sexta-feira, 9 de março de 2012

PENAFIEL PARA ONDE VAIS?...


Na sequência do texto que escrevi ontem, queria salientar mais alguma coisa que foi dito no jornal Repórter do Marão pela vereadora da mobilidade Paula Teles. Diz assim num sub título da peça jornalística na página 2 do referido mensal: "MAIS PEÕES, MENOS VEÍCULOS".
Só se for no papel porque na prática isso não acontece. E se os sinais de trânsito não se alterarem, a cidade de Penafiel vai ter mais veículos. E porquê? Se as pessoas não forem cegas e perceberem de código da estrada, sabem que agora não se pode sair das principais ruas da cidade, através da rampa das Freiras e pela rua que fica entre o Palácio da Justiça e o Parque Infantil. São menos duas saídas e continuando as entradas de tráfego com o consequente aumento de poluição. Verdade ou mentira? Claro que é verdade. Está lá tudo à vista. É desta forma que Paula Teles pretende que Penafiel deixe de ser cidade de "risca ao meio". Se é, não estou a ver como. Penafiel só deixará de ser "risca ao meio", quando construírem outras riscas, que o mesmo é dizer, quando se abrirem novas ruas, sejam lá para onde forem, mas para os lados do Parque da Cidade dava mais jeito. 
Quando é que aparece um presidente de Câmara que tenha a coragem de fazer a cidade abrir os braços e poder espreguiçar-se?  Até agora não vi. Até agora só me apercebi de evoluções na continuidade e estes desmandos da regeneração urbana em curso, que apenas muda que muda.
Um dia deste falarei dos pontos positivos desta regeneração urbana. Ou já falei? Ah, pois é, já falei. Já falei da zona do Centro de Saúde, da zona das Lages, onde, na minha opinião seria construído o Centro Escolar. E no local onde vai ser construído o Centro Escolar eu faria se tivesse dinheiro e poder o Cine-Teatro de Penafiel, goradas que foram as expectativas que se depositavam nos espaços da antigo cinema e no antigo Magistério Primário.
Já agora senhor Presidente da Câmara e vereadora da mobilidade, quando retiram as feiras do campo Conde Torres Novas? Dia de são nunca. Agora as vossas atenções estão concentradas na nova Estação da Mobilidade. Se calhar não tarda nada a dar à costa mais um certificado de qualidade ou uma qualquer bandeira para justificar, por exemplo aquela rotunda junto à antiga "escola dos rapazes".
Ó senhor presidente da Câmara, escreva aqui um comentáriozinho ao que vou escrevendo. Ande lá, desça ao meu patamar. Olhe que às vezes sobe-se descendo, pergunte ao Paulinho da Feiras...

5 comentários:

  1. Amigo Beça
    A senhora tem toda a razão em afirmar que Penafiel vai deixar de ser a cidade da risca ao meio. Depois destas obras, só não vê quem não quer, que a risca vai ficar mais apertada, ficando Penafiel a ser a cidade da risquinha ao meio.
    Creio que vai ser um erro as feiras saírem do Campo Torres Novas, já que o mesmo está bem servido de meios de transportes e sempre faz as pessoas virem à cidade. Sei que há muitos adeptos de as feiras irem para Milhundos, e parece que tal mudança está para breve. Será que também são adeptos das Feiras de S. Martinho irem para o mesmo local?
    Que o Sr. Presidente da Câmara nada diga eu até compreendo, agora a oposição é que eu não entendo. A não ser que esteja de acordo com estas obras.
    Um abraço
    Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Amigo Oliveira, a oposição nem está de acordo, nem deixa de estar. Simplesmente não existe.
    Sinceramente eu gostaria que as feiras saíssem do campo da feira, mas também não sei de melhor alternativa. O que eu não gosto de ver é o caos que se instala ali junto ao busto do Egas Moniz, perto da Assembleia Penafidelense.
    Mas creio que nos próximos meses as feiras mudam de local apenas por causa das obras que estão a decorrer naquela zona do jardim do Calvário. Isto segundo um edital publicado nos jornais locais...

    Um abraço
    Beça Moreira

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que por muito que se tente, Penafiel será sempre uma cidade de risca ao meio! Repare-se que Penafiel cresceu à volta da avenida, toda a cidade foi desenvolvida em redor da avenida! Por muito que se tente mudar e desviar o trânsito não é possível uma vez que a avenida é uma das artérias principais da cidade e para chegar a muitos sítios não há outra alternativa senão a avenida.

    ResponderEliminar
  4. Como disse o sr. Oliveira, e bem, Penafiel vai passar de cidade de risca ao meio para risquinha ao meio. O que mais me impressionou nessa risquinha que agora estão a fazer da artéria da cidade, é que aparentemente ninguém se lembrou do problema que poderá ser quando um veículo de emergência tiver que passar pelo meio do trânsito.
    Em Penafiel, como no resto do país, as coisas são feitas para ontem e em cima do joelho. Se há planeamento, não parece...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Sr. Luís Sousa, há 4 ou 5 anos, numa entrevista que fiz ao Sr. Presidente da Câmara para o meu jornal, sobre a largura dos passeios e o constrangimento da via de circulação no centro da cidade, a resposta de Alberto Santos foi mais ou menos assim: "em caso de emergência os condutores sobem para cima do passeio, para deixar passar por exemplo uma ambulância". Elucidativa de facto, esta resposta. Quando se fala assim está tudo dito...

    Grato pela visita
    comente sempre que quiser para bem de Penafiel
    Um abraço
    de Beça Moreira

    ResponderEliminar