Cavalum, por exemplo? Não era em Novelas que ia nascer uma nova centralidade? Há tempos o Sr. presidente da Câmara falou disso. Então porque não se mudam para lá com armas e bagagens? Podem fazer trinta por uma linha, pintar a manta, fazer e desfazer tudo o que lhes apetecer, porque é a sede de protagonismo que comanda as suas vidas. Força!
Meus amigos, a cidade de Penafiel só precisava de umas obras de restauro, algumas correcções,  recuperações de algumas zonas, melhor mobilidade e ser mais acessível a todos os cidadãos.  Ninguém se lembra por exemplo, do casario da zona histórica que está envelhecido e precisa de uma regeneração a sério? Para isso não pediram fundos comunitários. Pois é disso que Penafiel mais precisa.
Agora lembraram-se da Estação da Mobilidade, ali para os lados do jardim do Calvário. Os meus leitores não me perguntem o que isso é, que só sei que não são rosas, senhores...

1 comentário:

  1. Boa noite meu amigo, pois sou um leitor assíduo das suas criticas muito construtivas, não haja duvida que a nossa cidade está a mudar,mas pela negativa .
    Pergunto, o que faz aquele mamarracho junto a escola Conde de Ferreira ? é um estorvo para o transito ,esse obstáculo não é uma rotunda não é uma praça nem um monumento, quem teve a ideia de mandar colocar aquela treta anda a dormir de certeza .
    Pois já me aconteceu o seguinte, circulava no sentido, avenida Fontes Pereira de Melo e rua do bom retiro, quando ao inverter o sentido de marcha nesse local estavam duas viaturas estacionadas ,ora se com o local livre já é difícil contornar com viaturas estacionadas é impossível, senão existisse algo que lá está simplesmente a fazer nada eu não tinha estragado um pneu da minha viatura.
    Aos responsáveis façam o favor de mandar retirar algo que está a mais nesse local.




    cumprimentos


    J.oliveira

    ResponderEliminar