terça-feira, 8 de maio de 2012

FRASE HISTÓRICA...

Esta frase tem dois destinatários: O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos e a Sra. Vereadora da Mobilidade, Paula Teles:


"QUALQUER REQUALIFICAÇÃO DE CENTROS HISTÓRICOS EXIGE QUE SE PROPORCIONEM CONDIÇÕES A QUEM LÁ VIVE. E UMA DAS CONDIÇÕES FUNDAMENTAIS DE HOJE EM DIA, É LUGAR PARA O AUTOMÓVEL. É UM ERRO QUERER ESVAZIAR OS CENTROS DE CARROS.  SEM SÍTIO PARA TER UM CARRO, A POPULAÇÃO TENDE A ABANDONAR O CENTRO"


Arquitecto Pedro Guimarães
Presidente da Associação de Urbanistas Portugueses
no Jornal de Notícias de 08/05/2012

2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho que tem feito com este Blogue. Mas relativamente à Regeneração Urbana, tem faltado uma coisa: Esta obra resume-se à área central da cidade, tornando a denominada cidade do risco ao meio na cidade do risco ao meio (com um risco um pouco mais apertado). Na verdade para se ter feito uma verdadeira Regeneração Urbana deveria ter-se voltado o esforço financeiro para áreas degradadas e desaproveitadas da cidade como aquelas que são servidas pelas várias travessas (Atafona, etc...). Se a cidade "abrisse" para os lados, regenerando essas áreas que mais parecem rurais, aí sim teríamos uma verdadeira Regeneração URBANA. Com a pertinência que lhe conheço convido-o a fotografar essas áreas e a explorar melhor este tema.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelas suas palavras. Não posso estar mais de acordo com elas. Ainda ontem num café da cidade, estas suas palavras foram pronunciadas. Estes milhões que vieram para estes "Jogos Florais" deviam ser aplicados para que Penafiel se abrisse ao mundo, poder abrir os braços para poder receber melhor, muito melhor que nos quiser visitar.
    Tenho a certeza que Penafiel respirava melhor.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar