domingo, 22 de janeiro de 2012

Penafiel e a 2ª Guerra Mundial (18)


A batalha de Inglaterra teve quatro meses decisivos, que foi de Julho a Outubro de 1940. Foi no princípio de Setembro que o bombardeamento de instalações portuárias ao longo da costa sul da Grã-Bretanha, provocou a declaração do "alerta amarelo". Este código significava que era provável um ataque alemão no prazo de três dias.
Neste fim de Verão de 40, em Penafiel, os acontecimentos dignos de registo não passavam de uma artigo de jornal local, em que dava conhecimento do aparecimento da Associação Fúnebre. Esta instituição surgiu porque o pároco local só acompanhava os mortos ao cemitério desde que lhe pagassem. Entenderam então alguns penafidelenses que não era de bom tom andarem a pedir pelas portas dinheiro para as despesas de um funeral, quando o morto era pobre. Assim nasceu a Associação Fúnebre com a cotização de sócios que iam aparecendo para fazer a sua inscrição.
Por esta altura do ano, já havia conhecimento que os campos de concentração começavam a fazer vítimas aos milhares. O campo de Oranien-burg na Alemanha aberto em 1938, o campo de Mauthausen na Áustria também aberto em 1938 e o de Auschwitz na Polónia aberto na Primavera de 1940, estavam atulhados de gente. Das chaminés dos crematórios saía fumo de dia e de noite. Na guerra propriamente dita, é de registar os bombardeamentos maciços pela aviação alemã em Londres, Southampton, Bristol, Liverpool e Manchester. 
Em Penafiel, ainda em Setembro deste ano, uma vaga de pedintes invadiu a cidade. Os transeuntes eram interpelados na rua com as súplicas de verdadeiros pobres e dos profissionais da pedincha, que eram intitulados de profissionais da ladroeira. Mas a cidade começava a animar-se com a afluência dos militares, o que constituía o orgulho de Penafiel, porque eram  vistos como o garante da estabilidade económica do meio penafidelense.
O mês de Setembro de 1940 terminava com a assinatura em Berlim do pacto tripartido entre a Itália, a Alemanha e o Japão.

Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário