domingo, 23 de outubro de 2011

Penafiel e a 2ª Guerra Mundial (13)

A primeira semana de Abril de 1940, é marcada em Penafiel por uma reunião camarária. O executivo da altura deliberou adquirir 200 bandeiras para a manifestação patriótica a realizar no dia 1 de Junho próximo, aquando das Comemorações Centenárias (tinha a ver com a fundação da nacionalidade). Recebeu um ofício da secção de finanças local a solicitar o preço médio do litro de trigo, da galinha, do frango. Recebeu ainda uma circular sobre a substituição do teclado nacional das máquinas de escrever.
A guerra marca o dia 9 de Abril para o começo da invasão da Dinamarca e Noruega. A Dinamarca é ocupada em quarenta e oito horas. Os desembarques na Noruega têm lugar em Oslo, Bergen, Trondheim e Narvik. Nos mares desta zona da Europa tem lugar um confronto entre contratorpedeiros britânicos e alemães, tendo sido afundados sete contratorpedeiros alemães.
Por cá, Strecht de Vasconcelos, em artigo num jornal local, faz uma alusão à possibilidade de se realizar no Campo da Feira, um certame regional com uma exposição de produtos regionais em recinto fechado, como já se fazia nas cidades do Porto, Viseu, Aveiro e Figueira da Foz. O recoveiro Jorge, participa aos seus clientes, fregueses e amigos a mudança de residência, continuando a receber as suas encomendas. Os legionários penafidelenses são avisados através da imprensa local para comparecerem no quartel militar, a fim de assistirem às aulas de teoria sobre disciplina, uniformes e tomarem conhecimento de armas.
Na Noruega, entretanto, tropas britânicas desembarcam em Andalsnes e os alemães avançam em todas as frentes. A tentativa britânica de alcançar Trondheim fracassa. Os aliados comunicam ao comandante do exército norueguês, general Otto Ruge, que a retirada parece inevitável e Hitler fixa para a primeira semana de Maio a sua ofensiva contra a França.

Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário