quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cavaco falou e disse...


Não sei se poupando mais faz crescer a economia. Só sei que, se as pessoas não fizerem compras, se não gastarem dinheiro (pelo menos quem o tiver para gastar) o comércio definha, fecha portas  e vai gerar mais desemprego. Não acho que desta forma a economia cresça. Cavaco é economista. Lá saberá do que fala. Ou não saberá. Viu-se quando foi primeiro ministro. 
Por aquilo que ouço falar e vou lendo, o grande problema está na diferença entre o que nós vendemos e o que compramos. Enquanto as nossas exportações não forem superiores à importações a nossa dívida crescerá sempre. Para se exportar mais é necessário produzir, que é o que não se verifica. Depois como é que se pode produzir mais se cada vez há mais desemprego? Há aqui algo que não é vertical, como mostra a foto.
Não há economia que resista, que prospere, se não se trabalhar mais, se não se produzir muito mais. Os empresários (concretamente os novos empresários) têm a obrigação de suprir este problema. Têm de investir naquilo que andamos a comprar lá fora. Se não for assim, não vamos a lado algum. E depois, um certo proteccionismo nunca fez mal a ninguém....

Sem comentários:

Enviar um comentário