sexta-feira, 8 de junho de 2012

DAR PÉROLAS A PORCOS...


Sim, "dar pérolas a porcos" é uma boa expressão...
Li recentemente na imprensa regional, que alguém da área do "Penafiel Quer" (foi o que entendi) considera que as obras que estão a ser feitas em Penafiel são "pérolas" dadas a "porcos". Mais interessante que designar estas obras por "pérolas" é a designação atribuída a quem elas se destinam, ao munícipe penafidelense.
Eu assumo-me claramente do lado dos "porcos"! Mesmo que as obras possam ser vistas por outras perspectivas que não o do meramente estético.
É inquestionável o valor acrescentado para a movimentação de pessoas com deficiências motoras ou visuais ou utilizadores de carrinhos de bebé, por exemplo.
O recuperar, mesmo que simbólico da antiga "estrada" que passava frente ao "Palácio Episcopal" merece parabéns, sabemos que serão parabéns mal aceites... vindos de um "porco".
Já quanto ao rebaixamento em cerca de 10 centímetros do pavimento da Avenida Egas Moniz, ui... fundamental (claro que estou a fazer esta análise na condição de "porco", logo... dificuldades de entendimento).
E as "pérolas" gastas no jardim (não sei se tem nome) ali entre a rua D. António Ferreira Gomes e a Rua e Travessa Marquês de Pombal? Magnífica rampa para diminuídos motores... só não se sabe bem de onde ou para onde vai, pela importância do lago não é seguramente, e muito menos pela limpeza, embora ainda seja de construção recente. Também faço parte dos "porcos" que, enquanto pai, deixou de ter condições financeiras para manter os filhos na universidade, claro que aprovo a substituição da iluminação na Rua Tenente Valadim e Rua da Saudade! A que lá estava (ainda está, aguardando remoção) era velhíssima... tinha o quê?, uns 6 ou 7 anos? Claro que a questão estética é fundamental para a minha vida e para a dos meus filhos ainda mais, mesmo que não tenham o que comer podem sempre encher culturalmente a barriga olhando para os novos candeeiros. E foi feita uma opção pela diversidade... os novos candeeiros, embora semelhantes, são um pouco diferentes dos instalados, ainda não vai muito tempo (será que vão ser substituídos nesta onda renovadora?), na Rua Engenheiro Matos, claro que a cor azul não fica bem... afinal não somos uma cidade à beira mar plantada...
Certo é que, mesmo reconhecendo que o que está a ser feito são "pérolas", só me apetece chorar quando olho para o que está a acontecer à "minha cidade". Poder-me-ia aliviar a consciência dizer que felizmente não votei nestes SENHORES (e SENHORAS), mas não, não serviria de alívio. Não, não votei neles mas tenho de pagar o meu tributo para a DEMOCRACIA. Não, não votei neles mas a DEMOCRACIA (tenha ela a qualidade que tiver) votou! E eu prefiro viver nesta democracia (mesmo com todos os defeitos que lhe conhecemos) que numa ditadura onde o "arquitectonicamente correcto" era fortemente protegido (imposto). Não, não quero qualquer ditadura, salvo a ditadura de uma maioria eleita democraticamente. 
Lamento que a tão orgulhosa 2ª cidade mais antiga do distrito tenha de pagar a factura. Felizmente que ainda não a quiseram pintar toda de "amarelo", mas se quisessem tinham todo o direito de o fazer (em Abragão já foi testado). Foram eleitos sem que se lhes exigissem explicações mínimas para o que pretendiam fazer.
Não me posso queixar... Mas faço parte dos "porcos"!

Texto de autoria de Vítor Aragão
que foi publicado na última edição do jornal "Imediato"

Sem comentários:

Enviar um comentário