quarta-feira, 14 de março de 2012

UM FURACÃO CHAMADO PAULA...


Volto à reportagem do jornal "Repórter do Marão" na sua edição de Fevereiro.  Para falar de quê? Claro que o assunto só podia ser a regeneração urbana de Penafiel e da sua maior responsável, a vereadora da mobilidade, engenheira Paula Teles. Que mais podia ser?
Vou-lhe destacar mais um frase: "Deixo uma cidade que nunca mais poderá esquecer os anos 2011, 2012 e 2013. Penafiel vai sofrer uma transformação. Será uma cidade histórica que não vai ignorar que, numa determinada altura, uma vereadora com um enorme gosto por desenhar cidades a usou como seu laboratório".
Eu não sei o que pensam os penafidelenses, o que pensa o cidadão comum desta cidade sobre esta história. Podia apostar que a maioria nem sequer leu esta reportagem, entretida que anda com outras coisas "mais importantes". Aliás eu sinto que a maioria dos penafidelenses não sente, não vê, o que está a acontecer em Penafiel.
Mas pela minha parte, eu concordo que Penafiel vai SOFRER uma transformação. Não podia ser aplicada aqui melhor palavra. SOFRER. É verdade. Penafiel está já a SOFRER na pele as agruras  da colocação em prática de algumas ideias estranhas. Penafiel não vai esquecer tão cedo estes anos todos em que por aqui andou uma senhora a entreter-se a fazer coisas na cidade que não lembram a ninguém. Mas há que tirar daquela frase algo de positivo, que é quando ela diz que "deixo uma cidade". É sinal de que se calhar vai embora. É positivo e negativo. É positivo porque ainda bem que vai embora. É negativo por só ir embora depois de estar tudo (des)feito. É que ainda temos quase dois anos de destruição citadina. Tempo suficiente para dar razão ao Sr. Presidente da Câmara, Dr. Alberto Santos, quando disse há tempos que Penafiel ia ficar irreconhecível. Eu sabia que ele tinha razão.
Paula Teles também diz no mesmo jornal (disse muito em tão pouco espaço) que: "esta é a minha cidade de sonho...". 
Eu digo que esta não é a sua cidade de sonho.Porque esta não é sua cidade. No entanto podia ser, porque Penafiel até gosta de gente de fora, gosta de gente que goste dela, que a acarinhe, que a estime,  que preserve aquilo que lhe é mais sagrado, que são as suas raízes, as suas marcas, as suas referências. E isso ela (a cidade) sente que está a ser desvirtuada, esventrada na sua história de vida. Engenheira Paula Teles, Penafiel não lhe vai ficar agradecida. Claro que ninguém a vai mandar embora. A senhora por si própria vai sentir que está na hora de sair desta terra. 
É pena ter deixado um rasto de destruição por onde passou, um "furacão" chamado Paula...  

4 comentários:

  1. Amigo Beça
    Cá estamos nós a chover no molhado.
    Uma cidade histórica, como essa senhora lhe chama, para continuar a ser histórica, a meu ver é claro, devia preservar e não destruir para a descaracterizar.
    A dada altura da entrevista, essa senhora afirma que usou a cidade de Penafiel como laboratório.
    Pelo que podemos concluir, que Penafiel anda a ser usada como cobaia, da mente dessa senhora.
    Se vivêssemos numa democracia, e não numa democracia “para+lamentar”, tinha todo o sentido os penafidelenses depois de amplo debate público, pronunciarem-se em referendo, se queriam ou não esta descaracterização da sua terra.
    Evidentemente que qualquer dia essa senhora vai à vida dela, e nós cá ficamos a lamentar o sucedido como foi o caso da destruição da nossa Praça do Mercado.
    O engraçado, que por acaso não tem graça nenhuma, tanto a destruição da Praça do Mercado, como esta descaracterização são realizadas, estando à frente dos destinos da Câmara de Penafiel os mesmos partidos. Antigamente como AD e agora com a coligação Penafiel Quer.
    Um abraço
    Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Amigo Oliveira, ouvi dizer que a Câmara Municipal vai adquirir o Centro Comercial, onde esteve o antigo Cine Teatro S. Martinho. Não sei se é verdade. Não acredito.
    Já agora gostava de saber a certeza se aquele espaço comercial contém algum auditório.
    Se souberes alguma coisa de concreto, diz...

    Um abraço
    Beça Moreira

    ResponderEliminar
  3. Amigo Beça
    Não sei de nada, nem ouvi falar. O que se falava era na compra da garagem do Ramiro.
    A ser verdade, será que é para fazer lá a feira das medalhas?

    Um abraço
    Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde amigo,quero dizer o seguinte, não conheço a srª: de lado nenhum nem quero conhecer,mas perante as criticas que tenho lido, ela é um atentado a Penafiel.
    Será que vai mandar demolir aquela sena irritante que está junto á escola Conde de Ferreira? Espero bem que sim e se duvidas tiver que passe lá com o seu carro quando lá estiverem viaturas estacionadas para confirmar.
    Também deixo aqui um alerta para a linha azul, em frente a drogaria Pereira ao virar para a rua Vitorino da Costa está la um buraco que é preciso tapar, no mínimo sinalizem-no enquanto não o reparam, é uma vergonha já faz muito tempo que está assim e ninguém vê, ou melhor ninguém quer ver.



    cumprimentos



    j.oliveira

    ResponderEliminar