quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PARA QUE SERVE O IMI?...


Há dias eu disse aqui que o IMI era um imposto fascistóide. O termo pode ser um tanto forte, mas foi o que encontrei para emoldurar uma pintura toda "burrada".
Agora que a Câmara Municipal de Penafiel, resolveu baixar ou não subir o IMI, parece que vem a talhe de foice. As pessoas se pensarem bem, não devem ficar gratas ao executivo camarário, por ele não nos sacar mais dinheiro para o tal imposto. A Câmara costuma dizer que necessita daquela verba para fazer coisas. À primeira vista tudo bem. Mas vamos pôr os óculos para ver um pouco mais longe. E o que é que se vê? Vê-se uma paisagem ainda mais "burrada". "Burrada" não, fascistóide sim.
O município recebe de quem tem casas uma determinada verba, construindo assim um bolo, um orçamento para gastar onde bem quiser e lhe parecer, mesmo nas piores coisas. Eu pergunto para onde vai esse dinheiro do IMI? Eu sei e toda a gente sabe. Só que aquilo que eu sei, pode ser diferente daquilo que outros sabem, ou pensam que sabem. Eu sei que ele é gasto. E também sei que não é gasto ou usado devidamente. Porquê? Então não está à vista de olhos? 
A câmara precisa das casas, mas quando as casas precisam da câmara, ela nem xus nem mus. Não existe. Não está cá. É evidente que estou a referir-me à degradação do património habitacional. 
Vamos falar no caso concreto  da nossa terra. Anda tanta a gente a pagar IMI para a câmara  municipal e alguns anos depois, quando está tudo velho, tudo a cair, a Câmara, não se preocupa com a recuperação das casas, das tais casas que lhe pagam ou pagaram o tal IMI. O IMI devia ser gasto na regeneração do casario, que em Penafiel é preocupante. Não vejo a Câmara preocupada com isso. Andam tirar pisos e a pôr pisos novos nas ruas. Andam a substituir passeios, por outros. Andam a gastar rios de dinheiro em obras para inglês ver e um dia a casa vem a baixo e a Câmara, faz quiosques, torres e passadiços que não lembram a ninguém...

1 comentário:


  1. O IMI, o IRS e outros impostos de todos os contribuintes de Penafiel e não só, não é em prol da acessibilidade, está bem à vista. É uma maneira disfarçada para fazer praças de escritaria para uma só pessoa promover-se.
    Pouca coerencia com a atitude do governo do PSD.

    " OLHEM PARA O QUE EU DIGO. NÃO OLHEM PARA O QUE eu FAÇO"

    De resto, nem vale a pena dizer mais nada.

    ResponderEliminar