domingo, 22 de abril de 2012

OBRAS DE DESTRUIÇÃO MACIÇA...

O texto que se segue foi publicado na última edição (Abril) do jornal "Repórter do Marão". Contém algumas "cenas" já abordadas por mim neste blogue e noutras alturas, no que diz respeito à regeneração urbana de Penafiel. 


Regeneração quer dizer regenerar. Regenerar quer dizer reabilitar, reorganizar, restaurar, melhorar. Levado à letra é assim. Na prática nem assim nem assado. Pelo menos em Penafiel, o acto de regenerar, configura-se num acto de mudar. E mudar é diferente de restaurar, de melhorar, de recuperar.
Penafiel assiste hoje não a uma regeneração, mas a uma revolução da sua imagem. Desde o início que digo que esta regeneração tem pontos positivos e negativos. Mas os pontos negativos são bem maiores que os positivos. E não é com  pontos negativos que se ganham campeonatos.
Penafiel necessitava de facto de uma regeneração. Mas não esta que está a decorrer. Penafiel precisava de melhorar a sua mobilidade fazendo da sua cidade uma cidade para todos, uma cidade mais inclusiva. Necessitava de justificar umas quantas bandeiras que foi recebendo adiantadamente.  Penafiel precisava de recuperar a sua zona histórica que se está a degradar a cada dia que passa.  Penafiel necessitava de algumas correcções e não de algumas surrealistas invenções. A construção de pontes, estações, quiosques, postos de turismo, constrangimentos das ruas,  são  páginas de vaidade que Penafiel não necessitava de ver acrescentadas no seu livro de história.  Mas o maior crime que está a ser perpetrado na cidade é a substituição da calçada portuguesa por blocos de cinzento granito nos passeios. Isto são obras de destruição maciça, engendradas num laboratório de ideias, que Penafiel se tornou. Parece que Penafiel está a servir de cobaia, por mãos que não sabem e não têm a mínima ideia do que é ser cidadão de Penafiel. Não é este o rosto da nossa gente. 
Ninguém tem o direito de estragar o que está bem feito. Penafiel está a ser bombardeada por bombas de granito. E os estragos estão à vista.  Há quem se esfarrape todo justificando que assim estamos a dar emprego a muita gente e a contribuir para a manutenção de algumas empresas da indústria de extracção. Argumento que só convence os distraídos com bola e telenovelas. Porque nessa ordem de ideias, se é para manter postos de trabalho ou tirar pessoas do desemprego, porque razão não constroem um Cine Teatro de Penafiel?  Porque não constroem um bom Lar de Idosos, já que para entrar para o lar da Santa casa de Misericórdia era preciso ser rico. (eu disse, era, porque com a nova direcção quero acreditar que algo esteja mudar). Porque não constroem um novo cemitério, já que o actual está a rebentar pelas costuras? Porque não constroem uma galeria de arte, já que as exposições temporárias que têm acontecido em Penafiel, são feitas em locais impróprios. Porque não recuperam o casario envelhecido que, ao mais pequeno sopro pode vir tudo abaixo? As Ruas Direita e do Carmo, por exemplo, depois das obras concluídas, vão assemelhar-se a corredores lindamente alcatifados, mas com  as paredes a deixar entrar o sol pelas friestas.
Argumentos falaciosos, são o que são.
Como são falaciosos os argumentos de que os oito milhões de euros que vieram dos fundos comunitários,  só devem ser usados nas obras que se estão a fazer. Ora muito obrigados pela informação. Toda a gente sabe que é assim. Então se a Câmara se candidatou aos fundos para determinado fim e o fim é este que está à vista, para onde queriam que o dinheiro fosse?
Para fazer uma regeneração urbana digna desse nome não era necessário recorrer a tantos milhões europeus.  É que os oito milhões que estão a voar  nesta história também vêm dos bolsos dos contribuintes. De onde é que pensam que o “graveto” vem?
É muito dinheiro muito mal gasto. Sabendo nós, portugueses e europeus que há milhões de cidadãos que não têm propriamente o rendimento de um tal Mexia.
Penafiel merecia melhor sorte.... 
Para terminar, tiro o meu chapéu, ao edifício que foi construído no local do antigo cinema. Ficou igual ao antigo Cine-Teatro S. Martinho. Respeitaram a traça anterior. Está bonito. É pena não incluir uma sala de espectáculos, de que Penafiel carece há vinte e cinco anos.
Sabem porque razão este edifício ficou espectacular? Porque não tem o dedo do executivo camarário penafidelense. Basta olhar para o antigo Magistério...

P.S. Os passeios que a foto dos anos cinquenta do Antony documenta, são incomparavelmente mais bonitos e muito mais equilibrados em termos de largura, que os actuais, que são apenas miseráveis. E são feitos de simples e barato cimento... 
Já agora uma outra curiosidade: a pessoa do lado direito é o meu amigo e poeta Afonso Leal. Não parece, mas é...

Sem comentários:

Enviar um comentário