quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O PIQUENICÃO...


Andei uma semana inteira a ler artigos de opinião sobre a manifestação do dia 15 de Setembro. Li um bom punhado deles no JN. Das várias intervenções escritas, a que mais me caiu no goto, foi a de Manuel Serrão. Fantástico este articulista. Espectacular o seu texto  “Agora é que a porca torce o rabo” de 19/09. É de ler e chorar por mais.
Uma  vez no final de uma conferência na minha terra, o médico Daniel Serrão, disse:  “O Manel é uma força da natureza”.  E eu fiquei convencido que Manuel Serrão  gostasse da natureza. Que apreciasse a vida ao ar livre, os ares do campo, que gostasse de piqueniques,  dos passarinhos a rondar as toalhas merendeiras à procura de umas migalhas mais distraídas. Mas não. Ele não vai à bola com estas coisas. Só vai á bola com o seu FCP. O resto são pequenicões.
Foi assim que ele rotulou a manifestação de dia 15 de Setembro.   O quase um milhão de pessoas que foi manifestar-se contra o desgoverno deste país, afinal são apenas do contra, são como antigamente se era do reviralho, “sem que a maioria soubesse o que era ser do reviralho”. Aquela multidão, foi reduzida nas palavras do empresário de passereles, a meros  analfabetos e ignorantes que são contra tudo, que sairam à rua com mais ou menos comida fazer um pequenicão.
Manuel Serrão não sabe o que é um piquenique, daqueles onde entram sua alteza o rei garrafão de tinto, acompanhado de um bom cortejo de príncipes e princesas , mais conhecidos por pataniscas,  bolinhos, rissóis, panados, frango, iscas de bacalhau frito e azeitonas. Não sabe. E  aí é que a porca torce o rabo.  

Texto publicado no JN
de 27/09/12

Sem comentários:

Enviar um comentário