domingo, 15 de janeiro de 2012

Penafiel e a 2ª Guerra Mundial (17)


Enquanto que Hitler no princípio de Agosto ordenava o aniquilamento da RAF, por todos os meios possíveis, com ataques a começarem em 5 de Agosto de 1940, em Penafiel o problema da falta de água fazia com que se instalasse a confusão com as bichas intermináveis nas fontes, à procura do precioso líquido, com aquele aparato de vasilhame que transformavam aqueles postos de abastecimento numa exposição de velhos costumes citadinos. Segundo um jornal local, devido à insuficiência no abastecimento de água no concelho, foram detectados alguns casos de febre tifóide em Penafiel.
A 15 de Agosto começava a batalha de Inglaterra ao ter lugar o maior combate aéreo desta fase da guerra. Neste dia lançaram-se sobre Inglaterra 1800 aviões alemães, sobre uma frente de 500 milhas. Um dia antes, 14 de Agosto, os oficiais nazis convidaram a Cruz Vermelha a visitar em Buchenwald, aldeia da Alemanha Oriental a NE de Weimar, um campo de concentração, ( que tinha sido construído já em 1937 para "albergar" os adversários alemães do nazismo) onde 56 mil pessoas, entre as quais judeus, comunistas, social democratas e outras, eram assassinadas ou morriam por falta de saúde. Mas como é evidente nada disto foi mostrado à CV. Pelo contrário, foi criada pelos nazis uma ilusão para essa visita, efectuando uma limpeza ao campo de concentração e aos seus prisioneiros. Fizeram parecer aos visitantes que este campo de morte era um local com aspecto feliz, com flores e relvados em redor dos edifícios e biblioteca para os prisioneiros. 
Por esta altura em Penafiel gerava-se uma grande polémica em volta da construção do Estádio de Leiras (actual 25 de Abril) . Primeiro foi a quantia de 600 contos que originou grande discussão. Depois foi a disposição no terreno, virado a norte, muito exposto a nortadas. Com ar brincalhão, houve quem proposesse a instalação na parte de fora do estádio, de um posto meteorológico que dispararia um foguetão a prevenir alguma nortada traiçoeira. A multidão despreocupada com os olímpicos divertimentos, seria assim advertida do perigo e prevenir-se-ia com os necessários agasalhos.
Entretanto, a batalha de Inglaterra continuava com intensos raids aéreos sobre centros de comando da RAF. Entre 24 e 25 de Agosto deste ano de 1940, caem as primeiras bombas em Londres.


Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário