domingo, 29 de janeiro de 2012

Penafiel e a 2ª Guerra Mundial (20)

Os princípios de Novembro de 1940, estão recheados de bombardeamentos. Cidades italianas como Nápoles, Lecce e Brindisi e Berlim na Alemanha são arrasadas pela RAF.
Em Penafiel mais um S. Martinho traz a esta cidade muitos forasteiros, fazendo das castanhas e do vinho novo, pretextos para se manterem por estas paragens um bom par de horas. Em meados deste mês, promovida por um grupo de senhoras e cavalheiros da melhor sociedade penafidelense, realiza-se no Salão dos Paços do Concelho desta cidade, uma grandiosa "soirée" dançante em favor dos filiados pobres da Mocidade Portuguesa. Em Paço de Sousa regista-se um grande incêndio no Mosteiro, que foi prontamente atacado pelos bombeiros de Penafiel, de Paço de Sousa e de outras corporações vizinhas.
O mês de Novembro chega ao fim com a frente grega em grande actividade. Apesar de a aviação italiana lançar um forte ataque sobre Alexandria, as tropas gregas vão avançando e capturando aos milhares soldados italianos em Koritza, no rio Kulamas e em Permet.
Em Penafiel, os instruendos do Centro de Instrução Nº 2, prestam juramento de bandeira, que tinham concluído o curso de sargentos milicianos, tendo-se realizado no Campo de Conde de Torres Novas, vários números desportivos a que assistiram centenas de pessoas.

Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário