domingo, 1 de janeiro de 2012

Penafiel e a 2ª Guerra Mundial (15)


Junho de 1940. Penafiel rejubilava-se com a instalação do posto da GNR, que era comandado pelo tenente José de Sousa Benchimol. Aquartelado na Rua Engenheiro Matos, este posto da guarda, era o realizar de um sonho de todos os penafidelenses, que assim podiam viver com mais segurança e ordeiramente, já que a anterior falta de policiamento dava azo a distúrbios e abusos condenados por lei.
Entretanto na Europa a guerra continuava. Eram dados os primeiros ataques aéreos da RAF sobre a Itália,concretamente em Génova e Turim. A meio do mês, Churchill numa mensagem desesperada a Rosevelt, suplicava o auxílio dos Estados Unidos para salvar a França, que entretanto já tinha sido atacada no início do mês.
Por esta altura em Penafiel, um grupo de notáveis penafidelenses chegara à conclusão da necessidade de criar uma comissão de turismo capaz de todas as iniciativas e ajudar a Câmara Municipal em tudo o que dissesse respeito ao engrandecimento e prolongamento da cidade. O parque do Santuário do Sameiro, o Jardim público defronte à Igreja do Calvário e a construção de um Hotel, eram elementos muito importantes para servir de motivo para a visita de grande número de turistas.
Enquanto isso, a batalha da França continuava. As tropas alemãs entravam em Lyon. Algumas unidades blindadas eram destacadas para o auxílio dos italianos, que fustigavam os franceses na zona ocidental. Às três  horas e meia  do dia 22, Hitler recebia os plenipotenciários franceses na mesma carruagem do comboio em que foi assinada a rendição alemã da I Guerra Mundial.

Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário