quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A regeneração urbana...


Arruamento nos Açores

Quem é que já viu a rotunda que estão a construir ali perto das escolas primárias Conde de Ferreira? Parece que estão a brincar ao Penafiel dos Pequenitos. E aquela rua estreitinha por ali acima que vai dar à avenida principal? Francamente. Se aquilo é embelezar Penafiel, eu não tiro o meu chapéu. 
Meus amigos, eu às vezes vou às compras na zona da Praceta da Alegria e bem ouço o que dizem os comerciantes sobre o estrangulamento da rua Conde de Ferreira. 
Quem é o autor de semelhante obra? Claro que é a Câmara e o seu principal responsável chama-se Alberto Santos, nosso presidente da edilidade. Então não está à vista de olhos as dificuldades de acesso das viaturas de grande porte para fazer cargas e descargas? Aquela rua está completamente estrangulada no seu acesso à Praceta da Alegria. Reconheço que ali necessitava de uma intervenção, mas a ser assim, era bem melhor ficar como estava, mesmo com a bagunça automóvel.
Depois ainda há um outro problema naquela zona: Com toda aquela concentração: Finanças, Correios, Loja do Cidadão que inclui Segurança Social e Registo Civil e muitos outros serviços, onde estão as acessibilidades e a mobilidade tão apregoadas pelo presidente da Câmara e vereadora Paula Teles? Ah sim, vem aí o passadiço! 
Não é preciso ser técnico, nem engenheiro, nem arquitecto, para perceber o que está a acontecer em Penafiel. Estão a apertar esta terra. Estão a afanicar esta cidade. Estão a torna-la pequenina. Estão a congestionar todo o trânsito e a constrangir  arruamentos, ao suprimir os estacionamentos um pouco por todo o lado. Não é preciso ser técnico, nem engenheiro, nem arquitecto e nem presidente da Câmara que há dias num jornal regional veio-lhe à memória uma frase batida: "O ser humano é, por si só, algo avesso a mudanças".
Está enganado, Sr. Presidente da Câmara, o ser humano não é contra as mudanças. O ser humano é a favor das mudanças quando elas lhe dizem alguma coisa, quando elas lhe abrem as portas para verem o mundo em maiores e melhores dimensões. Especialmente melhores.
Mas há muita gente que é favor desta história toda: os políticos e os votantes na coligação "Penafiel Quer". Mas estes não estão no seu estado normal, coitados. Estão "drogados" pelo elixir do desamor, chamado partidarite maior... 

Sem comentários:

Enviar um comentário