domingo, 1 de janeiro de 2012

Penafiel e a 2ª Guerra Mundial (14)


Os princípios de Maio de 1940, davam conta do anúncio pela Alemanha da rendição de quatro mil noruegueses no sector de Lilleammer (cidade da Noruega), do envio de uma mensagem do presidente americano Roosevelt a Mussolini instando-o a não entrar na guerra, da tentativa por parte das tropas aliadas, atravessando a fronteira belga para deter o avanço alemão, e da demissão de Chamberlain, formando um governo de coligação.
Por esta altura, em Penafiel, era instalado definitivamente um posto da GNR, comandado pelo tenente José de Sousa Benchimor. Aquartelado na rua Engenheiro Matos, ficava a ser sede que se dividia em postos instalados noutras povoações.
Entretanto o avanço alemão continuava até conquistar Liege, para de seguida alcançar Montcornet a 12 milhas de Laon (França). Por sua vez, os exércitos aliados começavam a retirar-se da Bélgica. As divisões alemãs avançavam já por território  francês, apreendendo material e capturando prisioneiros. Paris estava ao alcance  das tropas de Hitler e Churchill chegava de avião ao princípio  da tarde de 17 de Maio a Paris, para se reunir com Reynaud, Daladier e o General Gamelin. É nesta cidade que o general Pétain era nomeado vice-primeiro ministro.
Enquanto isso, em Penafiel, a Câmara Municipal recebia uma circular do governo civil do Porto informando que o pessoal da limpeza passaria a estar sujeito ao imposto de salvação pública.
Quem parecia não ter qualquer salvação, era a Bélgica, visto o seu rei Leopoldo ter assinado a sua rendição já nos fins de Maio. Roosevelt entretanto, oferecia-se como mediador entre a Itália, França e Grã-Bretanha, numa tentativa de evitar  a entrada dos italianos no conflito. O exército francês recuava em todas as frentes, enquanto 350 mil unidades  se concentravam em Dunquerque à espera de serem evacuados por mar.
E o mês de Maio terminaria em Penafiel, com uma autorização para a construção em S. Vicente de uma fábrica de pólvoras para exploração de minas, pedreiras e pirotecnia, isto por despacho do Ministro do Comércio e Indústria publicado no Diário do Governo.
Na frente oriental da guerra, Hitler reúnia-se com os comandantes das suas unidades em Cambrai (cidade francesa) para efectuar uma reorganização das suas forças antes de se lançar sobre o coração da França. Enquanto isso, Mussolini  anunciava para 5 de Junho a sua entrada na guerra contra a Grã-Bretanha, e a França. Com isso, os Estados Unidos vêem-se obrigados a dar um maior apoio aos aliados.      

Sem comentários:

Enviar um comentário