segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Um Falso Olhar...


Não chove chuva, antes chovesse. Chovem branqueamentos. Se não utilizam Omo, Tide ou Extra, fazem chover palavras. Está na moda branquear Alberto João Jardim comparando os buracos. É na televisão, é nos jornais, é em toda a comunicação social.
O sr. director do jornal "Verdadeiro Olhar" apesar de já ter sido insultado de FDP e bastardo (todos os jornalistas o foram) por Alberto João Jardim branqueou-o ao  compará-lo com  Sócrates, no seu último editorial.  
Senhor Francisco Coelho da Rocha, o senhor disse a determinada altura: "É bom que se saiba que o défice da Madeira fez aumentar o défice do país numa pequenas décimas, mas convém não esquecer que a "Estradas de Portugal" (apenas uma empresa pública do continente) passou de um passivo do 900 milhões de euros em 2008 para mais de dois milhões em 2010". 
Olhe, quanto às décimas,  não há pequenas nem grandes décimas. Há décimas apenas.  Depois está a recriminar Almerindo Marques que é do PSD de "aumentar o passivo de 900 milhões para dois milhões"? Então, subiu ou desceu o défice? Eu sei que se enganou. O senhor queria dizer dois mil milhões, não queria? Olhe Sr. Director, o gestor Almerindo Marques já tinha aberto um buraco na RTP, que está a ser pago pelos impostos dos portugueses. Sabe disso? Pois é, não sabe. 
E também se enganou quando disse, para comparar com o arquipélago da Madeira, que o governo regional dos Açores resolveu construir dois museus de arte contemporânea, gastando com isso um balúrdio. Enganou-se pois. É mentira. Não lhe chamo mentiroso porque o senhor é Rocha não é Passos nem Sócrates, não é Durão nem Santana, não é  Guterres e muito menos Cavaco. Porque toda esta gente é responsável pela cratera orçamental deste país, concretamente Cavaco Silva que foi o principal obreiro desta catástrofe nacional. Anda por aí muita gente que tem a memória curta e o senhor é um deles.
Fique a saber meu caro amigo que o governo regional dos Açores já tinha em avançado estado de execução o projecto de construção do "Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas", quando a presidente da Câmara de Ponta Delgada, Berta Cabral do PSD, numa birra e manobra eleitoral, também avançou com a construção de um outro museu, o Museu de Arte Contemporânea. Sabe o que ela fez? Requisitou os serviços do centenário brasileiro Óscar Niemeyer, num atentado aos bolsos de açoreanos e portugueses. Pois é, o senhor anda enganado, e para branquear Alberto João Jardim até se socorre de um "falso olhar". Não vá por aí. Para branquear a Madeira não há como um ácido sulfúrico para eliminar a "nódoa" daquela ilha.  
Senhor director, já viu o projecto do Niemeyer que vai ser construído em Ponta Delgada? Veja a foto em cima. Não passa de uma repetição de outros projectos espalhados pelo Brasil e Espanha. Este arquitecto, que dizem que é o melhor do mundo, está completamente ultrapassado. É dele uma frase que diz mais ou menos isto: "Um projecto de construção tem de ser uma obra de arte, não deve estar submetido ao conforto de quem o vai habitar". Era o que faltava, ter uma casa bonita por fora e por dentro ser um desastre habitacional.  
Sr. Director do jornal "Verdadeiro Olhar, um dia destes "terás" de mudar o nome do "teu"  jornal. A dizer verdades destas, já foste...

Sem comentários:

Enviar um comentário