segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Feira do Livro em Penafiel...




Há dias prometi falar da Feira do Livro. Aqui estou eu para dizer de minha justiça o que penso desta iniciativa cultural da Câmara Municipal de Penafiel.
Esta feira do livro foi muito diferente da do ano passado, que foi organizada pela Associação Empresarial de Penafiel. No ano passado esteve bem, este ano nem por isso. Primeiro pelas tendas colocadas. Estas parecem tendas de campanha para servir almoços ou jantares. Acho que a sua apresentação pecou pela ausência de stands, como aconteceu no ano passado. Assim se pautam as feiras do livro que eu visito ou conheço. Desta forma é que não. Mas isto não é o pior. O pior está relacionado com os autores penafidelenses. No ano passado houve um stand para os autores penafidelenses, este ano não foi assim.
A vereadora da cultura, Dr.ª Susana Oliveira prometeu numa página de "face book" que todos os autores penafidelenses iam ser convidados para a feira do livro e o que se viu na tenda foram os livros de um só autor. Parece que pelos vistos ninguém foi convidado. O Dr. Coelho Ferreira esteve presente, porque se calhar adivinhou.
Ninguém se lembrou de quem escreve nesta terra? Porquê? Claro que me sinto descriminado, assim como outros. Eu não escrevo romances, nem grandes livros. Faço pequenas coisas em poesia que normalmente versam a nossa terra. Preparei-me para esta feira e afinal os meus opúsculos ficaram na gaveta. 
Se calhar andava todo o mundo a pensar nos grandes da  Escritaria e não deu para se lembrarem dos pequenos de Penafiel. Podem crer. Sinto-me magoado, não posso disfarça-lo. Mas já estou habituado a este tipo de descriminação. Até acaba por ser natural. Não é preciso ser muito inteligente para perceber porquê... 

Sem comentários:

Enviar um comentário