segunda-feira, 14 de maio de 2012

JOGOS FLORAIS...


No próximo fim de semana vai haver festa em Penafiel, mais concretamente uns "Jogos Florais". 
Não que eu seja contra  Jogos Florais. Não sou contra, não posso ser. Eu até já ganhei um bom punhado deles, um pouco por este país (passe a redundância).
Jogos Florais que se vão realizar no nosso Museu Municipal. Está tudo preparado para acontecer aquilo que Penafiel mais gosta: festa.
Não é por acaso que as obras de regeneração urbana aceleraram para mostrar aos visitantes, um centro histórico de cara "lavada". Espaços renovados, novas ruas (sem passeios), novo quiosque, novas e muitas passadeiras. E dentro do museu estão preparadas passereles alcatifadas, discursos prontos a sair do bolso,  muita gente bem vestida, fazendo vénias, distribuindo sorrisos e cortesias para todo o lado, porque o ambiente é festivo. Trata-se de mais uma feira de vaidades. É este o rosto mais conhecido de Penafiel.  E depois"Penafiel Quer" isso mesmo. Penafiel gosta disto. De há dez anos para cá sempre conviveu muito bem com estes sinais.
Os concorrentes são muitos. São muitos os representantes de museus europeus, para ver quem é o melhor, como se isso fosse muito importante. É verdade, como se isso fosse muito importante. Mais importante seria que os museus fossem mais acessíveis aos cidadãos para saberem um pouco mais daquilo que é deles, de todos. Nós temos  de pagar para entrar numa casa que foi construída com o dinheiro dos nossos impostos. Ao adquirir um bilhete de entrada para um museu, estamos a pagar duas vezes esse mesmo acesso. 
Há festa no melhor museu de Portugal do ano de 2010. Um museu que o actual presidente da Câmara de Penafiel, juntamente com o PSD  votou contra a sua construção. Isto para não esquecer.
Já agora, gostava que o vencedor destes "Jogos Florais, fosse o Museu de Foz Côa. Gostava de facto...  

Sem comentários:

Enviar um comentário