domingo, 2 de outubro de 2011

Nome de Rua - 2


A Rua do Paço que se situa na zona histórica da cidade, começa no Largo da Ajuda junto ao museu e termina na esquina do edifício do antigo Magistério Primário. Esta artéria tem este nome, apenas “porque ia dar ao Paço”, ao edifício que nunca chegou a ser do Bispado.
Tendo em conta que o ex-edifício do Paço está instalado do outro lado dessa rua, esta poderia chamar-se Rua António Guimarães (Antony) fotógrafo e jornalista, estendendo-se apenas e só até à esquina da loja "Parfois". Era justa esta mudança porque, primeiro, pelo que este ilustre penafidelense fez em prol de Penafiel e depois porque foi ali que passou a maior parte da sua vida desempenhando tarefas que muito vieram ilustrar a história da nossa cidade.
Então sendo assim, a Rua do Paço passaria a ter o seu início na esquina do seu edifício (actual Infacts) e terminaria na Rua Araújo e Silva, (foto de baixo) deixando de ser cortada pela Estrada Nacional 15, no Largo Padre Américo. 
Resumindo a Rua António Guimarães, começaria no Largo da Ajuda e terminaria junto à Loja  "Parfois". A Rua do Paço começaria no edifício do Paço (INFACTS) e terminaria na Avenida Araújo e Silva. 


Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário