domingo, 1 de janeiro de 2012

PENAFIEL - 2012


De que se vai falar neste ano de 2012, que agora começa? Se calhar de tudo. Aqui neste blogue vai-se continuar a falar de Penafiel, com mais e particular incidência. 
Com os seus defeitos e suas virtudes, Penafiel é a minha terra e gosto tanto dela como qualquer outro penafidelense, seja da cidade, de Rio Mau, de Abragão ou de qualquer outra freguesia, embora eu costume dizer, quando ninguém me está a ouvir, que um nascido nesta freguesia de Penafiel, sente mais os problemas, ou estragos que por cá aconteçam. Sim porque por exemplo, um cidadão nascido em Valpedre, não sente com tanta intensidade o que se passa na cidade. Defeito meu mas é o que eu penso. Não é por acaso que nas próximas eleições eu só votarei num candidato que seja da cidade, caso contrário não volto mais a colocar o meu boletim de voto na urna. 
Um presidente que não tenha as suas raízes na cidade, tem uma relação mais fria, mais distanciada do que a de um citadino, que nasceu e viveu neste ou naquele quelho, nesta ou naquela travessa, neste ou naquele largo. Já ouvi milhares de vezes esta frase quando algo de mal se faz na cidade: "Eles não são de cá". Se calhar é verdade! Esta história de Sentir Penafiel, não é tão pura como a que outrora se ouviu da boca de um autarca que dizia que Penafiel era a melhor terra do mundo. Mas esta foi da boca para fora, numa manifestação de bairrismo, a outra é um slogan que está em todo o lado, bonita à vista, mas nem por isso na sua aplicação.
Mas pronto, aí está o novo ano. Vamos ver o que isto vai dar. Vamos ver como a cidade vai ficar daqui a um ano com esta regeneração urbana que vai mudar o rosto da paisagem penafidelense. Duvido, mas oxalá que vá para melhor. E depois, não devemos dramatizar com esta remodelação. Há mais vida para além dela. É apenas uma requalificação, não "passadiço"...
Uma certeza eu tenho: depois da regeneração urbana, a cidade não vai ficar mais bonita, mais atractiva, do que a foto em cima comprova. Isto sem qualquer tipo de saudosismos. Porque eu não alinho naquela mania de se dizer que "antigamente é que era bom". Não, nada disso. Mas neste caso, eu não tenho dúvidas que Penafiel tinha mais encanto assim, apesar dos seus defeitos naturais que existiam, que não justificavam a presença das bandeiras da mobilidade...

Sem comentários:

Enviar um comentário