domingo, 23 de outubro de 2011

Penafiel e a 2ª Guerra Mundial (12)


A primavera de 1940 chega. A segunda Guerra Mundial está em crescendo, espalhando-se por toda a Europa. 
Em Março chega Berlim o Secretário de Estado dos EUA, com o objectivo de oferecer a mediação do seu país no conflito. Entretanto é assinado em Moscovo o tratado de paz Russo-Filandês com a Finlândia a ceder o istmo de Carélia e a Península Rybadrig, comprometendo-se também ao arrendamento à URSS por trinta anos da península de Hanko e a concessão da passagem livre na região de Petsamo (extremo norte da Finlândia).
Em Penafiel neste mês de Março, no dia 14, o sossego e a pasmaceira são interrompidos por um barulho estranho. O alvoroço repentino que ataca a pacatez citadina é motivado pela passagem de um aeroplano bimotor. Este "pássaro de ferro" sobrevoou Penafiel durante cerca de quarenta minutos, enchendo de medo e de curiosidade as pessoas. Este assunto foi primeira página dos jornais locais de então, não se tendo apurado as razões do aparecimento deste "avião".
No sábado de aleluia, do mesmo ano, um padeiro da Lixa, vendedor ambulante, conduzindo uma carroça, vendeu dezenas de regueifas de pão-de-ló muito mais baratas que as padarias e padeiros de Penafiel, estragando-lhes completamente o negócio pascal. Foi uma Páscoa negra para esta gente.
Enquanto isso, Hitler e Mussoline reuniam-se em Brennero (Alpes orientais). O "Duce" comunica ao seu aliado que a Itália está pronta  para se juntar à luta. Em França cai o gabinete Dalafier e Paul Reynaud forma um governo de Guerra. Já no fim do mês de Março, a França e a Grã-Bretanha comprometem-se a não assinar unilateralmente um tratado de paz com a Alemanha. O Conselho Supremo de Guerra Aliado decide minar as águas costeiras deste país. Marca-se a data: 5 de Abril.


Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário