quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A bruxa e o lápis azul

Há uma bruxa em Penafiel chamada Paula Mota. Faz comentários num blogue de Penafiel e volta e meia solta a língua e lá vai disto. O dito blogue que está sempre a dizer que enaltece Penafiel, mas não é mais que uma espécie de boletim informativo da câmara municipal, do museu, das festas e romarias.  De vez em quando coloca umas fotos de procissões e andores para "enaltecer Penafiel" como o seu autor, o "lápis azul", diz.
Mas a bruxa quando abre aquela bocarra, diz coisas do género:

" A língua de serpente muito conhecida por todos, apareceu com toda a pompa na cerimónia de apresentação da Regeneração Urbana da Cidade de Penafiel. A referida língua de serpente diz que não é saudosista, por isso não cumprimenta ninguém! Mas isso é mentira, pois ninguém o quer cumprimentar, o que é diferente. Ninguém lhe passa bilhete. Na minha modesta opinião nem sei o que lá foi fazer. Diz que defende Penafiel das garras dos mau feitores, como se ele tivesse feito alguma coisa até hoje. Mas por muito que a língua de serpente tente envenenar a requalificação da nossa cidade, quem quer saber do que ele diz? Está gasto ele. Sempre a mesma lenga-lenga".

Um outro comentário que a bruxa fez é do seguinte teor:
"Olá Tiago, o teu blogue está cada vez melhor. Mas hoje apetece-me falar de decadência. O má língua, cujo nome não se pronuncia, está a entrar em decadência, fala sempre do mesmo, regeneração, regeneração, mal do PSD, mal do Cavaco, mais regeneração, outra vez do PSD, outra vez do Cavaco, e mal de tudo o que a câmara faça. Sempre mais do mesmo, vira o disco e toca o mesmo, ah e depois associa o nome de Penafiel, a guerras a Hitlers e mais guerras e guerras. Enfim, não me admira que na cidade ninguém tenha pachorra para o aturar. Enfim mas o Riquezas e Tradições de Penafiel é o nosso orgulho".

É assim que a bruxa fala quando se refere ao autor deste blogue"do alto do Sameiro"...
É este o nível de comentários dos visitantes que o tal blogue tem. Por sua vez o "lápis azul" agradece e  comenta desta maneira:
"Olá Paula, o teu comentário só foi aceite porque não referes nomes de ninguém em concreto, porque é forte. Mas sobre o que dizes, se for a pessoa que penso que te referes, não sei se é verdade ou se é mentira, pois já há vários meses que não visito o site dessa pessoa, por isso não posso dizer nada mais. Quando não gosto de um sítio, como se diz não ponho lá os pés. 
Mas obrigado pelos comentários e visitas Paula".

Isto acontece num blogue que tem "milhões" de visitas. Na realidade este blogue não levanta uma palheira em favor desta cidade. Podem destruí-la que está tudo bem, desde que essa destruição venha dos gabinetes da mobilidade ou de quem quer que seja que mande nesta terra. É um  blogue social democrata por isso não pode criticar os amigos de partido. Este blogue é um floop. É uma treta. Um blogue deve ser mais que isso. Se tanto gosta de enaltecer esta terra tem de abrir mais os olhos e ter algum espírito crítico. Tem de ver mais longe e isso não acontece. Há dias o autor do dito blogue (lápis azul) deu uma entrevista à "TV Valsousa" e o que foi lá dito foi apenas zero. Um rotundo zero. Procurem ver notem a profundidade e a qualidade da entrevista.
Ainda quanto à Paula Mota, na verdade não sei se ela existe. Nunca a vi. Não a conheço. Eu até nem acredito em bruxas, mas que as há, há...

2 comentários:

  1. Olá Fernando
    Desta vez vou-te fintar. Não quero falar de bruxas,nem da dita cidade histórica que pelos vistos quer ser moderna. Depois destas obras todas, os cabeças de alho Chôxo que para aí andam, será que vão continuar a chamar-lhe de histórica?
    Olha, mas o que queria eram as fotos do Largo da Ajuda com chuva. Pode ser? Obrigado
    Um abraço
    Fernando Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Amigo Fernando Oliveira, podes tirar as fotos que quiseres. Nem precisas de pedir autorização...

    Sempre ao dispor

    Um abraço
    Beça Moreira

    ResponderEliminar