quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Bracalândia...


O texto que se segue é um resumo de um outro que escrevi e foi publicado por um jornal local em 18/05/07, sobre a Bracalândia.

"Até se falou em revolução. Foi até sustentada a ideia de que em Penafiel, um acontecimento destes só acontece de cem em cem anos. Houve mesmo quem se beliscasse, porque poderia ser um sonho. Mas não é um sonho. É verdade. É mesmo verdade. A Bracalândia vem para Penafiel.
Foram estes os sinais que passaram para as pessoas presentes no Salão Nobre da Câmara no passado dia 8, tanta foi a euforia, tanta foi a satisfação estampada no rosto dos elementos que compunham a mesa de honra, especialmente o do Sr. Presidente da Câmara . Acredito que Alberto Santos tenha razões para tal. Terá de facto motivos de sobra para ostentar o tal sorriso de orelha a orelha. Mas que houve ali algum excesso, parece-me que sim. (...) Este empreendimento pode de facto ser bom para Penafiel. Pode provocar algumas mudanças estruturais na nossa cidade, no nosso concelho, tão necessitado de alargar horizontes. Só que não entro em climas de tanta euforia. (...) Que fique claro, eu não sou contra a instalação da Bracalândia em Penafiel. Porque pode de facto ser geradora de outros investimentos benéficos para o nosso concelho. Mas se se for a fazer comparações, que são inevitáveis nestas situações, valorizo muito mais, por exemplo, a instalação de uma IKEA em Paços de Ferreira ou uma universidade em Paredes, do que este parque temático em Penafiel. (...) Eu quero estar enganado e que o meu pessimismo não faça sentido, mas não me acredito que a Bracalândia venha a dinamizar tanto Penafiel como se diz. (...)".   

2 comentários:

  1. Boa noite sr: Beça Moreira,quero dar-lhe os parabéns pelas suas fotos tiradas aos candeeiros do campo da feira, tem muita beleza.
    Só que não ficam lá muito bem aqueles tubos de cor azul todos torcidos, que mais parecem algo estranho de outro planeta, será desta vez que alguém os vai mandar reparar ou no mínimo os mande retirar(o nosso campo da feira merece mais).... obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Sr. J. Oliveira, estes candeeiros já estão assim há muito tempo, mais de dez anos. Os poderes políticos não andam a pé, para verem algumas coisa menos boas desta cidade. Assim houvesse a vontade de Justino de Fundo, que todos os dias ia dar uma volta pela cidade para ver como iam as "modas"...

    Um abraço
    Beça Moreira

    ResponderEliminar