quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A propósito de religião e de Deus...


SOBRE RELIGIÃO...

" A religião é vista pela gente anónima como verdadeira, pelo sábio como falsa e pelos governantes como útil".


"Um dos efeitos verdadeiramente maus da religião, é que ela nos ensina que é virtude darmo-nos por satisfeitos quando não compreendemos".


"As religiões que dispensam a razão descambam frequentemente em fanatismo e obscurantismo".


" A ciência estuda como vão os céus, a religião estuda como se vai para o céu".


" Os milagres por definição, violam os princípios da ciência".

Autores desconhecidos



SOBRE DEUS...

"Se se descobrir que afinal Deus existe, não acho que seja mau. Mas o pior que dele se pode dizer, é que no fundo é um tipo que deixa muito a desejar".
Woody Allen, realizador de cinema americano

"O melhor é acreditar em Deus, porque se estivermos certos, habilitamo-nos a ganhar a felicidade eterna. E se estivermos errados não vai fazer diferença nenhuma. por outro lado se não acreditarmos Nele e estivermos errados, somos condenados à maldição eterna, ao passo que se estivermos certos não faz qualquer diferença. Perante isto, a decisão é facílima: Acreditar em Deus."
Blaise Pascal, filósofo francês

"A vida apresenta-se hoje ao Homem como um sofrimento e um terror e é precisamente isso que o engana. O homem não é ainda hoje o que há-de vir a ser. Há-de haver um homem novo, feliz e nobre, que vencerá o sofrimento e o terror e será ele próprio um Deus. E o Deus lá de cima deixará de existir"
F. Dostoievsky escritor russo

"Os fundadores dos Estados Unidos teriam ficado horrorizados, caso lessem o relato que o jornalista Robert Sherman fez da resposta que George Bush pai, deu quando lhe perguntou se reconhecia como iguais o patriotismo e a cidadania dos americanos ateus: - Não acho que os ateus devam ser considerados patriotas. esta é uma nação sob a protecção de Deus".


"Quem concebeu aquele que concebe, quem fez aquele que faz?"


" O problema da existência de Deus, é profundamente marcado pela crise de valores acorrida pela avanço da ciência, concretamente pelo aparecimento e consolidação da biologia. As teorias evolucionistas defendidas por Darwin foram grandemente responsáveis pela formação de um novo conceito de homem e pela afirmação de valores ligados à vida"...

Sem comentários:

Enviar um comentário