sábado, 22 de outubro de 2011

Ainda a Escritaria...

Este senhor é cronista do jornal "O Penafidelense". O Dr. Alfredo de Sousa, normalmente não escreve sobre Penafiel. Escreve coisas, a maioria das vezes  de nulo interesse, normalmente intelectualices que ninguém lê. Depois escreve mal. Este senhor não sabe escrever. Porque um cronista, um colunista  que se preze, não escreve com parágrafos tão longos (longuíssimos) como ele o faz. Este senhor também é dos que sofre da "síndrome dos seis anos". Para ele a actual crise financeira vem só dos anos "socráticos". Este senhor, que já foi anti cavaquista, (virou a casaca, à procura de protagonismo), tem a memória curta ao não se lembrar dos desvarios financeiros de Cavaco Silva. Ele não gosta de José Sócrates, porque este ex-primeiro ministro teve "tomates" para afrontar os profes.  Ele que é reformado como professor, vai ficar sem os subsídios de natal e de férias, graças ao Passos. É muito bem feito. Falo assim porque tenho quase a certeza que este senhor tem votado PSD nos últimos anos. E tem votado bem. Agora vão-lhe ao bolso e se calhar até aplaude.
 Bom, isto para dizer o quê? Para dizer que no seu último artigo deu-lhe para rotular de "detractores" e com "dor de corno", aqueles que não subscreveram a  Escritaria que se realizou em Penafiel, em que foi homenageado o escritor moçambicano Mia Couto. Vejam o tipo de linguagem deste que já foi professor, deste "intelectual", deste apresentador de livros, sendo por muitos considerado o apresentador do regime.
Diz ele que na nossa cidade pululam os que só sabem dizer mal, os que dizem mal de tudo quanto a Câmara Municipal de Penafiel faça.
Nossa cidade? Qual nossa cidade? Ele é transmontano, não é de Penafiel. Quanto ao dixe-que-dixe, aqui em Penafiel não se fala assim, em Vinhais é que se deve falar axim.
Eu gostava de perguntar ao Dr. Alfredo de Sousa que respira cultura por todos os poros, e que já disse que esta Câmara é magnífica, que acha que este executivo camarário tem feito muito pela cultura, porque é que não escreve artigos sobre por exemplo, o desaparecimento do Prémio de Poesia Daniel Faria? Sobre a passagem do Cine-Teatro S. Martinho a Centro Comercial? Porque razão esta câmara que gasta dinheiro em Escritarias e ainda não organizou e editou uma justa homenagem aos escritores de Penafiel, presenteando-os com uma verdadeira  colectânea de autores penafidelenses, vivos ou já falecidos? Já agora diga o que pensa sobre a Regeneração Urbana de Penafiel. 
O Dr. Alfredo de Sousa que exulta com os Urbanos, os Saramagos, as Agustinas e Mias Coutos, sabe quem é por exemplo António Leitão? Rodrigo Leitão, Jorge Nunes Pereira? Não sabe. E não sabe porque o Dr. Alfredo de Sousa está de joelhos perante este poder que governa esta terra há dez anos, que só tem olhos, como ele, para os nomes grandes da literatura, esquecendo, ignorando muita gente que escreve, e bem, em Penafiel. Não me incomodam nada os grandes vultos da literatura portuguesa. Muito pelo contrário, acho mesmo que todo e qualquer português tem orgulho neles, mas se de vez em quando se olhasse um pouco mais para dentro, talvez se visse melhor para fora.
Dr. Alfredo de Sousa, eu enfiei a carapuça quando falou dos que têm dor de corno e dos detractores da Escritaria, como já tinha enfiado quando considerou o bairrismo um sentimento pacóvio, por isso e muitas outras coisas mal educadamente ditas por si, eu sinto um enorme agastamento em relação ao senhor. O senhor é mal educado. Faz-me lembrar essa execrável pessoa, chamada Vasco Graça Moura que é uma vergonha nacional quando abre a boca para falar de política.
Não queria terminar sem dizer que o dinheiro que se gastou com esta "Escritaria", dava por exemplo para editar um livro com os artigos de autoria do penafidelense Reinaldo Beça, que agora anda a escrever no "O Penafidelense" sobre os primórdios de Penafiel. 
Não acha Sr. Dr. Alfredo de Sousa? Eu acho...

Sem comentários:

Enviar um comentário