terça-feira, 18 de outubro de 2011

ESCRITARIA...



Penafiel, 13 out (Lusa) - O material gráfico sobre o Escritaria 2011, dedicado ao escritor Mia Couto, nas ruas de Penafiel, vai refletir as tradições moçambicanas, revelou à Lusa o responsável pelo trabalho.António Castanheira, arquiteto e coordenador desta componente do Escritaria, explicou que houve o cuidado de, em articulação com o ilustrador Rui Martins, preparar um tipo de "contaminação urbana" que tivesse a ver com a origem e com a cultura do escritor homenageado.
A contaminação tem este ano uma certa preocupação de refletir a cultura moçambicana", afirmou à Lusa.


Aqui está uma gritaria elitista, que me parece injustificável nos tempos que correm. Não é este tipo de cultura que os penafidelenses mais apreciam. Isto é pura vaidade. Isto é uma câmara municipal a pensar grande, quando esta se debate com problemas financeiros ainda maiores. Não parece que Alberto Santos e companhia pensem nisso. Eu gosto de Mia Couto, sim senhor, mas se não tiver dinheiro para comprar os seus livros, eu não compro. Não posso, não devo viver acima das minhas possibilidades. Afinal não é isso que Passos Coelho e o PSD têm acusado o PS de fazer durante o seu governo?

Estamos a homenagear grandes escritores a propósito de quê. Porque parece bem? Porque Penafiel é falada na rádio e televisão durante alguns minutos? E depois? O retorno é assim tão substantivo?
Os penafidelenses pura e simplesmente ignoram esta cultura da festa. Porque esta escritaria não é uma festa da cultura. É o seu contrário. Depois, não tenho a impressão, tenho a certeza que, em Penafiel de há uns anos a esta parte se vive nas nuvens. E não me parece que regressem à terra tão cedo...
Isto não é cultura, é formosura...

Sem comentários:

Enviar um comentário