terça-feira, 24 de abril de 2012

O 25 DE ABRIL JÁ FOI...


E se calhar têm toda a razão para não comemorarem esta data que podia ser uma festa popular. Já há muitos anos que não há razões para se festejar o 25 de Abril. Os políticos, concretamente aqueles que não colocam o cravo vermelho na lapela, deram cabo deste país, que há 38 anos apontava para outros objectivos que não estes a que estamos a assistir. Assim não vale. Assim não presta. O 25 de Abril foi feito para outras metas. As cerimónias que se realizam um pouco por este país são apenas mais um desfile de colarinhos brancos, belos fatos, lindas gravatas e discursos de boca cheia.
Em Penafiel, há alguns anos, o presidente da Assembleia Municipal, Lobo Xavier tentou acabar com as cerimónias comemorativas da revolução dos cravos. Achava ele que esta data só se devia comemorar de cinco em cinco anos, em datas cujo número fosse redondo, por exemplo: 30, 35,40,45 e por aí fora. Era uma tentativa de dar um tiro e matar de vez as sessões solenes na Câmara Municipal, era o que era.
Vistas bem as coisas, Lobo Xavier sabia de que falava. Se calhar tinha razão. Os penafidelenses mais atentos, sabem que esta cerimónia é uma "seca" para os que odeiam o cravo vermelho. Não nos podemos esquecer das muitas ausências destas cerimónias do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Alberto Santos. Faltou porquê? Simplesmente porque esta data não lhe diz nada. A ele e a uns tantos outros relutantes em colocar uma simples flor no lado esquerdo do peito. Mandem fazer os fatos com o bolso de peito no lado direito. Pode ser que assim adiram ao 25 de Abril.
Por mim estou solidário com Otelo, Vasco Lourenço, Mário Soares, Manuel Alegre e muitos outros, que acham que o 25 de Abril já foi.
Queria terminar dizendo, que uma vez disse a um militante do Partido Comunista que o 25 de Abril veio só para engordar os políticos. Zangou-se e perdi um amigo...


Recorte do DN

Sem comentários:

Enviar um comentário