terça-feira, 12 de junho de 2012

REVOLUÇÃO NOS CANDEEIROS...


Todo o penafidelense atento sabe que em matéria de candeeiros públicos, não foi agora, ou não vai ser agora que Penafiel piora com a instalação de novos candeeiros na cidade, não só no centro histórico, como fora dele. Já há alguns anos que se fez asneira da grossa na colocação de candeeiros altos e simplesmente feios. O que é que o bom senso pede? Está à vista de olhos que esta regeneração urbana, podia ser um bom pretexto de fazer uma autêntica revolução em matéria de iluminação na cidade. Na minha opinião a mudar-se de candeeiros, esta mudança devia ser uma verdadeira mudança e não aquilo que se prepara para ser feito. Eu penso que dentro e fora da cidade, mas com mais atenção no centro histórico, deviam ser colocados candeeiros antigos, que o mesmo é dizer manter os que lá estão. Mas se a vontade é substituir, o Sr. Presidente da Câmara que olhe um pouco para trás e vai ver que não faltam modelos lindíssimos que ilustrariam muito melhor que essas "coisas" que já estão colocadas nas Ruas da Saudade e Tenente Valadim, porque entre os que estava e os que estão a ser colocados, a diferença, pelo menos esteticamente, não é nada que nos faça ficar a olhar para o ar. Só queria ainda acrescentar que todos os candeeiros deviam ser mais baixos. A foto que ilustra este texto mostra os candeeiros artísticos que Penafiel já teve. Na minha opinião  e a exemplo de outras coisas, como passeios, avenidas, ruas, largos, etc, Penafiel perde mais uma vez uma óptima oportunidade de ficar mais bonita. 
Mas se calhar não tenho razão nenhuma, uma vez que a cidade está a "modernizar-se" e os candeeiros antigos destoavam completamente numa paisagem albertosantista...


Aqui fica mais um exemplo de belos candeeiros em zonas antigas. Este é na Foz do Douro...

3 comentários:

  1. Nem é preciso ir à Foz do Douro, a Câmara de Paredes mandou fazer réplicas destes candeeiros e colocou-os no jardim à frente do município.
    A maioria dos penafidelenses tem a sorte que merece. Ao elegerem os mesmos partidos que destruíram a Praça do Mercado para gerir o município, agora não podem vir chorar lágrimas de crocodilo.
    F. Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que se fala sobre candeeiros de iluminação publica, para ver se os nossos autarcas de uma vez por todas andam mais atentos e mandam substituir a sucata que está no campo da feira e no parque da devesa, antiga feira das cebolas.
    Também deixo aqui um alerta, na rua de puços, que parte do largo dá ajuda para o cavalum a cerca de 100 metros, há uma rua muito engraçada do lado esquerdo, que ainda não foi baptizada (viela esquecida) tem cerca de 1 metro de largura e 200 metros de comprimento e com um tunel que tem uma iluminação espectacular,ora as pessoas que por aí passam estão sujeitas a serem assaltadas porque o local é próprio .
    Se o meu amigo tiver oportunidade, bata lá uns fleches e exponha aqui quando poder obrigada .


    cumprimentos.

    j.oliveira

    ResponderEliminar
  3. Espero que ao menos tenham a inteligência (que é coisa rara nos tempos que correm), de equiparem os candeeiros novos com lâmpadas Leds que dão boa iluminação com pouco consumo.
    Aguardemos para ver...

    F.Oliveira

    ResponderEliminar