sábado, 5 de maio de 2012

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PENAFIEL...


No dia seguinte ao 25 de Abril houve uma sessão da Assembleia Municipal de Penafiel. Não estive lá. O que vou dizer é a partir do que dois jornais disseram. 
Primeira constatação: a troca de Pedro Norberto por Rodrigo Lopes à frente da bancada da direita, foi politicamente bem vista: Norberto é um tanto apagado e Lopes é mais iluminado, no bom sentido,  notando-se até  alguma pomposidade quando fala. Depois foi também a saída de Alberto Clemente para fazer parte do executivo. Portanto Rodrigo Lopes é o "testa de ferro" das cores da coligação "Penafiel Quer". Na verdade ele chega e sobra para as investidas da oposição, que de oposição tem pouco. Muito tímido, este PS. Muito cinzento.
Segunda constatação: Falou-se da dívida da Câmara de Penafiel que ronda os 35 milhões. Aqui eu deixava no ar a seguinte pergunta à comunicação social local e regional: Por que razão os jornais há dias fizeram um estardalhaço com honras de primeira página, quando o Sr. Presidente da Câmara veio dar a boa nova, dizendo que conseguiu reduzir a dívida em cerca de cinco milhões em dois anos?  E agora? Quando se sabe finalmente que a dívida da edilidade é de cerca de 35 milhões, não tiveram o mesmo tratamento. Porque razão Alberto Santos não convocou a imprensa para informar os penafidelenses que a Câmara deve 35 milhões de euros? Isto para mim é uma versão mal acabada da célebre "Face Oculta". Trata-se de má fé e pouco respeito pelos penafidelenses.  Só sai para o exterior o que mais interessa.
Terceira  constatação: Paula Teles não é nenhum "Messi" da mobilidade, nem Alberto Santos é um "olheiro", como disse Fernando malheiro do PS.  Que ambos têm olho político, isso é evidente. Mas o que na verdade eles são, é um par que não tem olho, nem sentimentos para ver e Sentir Penafiel na sua essência. Isso vai ficar à mostra daqui a alguns meses, depois das obras acabadas.
Quarta e última constatação. Só gostava de olhar nos olhos de Rodrigo Lopes e ver o quanto eles mentem quando a boca diz que a cidade depois das obras vai ficar mais bonita. Rodrigo Lopes não é mentiroso, mas não diz o que sente. E se diz o que realmente sente, só mostra que não é de Penafiel. O que é uma grande verdade. Rodrigo Lopes é de Guilhufe. Assim como Alberto Santos é de Paço de Sousa, Antonino de Sousa de Peroselo, Susana Oliveira creio que é de Portela, Paula Teles é de Arouca, Adolfo Amílcar de Mirandela. Os vereadores do PS não contam, porque na verdade eles não têm poder nenhum, não decidem nada. Verdade se diga que também não sei de onde são naturais, Sousa Pinto, Fernando Moreira e Filomena Pereira. Mas não são da cidade, logo não têm alma penafidelense. Não é por acaso que nunca os ouvi dizer publicamente o que quer que seja sobre a regeneração urbana de Penafiel...
Não falei de Alberto Clemente, o único penafidelense da cidade. Lamento profundamente que faça parte de um executivo que está a "roubar" a alma desta cidade.
Parece que terminei este texto exacerbando o meu bairrismo "bacoco", como diz o outro.  Não, não é verdade. Eu falo assim porque me custa ver penafidelenses a destruir uma cidade que é de nós todos, mas todos realmente, embora eu ouça amiúde cidadãos penafidelenses, dizerem esta grande e verdadeira frase "ELES NÃO SÃO DE CÁ"...

Foto retirada do jornal
Verdadeiro Olhar

2 comentários:

  1. Bairrismo bacoco, sim!...
    Quanto a destruir a cidade, não acha que é uma imagem forçada e injusta?...Como penafidelense de gema, como se auto-considera, devia estar satisfeito com as obras de requalificação da cidade pois estão a tornar a cidade mais bonita e grandiosa.

    ResponderEliminar
  2. Ó Sr. Zé das Iscas, eu não me autoconsidero penafidelense de gema. Eu sou mesmo penafidelense de gema. Nasci na Travessa dos Fornos, mesmo ao pé da Câmara. Mas atenção, Sr. Zé das Iscas, que sou tanto penafidelense com um qualquer cidadão de Novelas, Santiago, Rio Mau ou Valpedre. Sr. Zé das Iscas, o que digo muitas vezes é que esta gente não nascida na cidade, não sente tanto a penafidelidade. Está à vista de olhos. Sr, Zé das Iscas, basta olhar para rebarbação desta cidade. Se para destruir a cidade de Penafiel for necessário deitar a abaixo a Câmara, a Igreja da Misericórdia, a Matriz ou o Sameiro, então você, Sr. Zé das Iscas, tem toda a razão.
    Quanto ao você, Sr. Zé das Iscas, dizer que Penafiel está a ficar mais bonita e grandiosa. Olhe Sr. Zé das Iscas, mais bonita não acho, mas mais grandiosa sim. Olhe para aquele grandioso "coreto" que vai ser um quiosque de chapéu alto.
    Sr. Zé das Iscas, porque razão se esconde atrás de um nome que mais parece o de uma tasca rasca. Sr. Zé das Iscas, quanto ao bairrismo bacoco, tenha juízo e mostre a sua verdadeira identidade...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar