sábado, 1 de outubro de 2011

Calçada à portuguesa...


No Mercado do Peixe de Aveiro colocaram um monumento fálico. As vendedoras de peixe não gostaram da ideia e agora a câmara municipal local não tem outro remédio senão retirá-lo dali. Realmente parece que a vereadora da cultura e a autora do trabalho (duas mulheres à volta de um pénis, bravo) não foram muito felizes na escolha do local para mostrar o dito cujo. 
Mas o que me traz aqui, não é esta história artístico-sexual.  Não, eu venho aqui para falar de calçada à portuguesa. Reparem na foto. Em Aveiro até num mercado de peixe tem calçada à portuguesa. E em Penafiel? Em Penafiel nem nos passeios das principais ruas tem essa luminosa pedra. Em Penafiel os engenheiros e doutores fizeram o mesmo que os talibans fizeram às estátuas gigantes dos Budas de Bamian. Explodiram-nas. Se as estátuas dos budas eram património Mundial da Unesco, a nossa calçada à portuguesa era património penafidelense que muito nos orgulhava. 
Este executivo liderado por Alberto Santos disparou sobre a nossa história, numa manifesta atitude de muito mau gosto. Venho com isto à baila , porque agora com a regeneração urbana, o que resta da calçada à portuguesa nos passeios, também vai levar chumbo grosso. 
Meus amigos, em Penafiel estão a ser cometidos crimes contra o património penafidelense. A foto de baixo é disso exemplo...


Sem comentários:

Enviar um comentário