segunda-feira, 28 de maio de 2012

HÁ TANTA IDEIA PERDIDA...



Há dias, acompanhado pelo meu heterónimo Asdrúbal, olhando esta imensidão que as fotos testemunham, desabafei: "há tanta ideia perdida!". Ele não entendeu nada de nada. Então desembrulhei o pacote: Olha para aqui tanto espaço perdido, tanta largura, tanto comprimento. Isto faz-me  lembrar um jornal regional alentejano que me chegou às mãos, há mais de vinte anos, chamado "Há Tanta Ideia Perdida".
E como sabes meu caro Asdrúbal, aqui em Penafiel, desperdiça-se muito. Perde-se demasiado tempo a perder coisas. Aqui neste espaço vão fazer umas jingajogas, que mais não são que uma espécie de "vamos brincas às casinhas". Se tivesses poder o que é que fazias? Tens alguma alternativa? perguntou-me ele. Claro que tenho. Eu tenho sempre alternativa para tudo meu caro. Não é treta, então ouve: Eu aqui fazia o Centro Escolar, com todas as valências radicais e de lazer para a criançada e juventude derreterem energias, com a vantagem de ficarem perto da natação e de uma pizzaria. O lugar da malta pequena é aqui e não lá em baixo junto aos bombeiros.
E junto aos bombeiros o que se fazia? Construía-se uma nova Câmara Municipal ou um Cine-Teatro. Mas tu não eras contra a construção de uma nova Câmara? Era sim senhor. A gente vai sempre  a tempo de reconsiderar. Acho que deviam juntar tudo o que é camarário num só local e não como está, em cinco ou seis espalhados pela cidade, alguns sem acessibilidades para os deficientes motores. Por falar nisso sabes quanto a Câmara Municipal está a pagar de renda por aquele cubículo, onde funcionam os Recursos Humanos? Não faço a mínima ideia. Então agarra-te bem que podes tombar de susto. 250 contos por mês. Vê lá tu o desperdício que por estes lados vai. 
Mas também falas-te num Cinema. Sim falei. Se não fosse avante os novos Paços do Concelho, eu iria pela construção de uma casa de espectáculo que não temos há cerca de 25 anos. Tu estás sempre a falar nisso. Vira o disco e toca outra música. O Cinema foi ao ar e pronto, acabou-se. Agora só nos resta resignarmo-nos. Quem podia fazer alguma coisa não fez, pronto ponto final. 
Ó Asdrubal sabes de que me lembrei agora ao ver nas Lages aquele espaço onde vão construir a Praça António Nobre? E se se construísse uma Praça de Touros, não era giro?
E o Asdrúbal caiu para o lado...

Sem comentários:

Enviar um comentário