terça-feira, 25 de outubro de 2011

PENAFIEL vai ser uma pena...




Não sou saudosista. Não passo a minha vida a olhar para trás. Gosto de muita coisa de antigamente e gosto de muitas mais de hoje. Mas duas coisas do passado eu não desisto de falar: na arborização da cidade e na calçada à portuguesa nos passeios. Imaginem os meus leitores (executivo camarário incluído) uns passeios não tão estreitos como estes que se vêem na segunda foto, nem tão largos como estão hoje: Depois "forrados" a basalto com desenhos artísticos como existe em tanto lado neste país (ver fotos à esquerda nesta página). Uma divisória central mais larga com um friso de árvores como se vê na terceira foto e todos nós teríamos um cidade airosa, vistosa,  lindíssima. É preciso que se saiba que uma das dez avenidas mais bonitas do mundo é a Avenida da Liberdade em Lisboa, por vários motivos. E de entre eles estão a calçada à portuguesa e a mancha verde que ela ostenta. 
Em Penafiel andam obcecados com o granito. O argumento de sermos uma terra de granito não chega. Aceito que em alguns locais (não sei onde) se coloque uns blocos dessa coisa cinzenta que dizem que é amarela, mas nas principais ruas e avenidas desta cidade , nunca na vida aceitarei. Como diz o meu amigo Fernando Oliveira, a propósito das árvores que existiam no largo da Ajuda, que foram substituídas por pedras, tornando o dito largo que era um dos nossos ex-líbris (e ainda é) da zona histórica da cidade, numa cinzentice que mete dó.  Fracos, muito fracos têm sido estes governos locais que deram e estão a dar cabo desta cidade. Já falei disto tantas vezes, que posso tornar-me maçudo. Mas pior que ser maçudo é ficarmos com uma cidade que depois de retirarem o resto da calçada na avenida Egas Moniz, e em frente da Igreja da Misericórdia, destruírem o passeio junto ao edifício da Câmara Municipal, é caso para esta terra mudar de nome. Em vez de ser Penafiel, passa a ser só pena. Porque é isso que  ela vai meter, é PENA!!!!!!
Eu considero isto que se vai fazer ,um crime de lesa património penafidelense. E o maior problema que aqui se levanta, é que se vão praticar estes atentados e depois vão ficar assim. Quem vai mexer no que está feito? Acho que posteriormente ninguém vai ter a "ousadia" de alterar este filme de terror.
Sr. Dr. Alberto Santos, daqui faço-lhe um apelo: não faça o que pretende fazer. Ainda vai a tempo de reconsiderar. Não destrua a nossa cidade. O senhor foi eleito presidente da câmara com maiorias absolutas (não dos penafidelenses, mas dos votantes) mas não tem legitimidade para fazer o que muito bem lhe apetece. Pare, escute e olhe, para bem de uma cidade que parece não ser a sua...
Amigos visitantes (num mês este blogue foi visitado por mais de três mil vezes), comentem, digam de  vossa  justiça, digam o que pensam, para fazer ver aos poderes políticos que o futuro desta zona histórica da cidade, vai passar à história...
Um dia destes ainda vai ser preciso criar uma Associação de Defesa do Património da Cidade de Penafiel...

Sem comentários:

Enviar um comentário